O Cocker Spaniel é uma das raças de cachorro mais apaixonantes que existem. Inclusive, no Brasil, estava no topo da lista de popularidade há alguns anos. Ainda assim, muita gente não sabe que essa raça de animais de porte médio pode ter duas apresentações: o Cocker Spaniel Inglês e o Cocker Spaniel Americano. Mesmo que o Inglês seja reconhecido com mais facilidade quando se pensa num cachorro Cocker, ainda é possível confundir um com o outro. Hoje, você vai descobrir exatamente como diferenciar cada um deles: dá uma olhada aqui embaixo!
As duas raças de cachorro Cocker Spaniel têm bastante coisa em comum
Entender o porquê dos dois tipos de Cocker serem tão confundidos é simples: eles são, de fato, bem parecidos. A personalidade dos dois animais é o que deixa a separação mais difícil, já que os dois são dóceis, amigáveis e cheios de energia para gastar. Mesmo que tenham sido desenvolvidos para o trabalho de cães de caça, os dois se adaptam muito bem à vida de cães de companhia, já que também são super apegados aos donos e amorosos. A curiosidade e a agitação, porém, não foram deixadas de lado com o desenvolvimento do lado “domesticado” das raças. Pelo contrário, essas ainda podem ser consideradas duas das principais características de um Cocker Spaniel.
Fisicamente, uma das principais marcas das duas raças de cachorro são as orelhas longas e caídas. Por serem abafadas e, ao mesmo tempo, deixarem a parte mais superficial da estrutura auricular dos animais muito exposta, as orelhas precisam de uma cuidado extra: limpe com frequência, sempre leve o animal ao veterinário para um check up e fique atento a sinais de incômodos e dores do seu amigo. Além da otite, eles também têm uma tendência grande a desenvolver problemas de saúde nos olhos, na coluna, nos cotovelos e nos joelhos.
Cocker Spaniel Inglês: a versão “original” da raça

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.
A versão de Cocker Spaniel mais popular aqui no Brasil, o Inglês foi a primeira das duas raças a serem desenvolvidas. Como o próprio nome deixa claro, ela vem da Grã-Bretanha, onde servia como cão de caça para aves — o instinto caçador é mais forte neles do que nos americanos. Os pelos do Cocker Spaniel Inglês são longos e ondulados: eles precisam de escovação constante para evitar os nós. A tosa também precisa de uma certa frequência, mas como os pelos deles costumam demorar a crescer, você consegue separar os cortes com intervalos de um mês a um mês e meio. O focinho também é um clara diferença entre as duas apresentações da raça: o do Cocker Inglês é grosso e alongado, bem proporcional à sua cabeça quadrada.
Cocker Spaniel Americano: o irmão mais novo e menor

O Cocker Spaniel que vem dos Estados Unidos é uma versão um pouquinho menor do que a original. Ele também foi criado com o intuito de ser cão de caça, mas tem o instinto mais leve do que o do Inglês. A pelagem do Cocker Americano é mais lisa e longa do que a do Cocker Inglês e também costuma crescer mais rápido, ou seja: vale a pena estabelecer os intervalos certos entre as tosas para que o conforto do animal seja preservado. Assim como o Inglês, o Cocker Americano também precisa da tosa higiênica frequentemente. Eternizado no cinema com o filme “A Dama e o Vagabundo”, o Cocker Spaniel Americano tem a cabeça arredondada e o focinho mais curto.
Redação: Ariel Cristina Borges
