Cuidados

Cinto de segurança para cachorro: o que devo levar em consideração antes de escolher?

Cinto de segurança para cachorro é um acessório fundamental para a segurança do seu amigo. Veja o que você precisa considerar na hora de escolher um modelo!
Cinto de segurança para cachorro é um acessório fundamental para a segurança do seu amigo. Veja o que você precisa considerar na hora de escolher um modelo!

Alguns cães amam passear ou viajar de carro com a família. Basta o dono seguir em direção ao veículo que logo aparece um rabinho agitado de um cão louco para ver o mundo passar pela janela. Mas você sabia que alguns acessórios são essenciais para esses passeios felizes? O cinto de segurança para cachorro é um deles. Além de ser um item de segurança, a legislação brasileira não permite que animais andem soltos em veículos. Para te ajudar, preparamos um guia do que você precisa considerar antes de adquirir um cinto de segurança para cães  e como transportar seu peludo com segurança!

Cinto de segurança para cachorro: como escolher o melhor modelo? 

Para escolher o modelo mais seguro para o seu cão, a primeira coisa a ser considerada é o tamanho do seu animal. Algo fundamental sobre o cinto de segurança: cachorro deve ter espaço (mesmo preso) para levantar, andar, deitar e sentar. O ideal é que ele não fique de um lado para o outro no carro ou pulando do banco da frente para o banco de trás, mas sim que consiga deitar em qualquer um dos lados da forma mais confortável possível. Preste atenção nessas dicas para escolher um bom modelo de cinto de segurança para cães: 

  • Observe o encaixe para prender o cinto

O cinto de segurança tem um encaixe para ser preso no carro? Então esse é o melhor modelo de cinto de segurança para cães. Com esse cinto, você consegue prender o animal em qualquer um dos bancos traseiros do veículo. É prático e seguro, já que é onde os humanos também prendem o cinto que já vem no carro. 

  • Mosquetão do cinto precisa ser bem firme ou ter trava de segurança

Já tem um tempo que algumas coleiras de passeio são produzidas com uma trava de segurança no mosquetão. É um rosqueador que não permite que o acessório se abra sozinho. Essa trava realmente dá mais segurança ao animal e alguns cintos de segurança podem vir com esse adicional. Se você não encontrar esse modelo de mosquetão, pode procurar por alguns que sejam mais grossos e que tenham o fechamento mais eficaz. O acessório precisa ser bem seguro para não permitir que o cão se solte do cinto e, consequentemente, do peitoral. 

  • Tamanho do cinto deve ser curto, para que o cão não pule para o banco da frente

O cinto de segurança para cachorro precisa ter um tamanho curto, que não proíba ele de se mexer, mas também que não dê liberdade para pular para o banco da frente. Geralmente, os tamanhos de cintos específicos para cães já são suficientes.

  • O cinto de segurança não deve prender o cão 

Na hora de escolher um modelo de cinto de segurança de cachorro, procure um que não prenda o animal. Lembre-se que ele precisa deitar e sentar, afinal, quem não gosta de viajar com conforto? Não precisa comprar um cinto de dois metros, mas também não precisa ser um de 10 centímetros.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças muito independentes Golden Retriever e Yorkshire são cães que gostam de curtir a companhia dos humanos Border Collie e Jack Russell Terrier são cheios de energia e amam aventura
    Cinto de segurança de cachorro: legislação não estabelece o uso do acessório, mas não permite que animais fiquem soltos no carro.
    Cinto de segurança de cachorro: legislação não estabelece o uso do acessório, mas não permite que animais fiquem soltos no carro.

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Cinto de segurança para cachorro: legislação brasileira não permite o transporte de animais soltos no veículo

    De acordo com a Lei Nº 9605/1997, qualquer ser vivo pode ser transportado no automóvel, desde que não atrapalhe o condutor do veículo. Ou seja, seu cachorro não pode ir no colo, apoiado no seu braço ou deitado nos pés do motorista. Também não podem seguir viagem soltos. Não deixar o cachorro com livre acesso dentro do carro é uma medida de segurança muito importante. E, claro, nenhum animal pode ser transportado na parte externa do veículo. 

