Cuidados

Como cuidar de gatos assustados: veja como acalmar o seu bichano!

Um gato medroso pode acabar tendo problemas mais sérios no futuro, como a ansiedade. Para evitar isso, confira dicas para acalmar o felino!
Um gato medroso pode acabar tendo problemas mais sérios no futuro, como a ansiedade. Para evitar isso, confira dicas para acalmar o felino!

Você sabe como cuidar de gatos medrosos? Ainda que sejam mais independentes que os cachorros, os felinos também precisam de uma atenção extra do dono em determinadas situações - e está é, certamente, uma delas. Um gato com medo e nervoso pode desenvolver problemas como estresse e ansiedade, além de ter mais tendência de fugir - uma mudança de casa, por exemplo, é um prato cheio para isso. Por isso, para evitar complicações e garantir uma rotina tranquila para o seu pet, preparamos uma matéria especial para você descobrir se o seu bichinho tem esse tipo de comportamento e qual a melhor maneira de acalmá-lo nessas horas. Vem conferir!

Gato medroso: observar o felino e tentar descobrir a origem do problema é o primeiro passo

Para descobrir se o seu gato é medroso, é muito importante ficar de olho em seu comportamento ao longo do dia a dia. Se o felino tem tendência a ficar arisco em qualquer situação e se esconde com qualquer mínimo estresse que surja no ambiente, ele provavelmente faz parte desse grupo - e você precisa seguir algumas dicas para aliviar a tensão e garantir a segurança necessária para aliviar o medo.

Ao notar os sinais de um gato assustado, é importante fazer uma retrospectiva da história do animal para tentar identificar algum ponto que tenha causado a tensão - como abandono, maus-tratos ou trauma vivido em alguma situação específica. Se não suspeitar de nada que possa justificar o comportamento arredio, também vale levá-lo ao veterinário para ter certeza de que não há nenhum problema de saúde causando o incômodo. Se você acabou de adotar um felino, é importante desde cedo saber exatamente como cuidar de gatos filhotes para evitar que ele desenvolva o problema.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como cuidar de gatos: os donos Raphael e Carolina usam táticas específicas com seus felinos assustados

    Quem tem um gato com essas características deve ser um dono ainda mais presente para que o pet se sinta confortável e não desenvolva problemas emocionais mais sérios por causa do estresse. Como cada gatinho se comporta de um jeito, a melhor opção pode variar em diferentes casos.

    Raphael Sousa, dono da Mel, procura estabelecer uma relação de confiança para que a gatinha se acalme. O músico conta que, desde novinha, ela se assusta muito com barulhos e pessoas estranhas, correndo para se entocar sempre que uma das duas situações acontece: “Ela já ficou embaixo da cama e até da caixa d’água. Quando isso rola, não tem muito o que fazer a não ser conquistar a confiança dela”. Para conseguir isso, ele conta que costuma colocar comida - como petiscos - por perto e tentar uma aproximação para que a gata se tranquilize novamente. “É meio assim: olhando no olho, fazendo carinho e dando uma comida diferente, que eu sei que ela gosta. Vida de gato é muito fácil, não é? Quero vir gato em uma outra vida”, brinca.

    Já a nutricionista Carolina Soares, dona da siamesa Florence e da vira-lata Minerva - , diz que precisa se distanciar e respeitar o espaço para acalmar as duas. Bem assustadas, elas costumam sair correndo em qualquer situação que saia da rotina, e a primeira chega ao ponto de ter medo do spray do desodorante. Mas, diferentemente do que acontece com a gatinha de Raphael, a aproximação não funciona nesse caso: “Elas se isolam. Se eu pegar, ficam mais assustadas ainda e se escondem. Preciso deixá-las sozinhas por um tempo”, explica.

    Gato medroso: como acalmar com outras dicas

    Além de criar uma relação de confiança ou dar o espaço que o gato precisa, você também pode recorrer a outras medidas para acalmar o seu bichinho quando ele estiver assustado - levando o comportamento e o histórico dele sempre em conta, não se esqueça.

