A unhas do cachorro fazem parte da anatomia das patinhas e, além de ajudarem na sustentação do animal ao se movimentar, funcionam como um mecanismo de defesa. Mas assim como as unhas dos humanos, os cães também precisam de cuidados específicos nessa região, já que as unhas crescem rápido. A unha de cachorro inflamada ou encravada pode causar muito incômodo e dor, necessitando até mesmo de algum procedimento mais complexo dependendo da gravidade da inflamação. Separamos abaixo algumas dicas de como prevenir o problema e também como cuidar da unha de cachorro inflamada. 

Unha inflamada: cachorro que passeia com frequência corre menos risco

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não é novidade que passear com o cachorro é algo essencial para o bem-estar, saúde e qualidade de vida do animal. Mas você sabia que uma rotina de passeios diminui as chances de inflamação na unha do cachorro? Isso acontece porque durante os passeios em ambientes externos, eles acabam naturalmente aparando as unhas no impacto da patinha com o chão. Inclusive, cães que passeiam todos os dias não precisam cortar as unhas com tanta frequência. Já o cachorro que tem pouco contato com o ambiente externo precisa ter as unhas aparadas regularmente para evitar esse tipo de problema. Lembre-se que o cuidado com as unhas deve fazer parte da rotina do bichinho.


Passear frequentemente pode evitar a inflamação na unha do cachorro
Passear frequentemente pode evitar a inflamação na unha do cachorro

Unha de cachorro inflamada: o que fazer?

Uma leve inflamação na unha do cachorro pode ser controlada em casa mesmo, mas dependendo do nível do machucado pode ser necessário levar o pet no veterinário. O tutor vai perceber que tem algo errado quando o cachorro começar a mancar ou lamber o local na tentativa de aliviar o incômodo. A primeira coisa a se fazer é limpar o local. Em seguida, será preciso cortar a unha que está inflamada, mas tenha muito cuidado: o processo deve ser feito com calma e com um cortador ideal para cães. Vá cortando aos poucos e fique atento para não cortar o "sabugo" da unha. Após cortar a unha inflamada de cachorro em casa, é provável que a região sangre um pouco. Limpe bem a pata do animal com um pano úmido e sabonete antisséptico indicado para pets ou soro fisiológico. Repita a limpeza duas vezes ao dia até a cicatrização completa.

Caso perceba que a unha está muito machucada ou com difícil acesso para o corte, pare e busque ajuda de um veterinário. O mesmo vale se o pet estiver indicando muita dor. O profissional saberá exatamente como agir. Para que o cachorro não lamba ou morda a parte machucada, o uso do colar elizabetano pode ser necessário.

Unhas de cachorro machucada: fungos e bactérias podem ser a causa

A inflamação na unha do cachorro por si só já é uma situação que requer atenção, mas esse problema pode causar outros transtornos se não receber os cuidados devidos. Infecções bacterianas e fúngicas podem ter relação com a inflamação ou até mesmo surgirem por causa de uma unha inflamada. Além disso, não tratar corretamente a unha machucada pode dificultar a movimentação, fazendo o cachorro mancar

A dica é sempre olhar a pata do cachorro em busca de qualquer anormalidade, seja na hora do banho ou na hora de limpar a região depois do passeio. Feridas, parasitas e outros problemas podem ser identificados nessa "inspeção". 

Redação: Hyago Bandeira