O colar cervical para cachorro, ao contrário do que muitos pensam, não é a mesma coisa que o colar elizabetano. Apesar de ambos ajudarem na saúde do animal, eles possuem formatos e funções diferentes. O colar cervical para cães é muito indicado em casos de problemas na coluna cervical e dores. O acessório se adapta à anatomia do cachorro, ajudando o animal em situações em que seu corpo precisa ficar mais quietinho, sem se mover muito. Mas como o colar cervical para cachorro funciona? Em quais casos é indicado? Como colocar colar cervical em cachorro de maneira correta? O Patas da Casa responde todas essas e outras questões sobre o colar cervical para cães para acabar de vez com todas as dúvidas. Confira!

O que é colar cervical para cachorro? Acessório imobiliza os movimentos do pescoço

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O colar cervical para cachorro é uma acessório colocado ao redor do pescoço do pet com o intuito de manter sua cabeça imobilizada. A composição do colar cervical para cães é feita com materiais macios. Assim, mesmo restringindo os movimentos, o cachorro fica confortável e não se sente sufocado. Ou seja, é um artifício semelhante ao colar cervical utilizado em humanos. O colar cervical para cães é muito fácil de ser colocado e retirado, pois possui uma tira de velcro responsável por ajustar o acessório no pescoço do animal. Ao usar o colar cervical, o cachorro fica com os movimentos da cabeça limitados de maneira segura.

O colar cervical para cães é indicado para problemas de coluna e pós-operatório

Mas afinal, para que serve o colar cervical para cachorro? O cachorro com dor na cervical é o mais beneficiado pelo objeto. Muitos cães, principalmente os cachorros grandes, sofrem com problemas de coluna, como a hérnia de disco. O movimento do pescoço pode piorar o quadro e, por isso, a imobilização é necessária. O acessório deixa os movimentos do pescoço restritos, evitando a piora das dores na coluna. Além do caso do cachorro com dor na cervical, o objeto pode ser indicado no tratamento de outros problemas que precisam ter os movimentos restringidos e no pós-operatório de algumas cirurgias em que o cão precisa ficar um tempo em repouso sem se mexer muito. É importante ressaltar: apenas o veterinário pode indicar o uso do colar cervical. Cachorro não pode utilizar o objeto sem uma avaliação profissional antes pois, se usar da maneira errada, pode até prejudicar a saúde animal.

Colar elizabetano X colar cervical para cachorro: os dois acessórios possuem indicações e funções diferentes

Como muitas pessoas confundem os tipos de colar para cachorro, é importante entender quais as diferenças entre os dois. O colar cervical para cães, como explicamos, ajuda a imobilizar os movimentos do pescoço, indicado para cachorro com dor na coluna cervical. O colar elizabetano também restringe os movimentos da cabeça, mas não é recomendado para problemas de coluna. Apesar de diminuir a movimentação, o colar elizabetano é mais indicado no pós-operação da castração de cachorro e para evitar lambeduras em excesso no corpo ou nos pontos de cicatrização.

O animal fica os movimentos restringidos, mas não da forma necessária para os casos de dor na coluna. Ou seja, o colar cervical para cães e o colar elizabetano diminuem os movimentos, mas cada um tem um formato diferente específico para suas próprias indicações: no caso do colar cervical para cachorro, dor na coluna; e no caso do colar elizabetano, evitar lambeduras. O colar cervical para cachorro e o colar elizabetano nunca podem ser usados juntos e um não pode substituir o outro.


Colar cevical: cachorro com dor na coluna vai ficar com os movimentos da cabeça restringidos, o que ajudará na sua recuperação
Colar cevical: cachorro com dor na coluna vai ficar com os movimentos da cabeça restringidos, o que ajudará na sua recuperação

Como escolher o colar cervical adequado? Atenção ao tamanho do acessório 

Para escolher o colar cervical para cachorro adequado é preciso ficar atento principalmente ao tamanho. Ao comprar, verifique as medidas indicadas na caixa e compare com as do seu bichinho. Para ter o tamanho da coleira cervical para cães ideal, verifique a altura do acessório, que deve ir desde a base do pescoço até a orelha do animal. Além disso, cheque a circunferência do pescoço. Esse cuidado na hora de comprar o colar cervical para cachorro é muito importante, pois um tamanho muito pequeno pode sufocar o animal, enquanto um muito grande não vai imobilizar corretamente. 

Como colocar colar cervical em cachorro: não deixe nem muito apertado e nem muito largo

A verdade é que saber como colocar colar cervical em cachorro é muito fácil, pois todo o processo é bem prático e intuitivo. O acessório parece uma coleira para cachorro, mas tem altura maior, é mais grosso e é fechado com uma tira de velcro. Não tem mistério: basta posicionar o acessório ao redor do pescoço e prender com o velcro. Ao usar o colar cervical, o cachorro precisa se sentir confortável. Então, uma dica de como colocar colar cervical em cachorro é entender que justo não quer dizer sufocante: você precisa ajustar o velcro de forma que não fique extremamente apertado, mas que esteja justo no pescoço para que a imobilização seja eficiente. Normalmente, os cães se adaptam bem ao colar cervical para cachorro, mas pode acontecer dele não gostar. O ideal é ficar sempre de olho, principalmente na primeira vez que estiver utilizando o acessório. Se perceber muito desconforto, retire e converse com o veterinário para buscar outras formas de adaptação ou tratamento. O reforço positivo com petiscos pode ajudar no processo de adaptação.

Redação: Maria Luísa Pimenta