Cuidados

Cinto de segurança para cachorro: o que devo levar em consideração antes de escolher?

Cinto de segurança para cachorro é um acessório fundamental para a segurança do seu amigo. Veja o que você precisa considerar na hora de escolher um modelo!
Cinto de segurança para cachorro é um acessório fundamental para a segurança do seu amigo. Veja o que você precisa considerar na hora de escolher um modelo!

Alguns cães amam passear ou viajar de carro com a família. Basta o dono seguir em direção ao veículo que logo aparece um rabinho agitado de um cão louco para ver o mundo passar pela janela. Mas você sabia que alguns acessórios são essenciais para esses passeios felizes? O cinto de segurança para cachorro é um deles. Além de ser um item de segurança, a legislação brasileira não permite que animais andem soltos em veículos. Para te ajudar, preparamos um guia do que você precisa considerar antes de adquirir um cinto de segurança para cães  e como transportar seu peludo com segurança!

Cinto de segurança para cachorro: como escolher o melhor modelo? 

Para escolher o modelo mais seguro para o seu cão, a primeira coisa a ser considerada é o tamanho do seu animal. Algo fundamental sobre o cinto de segurança: cachorro deve ter espaço (mesmo preso) para levantar, andar, deitar e sentar. O ideal é que ele não fique de um lado para o outro no carro ou pulando do banco da frente para o banco de trás, mas sim que consiga deitar em qualquer um dos lados da forma mais confortável possível. Preste atenção nessas dicas para escolher um bom modelo de cinto de segurança para cães: 

  • Observe o encaixe para prender o cinto

O cinto de segurança tem um encaixe para ser preso no carro? Então esse é o melhor modelo de cinto de segurança para cães. Com esse cinto, você consegue prender o animal em qualquer um dos bancos traseiros do veículo. É prático e seguro, já que é onde os humanos também prendem o cinto que já vem no carro. 

  • Mosquetão do cinto precisa ser bem firme ou ter trava de segurança

Já tem um tempo que algumas coleiras de passeio são produzidas com uma trava de segurança no mosquetão. É um rosqueador que não permite que o acessório se abra sozinho. Essa trava realmente dá mais segurança ao animal e alguns cintos de segurança podem vir com esse adicional. Se você não encontrar esse modelo de mosquetão, pode procurar por alguns que sejam mais grossos e que tenham o fechamento mais eficaz. O acessório precisa ser bem seguro para não permitir que o cão se solte do cinto e, consequentemente, do peitoral. 

  • Tamanho do cinto deve ser curto, para que o cão não pule para o banco da frente

O cinto de segurança para cachorro precisa ter um tamanho curto, que não proíba ele de se mexer, mas também que não dê liberdade para pular para o banco da frente. Geralmente, os tamanhos de cintos específicos para cães já são suficientes.

  • O cinto de segurança não deve prender o cão 

Na hora de escolher um modelo de cinto de segurança de cachorro, procure um que não prenda o animal. Lembre-se que ele precisa deitar e sentar, afinal, quem não gosta de viajar com conforto? Não precisa comprar um cinto de dois metros, mas também não precisa ser um de 10 centímetros.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Cinto de segurança de cachorro: legislação não estabelece o uso do acessório, mas não permite que animais fiquem soltos no carro.
    Cinto de segurança de cachorro: legislação não estabelece o uso do acessório, mas não permite que animais fiquem soltos no carro.

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Cinto de segurança para cachorro: legislação brasileira não permite o transporte de animais soltos no veículo

    De acordo com a Lei Nº 9605/1997, qualquer ser vivo pode ser transportado no automóvel, desde que não atrapalhe o condutor do veículo. Ou seja, seu cachorro não pode ir no colo, apoiado no seu braço ou deitado nos pés do motorista. Também não podem seguir viagem soltos. Não deixar o cachorro com livre acesso dentro do carro é uma medida de segurança muito importante. E, claro, nenhum animal pode ser transportado na parte externa do veículo. 

