Assim como acontece com os humanos, o cachorro com alergia na pele também é algo possível. Com um comportamento curioso por natureza, os cães podem acabar desenvolvendo alergia ao entrarem em contato com substâncias alérgenas do ambiente. Existem uma série de coisas que podem deixar o cachorro com alergia na pele. Alguns incômodos são temporários, mas quando o coça-coça é muito intenso é importante investigar e saber como cuidar. Por isso, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre a alergia em cães. Dá só uma olhada!

Alergia em cachorro: o que é a reação alérgica?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A alergia em cães é a reação do organismo do animal a alguma substância. Apesar de ser um mecanismo de defesa, é um processo exagerado e um pouco descontrolado. O organismo faz de tudo para expulsar aquilo que o incomoda e algumas complicações podem vir a ocorrer, sendo que a coceira costuma ser o principal sinal de alerta. As reações alérgicas variam de cão para cão, de forma que algumas substâncias podem deixar um cachorro com alergia na pele, mas outro não.

Cada tipo de alergia pode ter sintomas variados, sendo importante saber como cuidar do doguinho nessas situações. A alergia em cachorro, quando não tratada corretamente pode levar até o pet a óbito. Por isso, dependendo da gravidade dos sintomas, é importante procurar o veterinário o mais rápido possível. O atendimento imediato irá aumentar as chances de recuperação do animal, sem consequências graves. Os sinais mais comuns de um cachorro com alergia na pele são:

  • coceira intensa
  • inchaço
  • remelas nos olhos
  • tosse
  • queda de pelos

Por isso, se você anda se perguntando por que o cachorro lambe a pata constantemente, saiba que ele pode estar sofrendo com algum tipo de alergia.


A alergia em cachorro pode evoluir para algo mais grave quando não é devidamente tratada
A alergia em cachorro pode evoluir para algo mais grave quando não é devidamente tratada

Quais as principais causas da alergia em cães?

Existem muitos fatores que podem desencadear um quadro de alergia em cachorro. Além das causas ambientais, alguns itens comuns no dia a dia dos humanos também podem provocar alergia em cães. Por isso, é importante que os tutores fiquem atentos. As causas mais comuns do problema costumam ser:

  • produtos de limpeza;
  • plantas e flores;
  • poeira;
  • ácaros;
  • alimentos;
  • insetos.

Nesse sentido, é importante tomar algumas precauções a fim de evitar esse perigo. Na hora de passear com o cachorro em trilhas ou qualquer outro lugar ao ar livre é sempre bom tomar alguns cuidados com os insetos, fazendo sempre o uso do repelente para cachorro. Antes de levar qualquer planta para fazer a decoração da casa, é válido conferir se elas podem causar algum mal ao seu cãozinho. Outra medida para evitar a alergia em cães é deixar o peludo em outro cômodo na hora da faxina na casa. Os produtos de limpeza são uma das principais causas das reações alérgicas nos animais domésticos.

Qual a melhor forma de tratamento para o cachorro com alergia na pele?

Ao ser levado ao médico veterinário, o profissional irá avaliar a situação do seu amiguinho para descobrir qual a causa da alergia em cachorro. Geralmente, o tratamento para o problema envolve a administração de antialérgicos injetáveis. Apesar da medicação agir rapidamente, o tratamento também pode envolver outros processos dependendo do caso do animal.

Vale ressaltar que existem muitos riscos envolvendo o uso de remédios para humanos para um cachorro com alergia. É importante que o antialérgico para cachorro seja receitado por um especialista, para ser administrado com a dosagem correta. O uso da medicação humana pode levar os cães a intoxicação, agravando ainda mais a situação do pet.

Redação: Hyago Bandeira