O adestramento de cachorro, além de ajudar a melhorar o comportamento canino e estimular sua cognição, é uma ótima maneira de se divertir com o seu pet. Existem muitos truques para ensinar ao cachorro e, com certeza, fingir de morto e rolar são alguns dos mais famosos. Muitos tutores acham que saber como ensinar truques para cachorro desse tipo é uma tarefa complicada. Realmente, os processos de como adestrar um cachorro a fingir de morto e a rolar são um pouco mais avançados do que ensinar a sentar, dar a pata e deitar. Mas não tem mistério! Com paciência, confiança e persistência você aprende como adestrar cachorro a obedecer esses comandos de maneira fácil e tranquila. Confira a seguir um passo a passo para ensinar cachorro a fingir de morto e a rolar!

Passo 1: Escolha um local confortável e um momento tranquilo para que o adestramento de cachorro seja feito


Antes de adestrar cachorro, deixe o animal à vontade e tranquilo em um ambiente que ele goste
Antes de adestrar cachorro, deixe o animal à vontade e tranquilo em um ambiente que ele goste

Para que o processo de como ensinar o cachorro a fingir de morto e a rolar funcione corretamente, é importante que todo o ambiente seja favorável. Para começar o treinamento, o ideal é escolher um local confortável e onde o pet já se sinta à vontade, como um cantinho que ele gosta dentro de casa. Ensinar truques para cachorro requer paciência tanto do tutor quanto do cão. Por isso, se o pet estiver muito eufórico, espere até ele se acalmar. Adestrar cachorro muito agitado pode não trazer o resultado esperado. O animal precisa estar tranquilo e relaxado. Além disso, não fique muito tempo treinando. O adestramento de cachorro precisa ser feito em sessões mais curtinhas, pois ficar horas praticando só vai deixar o pet entediado e ele não vai responder tão bem. Vale mais a pena adestrar cachorro em curtos períodos de tempo com uma quantidade maior de repetições. 

Passo 2: Para adestrar cachorro, deixe separado o petisco e o clicker

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

 


O clicker e os petiscos serão seus aliados no processo de como adestrar um cachorro
O clicker e os petiscos serão seus aliados no processo de como adestrar um cachorro

O clicker e o petisco têm papéis fundamentais no adestramento de cachorro, pois eles fazem com que o adestramento seja algo positivo ao pet. Caso não tenha o clicker, não tem problema. O petisco sozinho já é uma forma de como ensinar truques para cachorro, mas o clicker dá aquela ajuda extra e pode facilitar ainda mais. Trata-se de um pequeno controle que, ao ser apertado, emite um som que ajuda o pet a compreender que atitudes são recompensadas e quais não devem ser feitas. Aperte sempre que o pet se dispersar ou concluir um movimento correto. 

Passo 3: Aprenda como adestrar um cachorro a deitar antes de ensiná-lo a fingir de morto e rolar

 


Os truques para cachorro rolar e fingir de morto devem ser feitos com o cachorro deitado de barriga para baixo
Os truques para cachorro rolar e fingir de morto devem ser feitos com o cachorro deitado de barriga para baixo

Antes do treinamento de como ensinar o cachorro a fingir de morto é importante que o pet já saiba o comando de deitar. O cachorro fingindo de morto vai partir de uma posição deitada e, por isso, se seu pet já souber esse truque tudo vai ficar mais fácil. Mas, caso ele não saiba, não se preocupe! O processo de como adestrar cachorro a deitar é simples. Faça o pet sentar levantando a mão com um petisco acima de sua cabeça. Depois, abaixe a mão com o petisco até o chão para que o cãozinho siga seu movimento. Faça algumas vezes e, depois de algumas repetições, adicione o comando "deita" sempre que chegar com o petisco no nível do chão. Repita o processo algumas vezes recompensando ao acertar. O objetivo é deixar o cachorro deitado com a barriga para baixo - que é a posição inicial dos truques para cachorro fingindo de morto e rolando. 

Passo 4: Para chegar ao cachorro fingindo de morto, passe o petisco em torno do pescoço do pet deitado

 


O cachorro fingindo de morto vai ficar paradinho após ouvir o comando
O cachorro fingindo de morto vai ficar paradinho após ouvir o comando

Já sabendo os truques para cachorro de sentar e deitar, o próximo passo é aprender como ensinar o cachorro a fingir de morto. Com o pet deitado de barriga para baixo, você deve segurar um petisco em sua mão e fazer movimentos em círculo em torno da cabeça do animal, como se estivesse colocando um colar em seu pescoço. Ao fazer esse movimento, o pet será obrigado a virar a cabeça ao mesmo tempo para seguir sua mão e o petisco. Com isso, todo o seu corpinho vai virar junto até chegar na posição de cachorro fingindo de morto. O processo de como adestrar um cachorro não é alcançado de primeira. Nas primeiras vezes, o animal vai tentar levantar, mas sempre que ele fizer isso, tire a mão, faça-o deitar e comece novamente. Não deixe que ele se levante pois isso vai atrapalhar o resultado. 

Com a repetição, o pet vai se ajeitando aos poucos e respondendo melhor ao adestramento de cachorro, até que se torne algo natural para ele. Nas primeiras tentativas de adestrar cachorro a fingir de morto, não use o comando de voz. Passe a falar "morto" quando o pet já tiver conseguido realizar o movimento corretamente algumas vezes, para que ele associe o movimento - já conhecido por ele - ao comando. 

Passo 5: Já para o processo de como adestrar cachorro a rolar, segure o petisco e faça movimentos para o lado por cima da cabeça do cão

 


Depois de adestrar cachorro a rolar, o pet vai sair girando por aí sempre que ouvir seu comando
Depois de adestrar cachorro a rolar, o pet vai sair girando por aí sempre que ouvir seu comando

Agora que você já sabe como adestrar cachorro a fingir de morto, é hora de ensiná-lo a rolar. O cão também deve partir da posição deitada mas, ao invés de rolar o petisco em movimentos de círculo ao redor do pescoço do cão, você fará apenas um movimento para o lado em cima da cabeça do pet. Como você vai estar segurando o petisco, o animal vai seguir o movimento das suas mãos e, assim, virará seu corpinho para o lado. Dessa forma, você apenas vai precisar guiar o animal a seguir sua mão com o petisco e, consequentemente, o pet vai rolar. 

Assim como em todos os truques para cachorro, o pet pode demorar a entender um pouco e começar a levantar para buscar o petisco em vez de seguir seu movimento. Mas mantenha-se firme e só ofereça a comida quando ele acertar. Sempre que o cão tentar levantar, interrompa e inicie tudo novamente. 

Passo 6: Nos dois truques para cachorro, recompense o pet ao acertar  

 


Não deixe de dar um petisco ao final do adestramento de cachorro para que o pet veja o treino como algo positivo
Não deixe de dar um petisco ao final do adestramento de cachorro para que o pet veja o treino como algo positivo

A melhor maneira de como adestrar um cachorro é por meio do reforço positivo. O que isso significa? Sempre que o cão conseguir concluir um truque corretamente, ofereça petisco, carinho e palavras de apoio ao animal. Assim, ele vai se sentir estimulado a fazer os truques para cachorro mais vezes e aprenderá de forma saudável e divertida. 

Redação: Maria Luísa Pimenta