close
Passeio

Coleira peitoral para cachorro: qual o melhor tipo para cada tipo de cãozinho?

Atualizado · 21 de dezembro de 2021 · 15h52

Publicado · 21/12/2021 · 15h52

A coleira de cachorro peitoral é indicada para todas as raças e portes
A coleira de cachorro peitoral é indicada para todas as raças e portes

A coleira para cachorro é um acessório essencial para quem tem um pet. Com ela, seu cão fica muito mais protegido durante o passeio. Existem diversas opções disponíveis e essa é uma das mais seguras. O peitoral para cachorro envolve o tronco do animal e não incomoda o pescoço do animal. Ela é indicada para cães de qualquer porte, raça e idade. O que muita gente não sabe é que a coleira para cachorro peitoral tem modelos diferentes entre si. Cada um deles é indicado para um tipo de doguinho, de acordo, principalmente, com seu porte e personalidade. O Patas da Casa te explica qual o melhor tipo de coleira para cachorro grande, pequeno, agitado, fujão e muitos outros tipos de cães. Confira!

Tipos de coleira peitoral para cachorro: existem diferenças no local de engate e de material

A coleira peitoral para cachorro pode ser encontrada em diferentes modelos. Na coleira de cachorro peitoral com engate nas costas, a guia pode ser colocada próxima do pescoço ou da cintura. Esse tipo de coleira peitoral e guia para cachorro é um dos mais usados pelos tutores. A coleira peitoral para cachorro anti-puxão é aquela com engate na parte da frente. Esse tipo de coleira de cachorro permite controlar o cão que fica puxando ao passear, já que toda vez que fizer isso vai acabar voltando para o tutor. A coleira de cachorro peitoral anti-puxão ainda pode ter engate lateral. Quanto ao material, o peitoral para cachorro pode ser feito de nylon ou de tecido (esse último pode ser encontrado em modelos que até parecem uma roupinha para o cão, pois cobrem todo o tronco).

Qual a melhor coleira peitoral para seu cão: conheça a opção ideal para cada tipo

São tantas opções de peitoral para cachorro que fica até difícil escolher qual comprar para seu cão. Como cada caso é um caso, a escolha da melhor coleira de cachorro vai depender muito do seu pet, principalmente em relação ao porte e personalidade. Confira qual é o melhor tipo de coleira peitoral para cachorro de cada tipo:

1) Coleira para cachorro pequeno

Se você tem um cãozinho pequeno, saiba que o peitoral para cachorro é um dos mais indicados! Esse tipo de coleira para cachorro pequeno ajuda o pet a ficar menos agitado no passeio e não incomoda o pescoço do pet. Sua estrutura corporal pequena se beneficia da coleira peitoral para cachorro, seja ela com engate nas costas, na frente ou no lado. Ela também é ótima para cachorros de porte médio.

2) Coleira para cachorro grande

O peitoral para cachorro grande também funciona, mas depende do comportamento do seu cão. A coleira para cachorro peitoral de engate nas costas não funciona muito para cães grandes e que puxam muito. Se esse for seu caso, é melhor investir em uma coleira para cachorro grande do tipo anti-puxão. O modelo tradicional de peitoral para cachorro grande é mais indicado para quem tem pets grandes, mas calmos

3) Coleira para cachorro braquicefálico

Os cães braquicefálicos têm mais dificuldade de respirar por conta de sua anatomia de focinho curto. Nos passeios, tendem a cansar mais e apresentar respiração ofegante. Por isso, é importante deixar seu pescoço mais livre, o que faz a coleira para cachorro peitoral uma ótima ideia e a mais recomendada nesses casos. Porém, não use o modelo com engate no pescoço. O mais recomendado é a coleira peitoral para cachorro com engate nas costas. 

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    O peitoral para cachorro com engate nas costas é indicado para cães braquicefálicos
    O peitoral para cachorro com engate nas costas é indicado para cães braquicefálicos

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    4) Coleira para cachorro com problemas de locomoção

    Uma das vantagens da coleira peitoral para cachorro é que não traz nenhum risco para o pescoço e para a coluna do animal. Por isso, é muito indicada para cães que tenham algum problema que dificulte sua locomoção. Inclusive, a coleira de cachorro do tipo peitoral é muito indicada para cães idosos. Mas se você tem um cachorro com dificuldade de locomoção, o indicado é usar o peitoral para cachorro tradicional e não o anti-puxão, pois pode acabar piorando o problema.  

    5) Coleira para cachorro agitado

    Se seu cachorrinho é agitado, ele provavelmente puxa bastante durante os passeios. Por isso, a coleira peitoral e guia para cachorro do tipo anti-puxão é a melhor indicação! Ela ajudará a controlar o cãozinho, garantindo um passeio mais agradável. Com o tempo, o cachorro vai até aprendendo a parar de puxar, pois sempre que tentar, voltará para o tutor.

    6) Coleira para cachorro fujão

    Quem tem um cachorro fujão sabe como os passeios podem ser estressantes. Usar uma coleira de cachorro é fundamental para manter seu pet sempre com você na rua. A coleira peitoral e guia para cachorro que tende a fugir pode ser uma boa saída, principalmente a do tipo anti-puxão, pois quando o cãozinho tentar fugir, sempre vai acabar retornando. Existem ainda alguns acessórios que permitem unir o peitoral na coleira de pescoço com identificação, o que deixará o cachorro mais seguro ainda caso tente escapar.