    O problema é que a lei não explica como você deve transportar seu animal. Ela não obriga o uso do cinto de segurança, caixa de transporte ou cadeirinha: isso tem que partir do bom senso de cada tutor. No caso, a lei permite multa caso você seja parado e o seu bichinho não esteja preso corretamente ao cinto, sendo considerada uma infração média - que debita quatro pontos da carteira e pode gerar uma multa de mais ou menos R$130. No caso de um animal sendo transportado na área externa do veículo, a infração é de caráter grave, com perda de cinco pontos na carteira e uma multa de aproximadamente R$195. 

    Redação: Júlia Cruz

    Como cortar a unha do gato sem se machucar ou deixá-lo estressado?

    Próxima matéria

    Como cortar a unha do gato sem se machucar ou deixá-lo estressado?

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Pequinês: tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro pequeno

    Para quem procura por raças de cachorro pequeno, o Pequinês pode ser a companhia perfeita. Além de se adaptar muito bem a apartamentos e outros espaços reduzidos, esse pequeno cãozinho é dotado de uma personalidade carinhosa, amigável e extremamente leal aos seus humanos. Apesar da baixa estatura, o cachorro Pequinês também é super corajoso, e uma das maiores provas de que tamanho não é documento. 

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    Cachorro com diarreia: o que fazer e quando levar o cão ao veterinário?
    Diarreia

    Cachorro com diarreia: o que fazer e quando levar o cão ao veterinário?

    Ver o cachorro com diarreia não é raro, mas você sabe identificar as causas ou quando o caso é grave e o pet precisa ser consultado por um veterinário? Normalmente, não costuma ser nada grave, portanto, nem precisa se desesperar! Nessa matéria, vamos tirar suas dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Ver Todas >

    Como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente? Veja dicas de produtos, soluções e acessórios
    Cuidados dos animais

    Como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente? Veja dicas de produtos, soluções e acessórios

    Só quem tem um bichinho de estimação sabe como o cheiro de xixi de cachorro pode ser desagradável no ambiente, principalmente se ele tiver o hábito de marcar território ou tiver urinado em tapetes ou estofados. Mas calma, nem tudo está perdido. Mesmo que seja uma tarefa que muitos pensam ser impossível, existem algumas técnicas bem úteis e práticas de como tirar cheiro de xixi de cachorro do ambiente. 

    Como limpar olho de cachorro com remela?
    Cuidados dos animais

    Como limpar olho de cachorro com remela?

    Os cuidados com os olhos do cachorro são muito importantes e devem fazer parte da rotina. Como qualquer outra parte do corpo do cãozinho, os olhos merecem atenção, já que são uma porta de entrada para diferentes infecções. O olho do cachorro com remela pode indicar problemas como a conjuntivite canina. Por isso, saber como tirar remela do olho do cachorro do jeito certo é muito importante para não piorar o quadro. 

    Roupa de frio para cachorro: seu pet realmente precisa?
    Cuidados dos animais

    Roupa de frio para cachorro: seu pet realmente precisa?

    Sempre que o inverno se aproxima, uma dúvida que permeia a mente de muitos tutores é se o cachorro sente frio ou não com a queda da temperatura. A resposta para isso é sim: os cães são sensíveis às mudanças climáticas, e algumas raças podem sentir mais frio do que outras. O tipo de pelagem - assim como a sua abundância - são fatores que influenciam nisso e todo tutor deve levar isso em consideração antes de comprar uma roupinha de inverno para os cães. 

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção
    Cuidados dos animais

    5 partes do corpo do gato que todo tutor precisa prestar atenção

    Você já parou para olhar o dente do seu gato hoje? E as patas de gato? A boca também foi verificada? Durante o dia, dificilmente paramos para analisar essas partes do corpo dos nossos animais de estimação, mas a verdade é que elas merecem muito cuidado. Muitas vezes deixamos passar uma ferida na orelha do gato ou um tártaro no dente, e isso pode estar incomodando o bichinho. 

    Ver Todas >