    Uma boa alternativa para situações de estresse é perguntar ao veterinário sobre a possibilidade do uso de algum floral - remédio natural com efeito calmante para controlar a ansiedade. Outra dica é criar um ambiente interessante para o gato não se sentir ocioso e estressado, com brinquedos espalhados pela casa, prateleiras e escadinhas nas paredes para que o instinto aventureiro seja explorado. Com alguns, a música clássica em volume baixo também pode ser uma ótima aliada - então, vale o teste para ver como o seu felino reage.

    Redação: Nívia Passos

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!

    Próxima matéria

    Audição do gato, anatomia, cuidados e saúde: saiba tudo sobre os ouvidos e orelhas dos felinos!

    Gato cego: 7 cuidados essenciais para garantir a segurança e bem-estar do bichano em casa
    Cuidados

    Gato cego: 7 cuidados essenciais para garantir a segurança e bem-estar do bichano em casa

    Adotar um gatinho requer algumas adaptações em casa para criar um ambiente seguro e confortável para o animal, onde ele possa expressar seus comportamentos naturais e descansar sempre que quiser. Agora quando o bichano precisa de cuidados especiais, como é o caso do gato cego, a situação se torna mais delicada ainda. Será que é preciso tomar precauções extras para mantê-lo em segurança? Como ajudar o gatinho a viver melhor? Como proporcionar a ele um ambiente mais adaptado? Para te ajudar a deixar sua casa pronta para receber o seu novo amigo da melhor forma e em um ambiente seguro, confira 7 dicas e cuidados indispensáveis para lidar com um gato cego.

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o
    Raças

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o "gato salsicha"

    Gato anão e gato salsicha são algumas denominações usadas para se referir ao Munchkin, um adorável felino com as pernas curtinhas e coluna alongada. A raça de gato não é uma das mais populares do Brasil, mas com certeza chama a atenção pela sua forma física “diferenciada”. Muito doce e cheio de energia, o Munchkin é uma mistura de fofura, inteligência e companheirismo.

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Ver Todas >

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia para gatos aberta ou fechada? Qual modelo é melhor?

    Os felinos são extremamente higiênicos e prezam muito pela limpeza. É por isso que um dos itens mais essenciais na rotina deles é a caixa de areia para gatos. Por instinto, esses animais recorrem a ela para fazer suas necessidades e, inclusive, desenvolvem o hábito de enterrar as próprias fezes. Mas na hora de escolher a melhor caixa de areia para gatos, o tutor pode ficar confuso com tantas opções. 

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida
    Cuidados dos animais

    Filhote de cachorro chorando: 5 motivos que explicam o choro nas primeiras semanas de vida

    Quem é mãe ou pai de pet sabe bem: não há nada mais doloroso do que o som de filhote de cachorro chorando. A vontade é de pegar o bichinho no colo e frisar diversas vezes que você nunca vai deixar nada de mal acontecer a ele. Mas essa é uma situação que pode acabar se tornando repetitiva nas primeiras semanas de vida de um cãozinho, principalmente se ele for acolhido em um novo lar. Então, a preocupação se torna inevitável: qual será o motivo por trás dos filhotes de cachorro chorando? 

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?

    O xixi de cachorro costuma ser uma dor de cabeça para todos os tutores de primeira viagem. É importante ensinar o cachorro como fazer suas necessidades no lugar certo desde cedo. Alguns cães podem ser treinados para fazer xixi e cocô somente na rua (para isso, você vai precisar passear com ele todos os dias, no mínimo duas vezes), mas o recomendado é que o animal também consiga fazer as necessidades em casa. Afinal, uma chuva forte ou um imprevisto pode acabar mudando a rotina de passeios. 

    Como viajar com cachorro de avião? Saiba tudo sobre as regras, documentação e cuidados!
    Cuidados dos animais

    Como viajar com cachorro de avião? Saiba tudo sobre as regras, documentação e cuidados!

    Muitas dúvidas podem surgir quando o assunto é viajar com cachorro de avião. Afinal, é uma situação que requer uma série de cuidados e não é tão simples quanto viajar de carro ou de ônibus com o seu bichinho de estimação. Por isso, é algo que requer certo planejamento - inclusive financeiro - para lidar com a taxa de embarque, documentação necessária e até mesmo preparar seu cãozinho psicologicamente para esse tipo de viagem. Como ele vai passar algumas horas dentro da caixa transportadora, é importante que ele esteja acostumado com o acessório.

    Ver Todas >