Gato

Coleira antipulgas e carrapatos: tudo sobre o acessório de gato

Publicado - 23 Junho 2022 - 19h05

Atualizado - 19 Abril 2024 - 18h30

Se você tem um bichinho de estimação, provavelmente já ouviu falar da coleira antipulgas para gatos. Essa é uma forma bem eficaz de proteger os pets contra pulgas, carrapatos e outros parasitas indesejados - e sim, é isso mesmo: quando se trata da coleira antipulgas, cachorro não é o único animal que pode se beneficiar. Embora a maioria dos felinos domésticos tenha menos chances de sofrer com infestações de parasitas, a coleira antipulga também pode ser usada pelos bichanos.

Mas você sabe como esse tipo de coleira funciona e em que casos ela é indicada? Quanto tempo dura a coleira antipulgas para gatos e o que levar em consideração na hora de comprar uma dessas para o seu amigo? Tire todas essas dúvidas a seguir com o guia que o Patas da Casa preparou sobre o acessório de gato!

O que é uma coleira antipulgas?

Assim como existe a coleira antipulgas para cachorro, também existe a coleira antipulgas para gatos. Ambas têm a mesma função: eliminar pulgas e carrapatos do corpo do animal e evitar que novos parasitas surjam e infestem o bichano. Ou seja, muito além de ser uma forma de como tirar pulga de gato, a coleira antipulgas também tem uma ação preventiva que deixa os bichanos protegidos em tempo integral.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O acessório é perfeito para aqueles gatos que têm o hábito de perambular pela vizinhança, ou até mesmo para quando o tutor decide viajar com o gato ou fazer passeios ao ar livre. Também é um recurso útil para animais que vivem em casas com quintais e jardins, e são uma ótima aliada na hora de visitar o veterinário.

Como funciona a coleira antipulgas e carrapatos para gatos?

Ao ser colocada em volta do pescoço do gato, a coleira antipulgas libera uma substância que é considerada tóxica para pulgas e outros parasitas, como os carrapatos. Conforme o gatinho se movimenta, o conteúdo vai se espalhando pelo corpo e atinge todo o comprimento da pelagem, mantendo o pet protegido contra possíveis invasores por bastante tempo. Ah, e não se preocupe: o produto químico que é liberado na pelagem afeta somente os parasitas e não faz mal para gatos nem cachorros. Portanto, o contato direto e frequente com a coleira antipulga não oferece risco de intoxicação ou outros problemas de saúde aos pets.

Dependendo da marca, a coleira antipulgas e carrapatos também atua como um repelente contra outros perigos, como os mosquitos. O acessório é uma forma eficiente de evitar o contato com o mosquito-palha, transmissor da leishmaniose em gatos, e outras espécies de mosquitos, como Culex, Anopheles e Aedes, que são os principais vetores da dirofilariose felina (verme do coração).

Uma atenção especial deve ser dada aos filhotes de gato, que só podem usar a coleira antipulgas por volta de seis semanas de vida (mas isso também pode variar de acordo com cada fabricante). Leia atentamente a embalagem do produto!

mulher colocando coleira antipulga para gatos no gato

O tempo de duração da coleira antipulgas varia de acordo com o fabricante

Uma dúvida comum entre os pais de pet é sobre quanto tempo dura a coleira antipulgas para gatos. Nesse sentido, uma das maiores vantagens de escolher o produto é que, ao contrário de outras formas de prevenção (como spray, comprimidos, shampoos ou sabonetes específicos), a coleira oferece um efeito a longo prazo.

O intervalo de tempo varia muito de fabricante para fabricante, mas geralmente costuma ser de, no mínimo, dois meses de proteção. Isso quer dizer que seu gatinho pode usar o acessório por dois meses ininterruptos e não vai sofrer com infestações de parasitas (e nem com a picada de mosquitos, em alguns casos).

Algumas coleiras antipulgas podem ser usadas por até oito meses sem precisar de troca. Elas tendem a ser um pouco mais caras do que aquelas que têm um período menor de proteção, mas vale a pena pesquisar qual é o melhor modelo para você e o seu animal de estimação.

Por que investir na coleira antipulga?

Existem vários motivos para aderir ao uso da coleira antipulgas e carrapatos! O maior deles é a proteção garantida do seu amigo de quatro patas, independentemente do estilo de vida que ele leva. Apesar da criação indoor ser a melhor maneira de criar estes animais, alguns gatinhos têm um espírito aventureiro e os tutores permitem que eles tenham livre acesso às ruas. Porém, isso os deixa muito vulneráveis a infestações de parasitas e outros problemas graves de saúde.

Se esse for o caso, pelo menos uma parte do problema já é solucionado com as coleiras antiparasitárias - mas lembramos que, de toda forma, o mais recomendado é manter o animal dentro de casa sem nenhum acesso ao lado de fora. Mesmo estando protegido contra pulgas e carrapatos, o gato pode adoecer facilmente ao entrar em contato com outros animais que vivem nas ruas. Além disso, ele fica exposto a várias outras situações preocupantes, como acidentes e maus-tratos.