    O problema é que a lei não explica como você deve transportar seu animal. Ela não obriga o uso do cinto de segurança, caixa de transporte ou cadeirinha: isso tem que partir do bom senso de cada tutor. No caso, a lei permite multa caso você seja parado e o seu bichinho não esteja preso corretamente ao cinto, sendo considerada uma infração média - que debita quatro pontos da carteira e pode gerar uma multa de mais ou menos R$130. No caso de um animal sendo transportado na área externa do veículo, a infração é de caráter grave, com perda de cinco pontos na carteira e uma multa de aproximadamente R$195. 

    Redação: Júlia Cruz

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo

    Próxima matéria

    Cuidar de cachorro: 5 hábitos que você deve acostumar o animal desde cedo

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Cachorro com diarreia: o que fazer e quando levar o cão ao veterinário?
    Diarreia

    Cachorro com diarreia: o que fazer e quando levar o cão ao veterinário?

    Ver o cachorro com diarreia não é raro, mas você sabe identificar as causas ou quando o caso é grave e o pet precisa ser consultado por um veterinário? Normalmente, não costuma ser nada grave, portanto, nem precisa se desesperar! Nessa matéria, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Cortador de unha para cachorro: devo ter um em casa? Como escolher?
    Cuidados

    Cortador de unha para cachorro: devo ter um em casa? Como escolher?

    Mais que uma questão estética, aprender como cortar unha de cachorro é essencial para a saúde, bem-estar e convivência do bichinho. Uma unha bem aparada pode evitar infecções, facilitar a locomoção, além de impedir que o seu amigo de quatro patas machuque pessoas da sua família ou outros animais domésticos. A não ser que o seu cão seja extremamente ativo e passeie muito, é improvável que as unhas do animal se desgastem por conta própria. Obviamente, você pode levá-lo a um profissional, mas às vezes é preciso aparar as unhas com uma frequência maior que o esperado (alguns tutores providenciam o corte assim que ouvem o “tic tic tic” das patinhas no chão).

    Ver Todas >

    O que considerar na hora de comprar uma cama para cachorro?
    Cuidados dos animais

    O que considerar na hora de comprar uma cama para cachorro?

    Quem tem um cãozinho já deve ter reparado que esses animais simplesmente adoram se escorar em praticamente qualquer lugar para tirar uma sonequinha. Portanto, é fundamental arranjar um cantinho da casa para que os peludos possam descansar confortavelmente sempre que precisarem, não é mesmo? A cama para cachorro é o acessório ideal para isso. No entanto, antes de efetuar a compra, o tutor deve levar em consideração uma série de fatores para não errar na escolha da cama para cães.

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?
    Cuidados dos animais

    Como funciona a areia biodegradável para gatos? Vale à pena?

    Os felinos são conhecidos por serem animais extremamente higiênicos e, portanto, precisam de um cuidado especial quando o assunto são as suas necessidades fisiológicas. A caixa de areia para gatos é o acessório ideal para isso, mas quando se trata especificamente do tipo de areia, muitos tutores podem ficar em dúvida sobre qual é a melhor opção. Uma delas é a areia biodegradável para gatos, que pode ser encontrada em diferentes tamanhos e granulações. Mas será que esse material realmente vale à pena? Quais são os diferenciais dele? A seguir, te contamos o que você precisa saber sobre esse tipo de areia de gato!

    Como funciona o repelente de mosquitos para cachorro?
    Cuidados dos animais

    Como funciona o repelente de mosquitos para cachorro?

    Os insetos podem ser muito prejudiciais para os cachorros. Se engana quem pensa que os mosquitos só podem causar coceira e vermelhidão nos doguinhos: as picadas de inseto podem transmitir doenças sérias como a dirofilariose,leishmaniose visceral, berne e miíase. Além dessas doenças, alguns pets desenvolvem quadros de alergia ao serem picados por mosquitos. Por isso, é muito importante usar algum produto para prevenir o problema, como o repelente para cachorro contra mosquitos.

    Bebedouro para gatos de plástico é a melhor opção?
    Cuidados dos animais

    Bebedouro para gatos de plástico é a melhor opção?

    Todo mundo sabe que os gatos são animais difíceis de beber água. Não é à toa que os problemas renais são uma preocupação frequente na vida de quem tem um bigodudo em casa. Por isso, o bebedouro de gato é um acessório indispensável na hora de cuidar desses animais, até mesmo para incentivá-los a manter a hidratação em dia. Existe uma infinidade de opções de bebedouros para gatos nos pet shops.

    Ver Todas >