Se o seu cachorro é sociável e tem o hábito de interagir bastante com outros cãezinhos quando sai na rua, é necessário ter um cuidado redobrado com a higiene do animal. Como todos os tutores de pet sabem, a pulga em cachorro é um problema comum e que se propaga com facilidade em ambientes assim. O problema é que depois que um cãozinho sofre com esse tipo de infestação, cabe ao tutor encontrar a melhor maneira de como eliminar pulgas de cachorro e do ambiente em que o animal vive. Para te ajudar nessa tarefa, o Patas da Casa reuniu algumas dicas de remédios caseiros que podem funcionar para acabar com a pulga em cachorro. Dá só uma olhada!
Como acabar com pulgas de cachorro: remédio caseiro de bicarbonato de sódio ou sal podem funcionar
Uma medida simples e que pode ajudar bastante na hora de eliminar pulga de cachorro é o bicarbonato de sódio ou o sal puro. Tratam-se de uma soluções práticas, pois é só polvilhar o produto escolhido por todo o ambiente em que o cachorro fica: na sua casinha, móveis, tapetes e tudo mais que ele tiver contato. Em seguida, é só pegar uma escova e esfregar a substância nesses locais, espalhando-a. Quando acabar, é bom passar um aspirador de pó para retirar possíveis resquícios do bicarbonato de sódio ou sal das superfícies.
Vale destacar que também é possível misturar ambos os produtos com outros ingredientes para garantir ainda mais eficácia na hora de matar as pulgas de cachorro do espaço em que ele vive.
Vinagre de maçã e limão é uma boa opção de como eliminar pulgas de cachorro
Não sabe como matar pulga de cachorro? O vinagre de maçã e limão é um excelente repelente contra os parasitas, pois ajuda a matá-los e até age de forma preventiva no ambiente e no corpo do seu doguinho. Para usar o produto, é só misturar um pouco de vinagre de maçã e limão em um frasquinho de spray e, em seguida, borrifar a substância em cima do cachorro e nos locais que ele fica. Essa é é uma das melhores opções de como acabar com pulgas de cachorro, já que não é tóxica e apresenta bons resultados no combate às pulgas. No entanto, é bom ter certa atenção, porque se o animal estiver com alguma ferida ou pele irritada, a solução pode incomodá-lo.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Pulgas também podem ser eliminadas do ambiente com limão puro
Além do vinagre de maçã com limão, uma outra opção de como acabar com pulgas de cachorro é utilizando o limão puro com água. Nesse caso, tudo que você precisa é produzir uma espécie de spray com os dois ingredientes. Em primeiro lugar, deve-se cortar um pedaço de limão e adicioná-lo a um litro de água. Coloque essa mistura em uma panela e leve ao fogo até que ela comece a ferver. Depois disso, é importante deixar a solução descansar por, no mínimo, 12 horas e depois é só transferi-la para um frasco de spray e começar a usar. Você pode pulverizar o limão com água por todos os cantos da casa: móveis, sofá, caminha do cachorro e qualquer lugar que o animal costuma frequentar.
Como matar pulga de cachorro: mistura de vinagre de maçã, sal e bicarbonato de sódio também funciona
Se o bicarbonato de sódio, sal e vinagre de maçã são produtos eficientes no combate à pulga de cachorro sozinhos, imagina se juntar os três em uma única receita de inseticida caseiro? O resultado é ainda melhor! Para isso, basta pegar meio copo de vinagre de maçã, meia colher de chá de sal, meia colher de bicarbonato de sódio e misturar com 3 colheres de sopa de água morna. Mexa bastante os ingredientes até alcançar uma solução homogênea e, por fim, despeje o líquido dentro de um frasco de spray. Depois disso, é só borrifar o líquido em todo o corpo do doguinho e dentro de casa para acabar com todas as pulgas de cachorro.
Redação: Juliana Melo