Quando se trata de gatos domésticos caseiros, a coleira antipulgas e carrapatos também pode ser muito útil! Ainda que o seu gatinho não saia de casa com frequência, corre o risco de ele sofrer uma infestação durante uma simples visita ao veterinário ou viagem, por exemplo. Se um cachorro e gato vivem juntos na mesma casa, também corre o risco de o felino pegar pulga e carrapato do amigo canino, já que os cães normalmente têm contato constante com outros animais. Por isso, vale a pena apostar na proteção contra invasores por garantia!

Qual a melhor coleira antipulgas para gatos?

Para proteger o seu pet dos parasitas, muitos tutores ficam em dúvida sobre qual a melhor coleira antipulgas para gatos. A resposta para isso vai depender de alguns fatores, como o tempo de proteção desejado, recursos financeiros, adaptação do animal ao acessório e estilo de vida que ele leva (se é mais caseiro ou mais rueiro, por exemplo). Por isso, vale a pena consultar um médico veterinário de confiança para avaliar a melhor opção e não errar na escolha! Como nem sempre os gatinhos gostam de ter uma coleira no pescoço, outras alternativas também podem ser avaliadas para mantê-lo seguro.
 

pessoa colocando coleira antipulgas para gatos

4 dúvidas sobre a coleira antipulgas para gatos

1) Qual é o princípio ativo das coleiras antipulgas?

As substâncias presentes na coleira antipulgas e carrapatos mudam de uma marca para outra, por isso não é possível definir um único princípio ativo. O que não muda, porém, é que esses componentes químicos são tóxicos para os parasitas e são liberados na pelagem do animal. A eficácia do produto é comprovada, mesmo que cada marca tenha seu próprio princípio ativo.

2) Como colocar a coleira antipulgas em gatos?

Para usar a coleira antipulga, basta colocá-la ao redor do pescoço do animal e ajustá-la de acordo com o diâmetro do pescoço. É importante que ela não fique muito apertada para não deixar o animal sufocado. Uma dica é garantir que o espaço entre o pescoço e a coleira tenha pelo menos dois dedos de folga para garantir o conforto do pet.

3) A coleira antipulgas pode ser molhada?

O ideal é não molhar a coleira antipulgas para cachorro e gato. Se acontecer, não tem muito problema porque a água não estraga o produto, mas cada vez que é molhado, isso pode reduzir o tempo de eficácia da coleira. Ou seja, se você compra um acessório com validade de oito meses, mas molha frequentemente, ele pode não resistir bem durante os oito meses.

4) O gato mordeu a coleira antipulgas. Ele corre perigo?

Não é o ideal, mas seu gatinho não vai estar em perigo por ter mordido acidentalmente uma coleira antipulga. Como já foi dito, as substâncias que são liberadas por este produto afetam exclusivamente os parasitas, então não fazem mal aos felinos. Se forem ingeridas, porém, é importante ficar atento a qualquer sinal de que seu amigo não está bem para buscar ajuda veterinária o quanto antes.

Além da coleira antipulgas, gatos também precisam viver em um ambiente limpo

Não basta apenas comprar uma coleira para gato ou coleira para cachorro antipulgas e carrapatos: o tutor também deve ter uma atenção especial com a limpeza do ambiente onde o animal vive, principalmente após infestações. Tanto as pulgas quanto os carrapatos têm um ciclo de vida acelerado e são parasitas que podem muito bem ficar “escondidos” na casa mesmo depois de terem sido eliminados do corpo do seu amigo de quatro patas. Isso quer dizer que quando você menos esperar, vai ter que lidar com a pulga de gato ou com um gato com carrapato de novo!

Para evitar que isso aconteça, é fundamental fazer uma limpeza profunda de todos os espaços da casa, garantindo que nenhum parasita sobreviva. Existem receitas caseiras e produtos específicos que ajudam nessa desparasitação. Algumas dicas são:

  • Misturar água com sal

Basta adicionar algumas colheres de sal em um balde com água. Em seguida, você deve passar a solução com um paninho em todos os cômodos da residência. O uso de borrifadores também é útil nesses casos. Essa técnica funciona bem no chão e em móveis no geral. Já para a limpeza de tapetes e carpetes, o recomendado é utilizar sal puro.

  • Preparar uma solução de água com limão

Para fazer esta receita, você deve cortar um limão em quatro partes iguais e deixar ferver em uma panela com 500 mL de água. Depois de levantar a fervura, desligue o fogo e deixe a solução descansar por cerca de 12 horas. Em seguida, é só transferir um líquido para um frasco de spray e borrifar a solução por toda a casa. Ela pode ser usada em móveis, sofá, cama e outros espaços.

Redação: Juliana Melo

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas