Cachorro

Como acabar com pulgas de cachorro no ambiente? Veja 10 soluções caseiras!

Publicado - 22 Novembro 2023 - 17h06

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você sabe como acabar com pulgas de cachorro? Se o seu pet é sociável e tem o hábito de interagir bastante com outros cãezinhos quando sai na rua, é necessário ter um cuidado redobrado com a higiene canina. Como todos os tutores sabem, a pulga em cachorro é um problema comum e que se propaga com facilidade em ambientes assim. O problema é que depois que um cãozinho sofre com a infestação, cabe ao tutor encontrar a melhor maneira de como eliminar pulgas de cachorro e do ambiente em que o animal vive.

Que tal aprender como acabar com pulgas no ambiente? Remédio caseiro pode funcionar muito bem! Para te ajudar nessa tarefa, o Patas da Casa reuniu algumas dicas que são ideais para acabar com a pulga em cachorro. Dá só uma olhada!

O que é bom para matar pulga em ambiente?

Para se livrar dos parasitas, é bom saber como acabar com pulgas no cachorro e também no ambiente. Ou seja, eliminar as monstrinhas do corpo do animal e, simultaneamente, do lugar onde ele vive. Portanto, além de uma limpeza minuciosa, é super válido apostar em um remédio caseiro para acabar com pulgas no ambiente.

Imagem Quiz:Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Você sabe como limpar o ambiente que seu pet vive?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Como eliminar pulgas do ambiente nem sempre é fácil, o ideal é fazer uma limpeza regular dos espaços onde o animal fica e apostar em estratégias que matem ou mantenham os parasitas afastados.

As principais dicas de receitas são:

  1. Bicarbonato de sódio
  2. Sal
  3. Vinagre de maçã e limão
  4. Limão puro
  5. Vinagre de maçã, sal e bicarbonato de sódio
  6. Azeite de oliva e óleo de lavanda
  7. Alecrim
  8. Lavanda
  9. Absinto
  10. Aparas de cedro

Há quem pense também que a água sanitária acaba com pulgas, mas o uso desse tipo de produto não costuma ser recomendado, pois pode causar quadros de alergia em cachorro. Como a ideia é limpar os espaços em que o pet passa mais tempo, o ideal é investir apenas em um tipo de remédio para pulga de cachorro caseiro que seja seguro para os animais.

1) Como acabar com pulgas de cachorro: remédio caseiro de bicarbonato de sódio pode funcionar

Uma medida simples e que pode ajudar bastante na hora de eliminar pulga de cachorro é o bicarbonato de sódio. Trata-se de uma solução prática, pois é só polvilhar o produto por todo o ambiente em que o cachorro fica: na casinha, móveis, tapetes e tudo mais que ele tiver contato. Em seguida, é só pegar uma escova e esfregar a substância nesses locais, espalhando-a. Quando acabar, é bom passar um aspirador de pó para retirar possíveis resquícios do bicarbonato de sódio ou sal das superfícies.

2) O sal mata pulga, e é outro remédio caseiro que funciona

Assim com o bicarbonato, o sal mata pulga de maneira eficaz. A maneira de usar o produto é bem simples: basta separar um pouco de sal e polvilhar em todos os locais que o animal passa tempo. Espere agir e depois use um aspirador de pó para retirar os resquícios do produto.

Vale destacar que também é possível misturar tanto o bicabornato quanto o sal, que mata pulga, para garantir ainda mais eficácia na hora de acabar as pulgas de cachorro do espaço em que ele vive.

Por que sal mata pulga?

As pulgas morrem com sal porque o sal desidrata parasitas, o que ajuda a eliminá-las do ambiente. Sendo assim, é uma solução que costuma ser bastante indicada para quem deseja saber como acabar com pulgas no ambiente.

3) Vinagre de maçã e limão é uma boa opção de como eliminar pulgas de cachorro do ambiente

Não sabe como matar pulga de cachorro? O vinagre de maçã e limão é um excelente repelente contra os parasitas, pois ajuda a matá-los e até age de forma preventiva no ambiente e no corpo do seu doguinho. Para usar o produto, é só misturar um pouco de vinagre de maçã e limão em um frasquinho de spray e, em seguida, borrifar a substância em cima do cachorro e nos locais que ele fica.

Essa é uma das melhores opções de como acabar com pulgas de cachorro, já que não é tóxica e apresenta bons resultados no combate às pulgas. No entanto, é bom ter certa atenção, porque se o animal estiver com alguma ferida ou pele irritada, a solução pode incomodá-lo.

 

A pulga em cachorro costuma causar muita coceira no animal
A pulga em cachorro costuma causar muita coceira no animal

 

 

4) Pulgas também podem ser eliminadas do ambiente com limão puro

 

Além do vinagre de maçã com limão, uma outra opção de como acabar com pulgas de cachorro é utilizando o limão puro com água. Nesse caso, tudo que você precisa é produzir uma espécie de spray com os dois ingredientes.

Em primeiro lugar, deve-se cortar um pedaço de limão e adicioná-lo a um litro de água. Coloque essa mistura em uma panela e leve ao fogo até que ela comece a ferver. Depois disso, é importante deixar a solução descansar por, no mínimo, 12 horas e depois é só transferi-la para um frasco de spray e começar a usar.

Você pode pulverizar o limão com água por todos os cantos da casa: móveis, sofá, caminha do cachorro e qualquer lugar que o animal costuma frequentar.

5) Como matar pulga de cachorro: mistura de vinagre de maçã, sal e bicarbonato de sódio também funciona

Se o bicarbonato de sódio, sal e vinagre de maçã são produtos eficientes no combate à pulga de cachorro sozinhos, imagina se juntar os três em uma única receita de inseticida caseiro? O resultado é ainda melhor!

Para isso, basta pegar meio copo de vinagre de maçã, meia colher de chá de sal, meia colher de bicarbonato de sódio e misturar com 3 colheres de sopa de água morna. Mexa bastante os ingredientes até alcançar uma solução homogênea e, por fim, despeje o líquido dentro de um frasco de spray. Depois disso, é só borrifar o líquido em todo o corpo do cachorro e dentro de casa para saber como acabar com pulgas no cachorro e no ambiente.

6) Receita com azeite de oliva e óleo de lavanda é uma forma como matar pulgas no ambiente 

Uma dica de remédio caseiro para pulgas em cachorro é a combinação do azeite de oliva com óleo de lavanda. Para ter sucesso com a receita, basta ferver o óleo no fogão e em seguida acrescentar algumas gotas de óleo de lavanda. Misture bem e adicione a mistura dentro de um recipiente borrifador. Por fim, é só pulverizar o líquido nos locais onde as parasitas possam estar. É uma ótima maneira como matar pulga de cachorro!

7) Alecrim, lavanda, absinto e aparas de cedro são outras táticas como eliminar pulgas do ambiente

Da mesma forma que o sal mata pulga, também existem soluções que funcionam bem sozinhas. Elas não necessariamente vão matar as monstrinhas, mas vão ajudar a mantê-las afastadas e eliminá-las do ambiente. Nesse sentido, você pode saber como acabar com as pulgas do cachorro plantando alecrim e lavanda no seu jardim, por exemplo. O cheiro é bem desagradável para as pulgas, e elas certamente vão embora.

A planta absinto é outra possibilidade que ajuda no processo de como acabar com pulga de cachorro. Depois de plantada, você pode reunir e espalhar saquinhos da planta por onde o animal costuma passar mais tempo.

Seguindo essa mesma lógica, uma dica que também funciona é colocar aparas de cedro na cama do pet e nos lugares onde ele fica. Você pode fazer isso de forma direta ou colocando em saquinhos. O cheiro de tudo isso afasta as pulgas, e por isso são ideias como acaba com pulga de cachorro.

Quanto tempo vive uma pulga no ambiente?

As pulgas podem viver em um mesmo ambiente por um período entre dois meses e um ano e meio. É bastante tempo, por isso é tão importante buscar formas de como acabar com as pulgas no cachorro e no ambiente em que ele vive. Caso contrário, o parasita pode continuar vivendo naquele espaço, o que favorece novas infestações.

Nesse sentido, um remédio caseiro para pulga em cachorro pode ser uma solução eficaz, junto à limpeza frequente do local, para eliminar as pulgas de dentro de casa — e, consequentemente, do corpo do seu aumigo!  Vale lembrar que outro problema frequente que também demanda atenção é o carrapato em cães

Publicado originalmente em: 30/11/2020
Atualizado em: 22/11/2023

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Ver todas