    7) Coleira para cachorro que morde muito

    Se você tem um cãozinho que sempre destrói a coleira de cachorro, preste atenção ao material na hora de comprar. O modelo de coleira para cachorro peitoral feito de nylon é uma opção mais resistente que a de tecido e vai sobreviver melhor às mordeduras do seu cachorro. Apenas fique atento se o uso do peitoral para cachorro de nylon não está causando alergias na pele do pet. Em todo caso, o mais indicado é treinar o pet para não morder a coleira e deixar o acessório longe do acesso dele quando não estiver sendo usada.

    8) Coleira para cachorro medroso

    Alguns cãezinhos são mais medrosos na hora de sair de casa. Por algum motivo, não se sentem à vontade e precisam de um processo de socialização para vencer esse problema. Na hora de passear com cachorro medroso é preciso deixar o pet confortável e o peitoral para cachorro é ótimo, pois dá mais mobilidade e segurança ao animal. Porém, é bom evitar o modelo anti-puxão. Esse tipo de coleira para cachorro que apresenta resistência ao sair pode piorar a situação, pois ele pode se sentir forçado e ficar mais ansioso ainda. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

    Próxima matéria

    Quando é hora de trocar o arranhador do gato?

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Coleira para cachorro: qual o melhor tipo para passear e identificar seu pet?
    Passeio

    Coleira para cachorro: qual o melhor tipo para passear e identificar seu pet?

    A coleira para cachorro é um dos primeiros acessórios que você pensa em comprar depois que recebe um cãozinho em casa. Além de ajudar a identificar o animal em diferentes situações e a ensinar a disciplina no dia a dia, ela ainda é essencial para a hora dos passeios, um dos momentos mais esperados pelo seu amigo de quatro patas - mas só depois de todas as vacinas, combinado? De acordo com o tamanho, a personalidade e a finalidade de uso, o modelo de coleira que você precisa comprar muda: dá uma olhada aqui embaixo para descobrir como escolher o ideal para o seu pet!

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção
    Alimentação

    Onde colocar a comida do cachorro? Saiba também como escolher a melhor opção

    Comida de cachorro sempre envolve muitas dúvidas: quantidade, horários, quantas vezes ao dia, qual a melhor ração, etc. Mas você sabia que os cachorros precisam não só de um local como de uma altura específica para os potes de ração e água não causarem problemas na coluna ou na digestão? Outro ponto muito importante é não colocar a alimentação perto do tapete higiênico ou do jornal onde eles fazem as necessidades. Isso pode causar com que eles não se alimentem ou não aprendam o local de fazer xixi e cocô. Esses espaços devem ser bem delimitados e afastadoS. Os potes também devem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada animal: além do tamanho, existem diferentes materiais. Veja abaixo:

    Ver Todas >

    Como treinar um cachorro? Aprenda de uma vez por todas como funciona o adestramento de cães
    Comportamento animal

    Como treinar um cachorro? Aprenda de uma vez por todas como funciona o adestramento de cães

    O adestramento de cães é mais do que ensinar truques engraçadinhos: os treinos ajudam o pet a conviver melhor com a sociedade e melhora a relação dele com o tutor. Os doguinhos gostam de brincar, correr, fazer bagunça e não possuem entendimento sobre os limites das brincadeiras e comportamentos, principalmente quando filhotes. O adestramento de cachorro corrige problemas comportamentais e deixa o cachorro mais adaptado ao ambiente humano, além de fazê-lo reconhecer o dono como seu líder.

    Passear com cachorro: tudo sobre o comportamento dos cães durante os passeios
    Comportamento animal

    Passear com cachorro: tudo sobre o comportamento dos cães durante os passeios

    Passear com cachorro é sempre uma experiência única! Cada pet reage ao passeio de uma maneira diferente. Alguns são mais calmos, outros mais agitados; existem cachorros medrosos e os sociáveis que amam interagir com todos. Seja como for, passear com o cachorro é um hábito que deve fazer parte da rotina, pois traz inúmeros benefícios ao animal. Saber como passear com cachorro corretamente, porém, é algo que depende de cada cãozinho. Por isso, conforme for passeando com cachorros, é importante que o tutor observe o temperamento do pet com outros cães e pessoas. 

    Brinquedos para cachorro: como descobrir o tipo preferido do seu pet?
    Comportamento animal

    Brinquedos para cachorro: como descobrir o tipo preferido do seu pet?

    Os brinquedos para cachorro são totalmente necessários para gastar a energia dos pets e estimulá-los de diferentes maneiras. Além de entretê-los, eles também ajudam a melhorar as habilidades cognitivas do animal e evitam transtornos psicológicos, como o estresse e a ansiedade. Mas como descobrir os brinquedos para cachorro preferidos do seu amigo? Bom, existem várias opções divertidas para presentear os doguinhos, desde a bolinha de cachorro até mordedores, brinquedos interativos e de corda. 

    Cachorro castrado cruza? Veja se é possível!
    Comportamento animal

    Cachorro castrado cruza? Veja se é possível!

    É evidente que um pet que passa pela cirurgia de castração não terá filhotes, mas você sabe se o cachorro castrado cruza? Essa é uma dúvida muito comum, principalmente porque os hormônios sexuais são reduzidos com a cirurgia. É preciso entender se é normal quando o cachorro castrado sente vontade de cruzar, pois dessa maneira o tutor terá mais certeza sobre como lidar com a situação. 

    Ver Todas >