Mesmo sendo pequeno, o cachorro Chihuahua carrega a fama de bravo e nervosinho. O que muitos não sabem é que ele não é assim no dia a dia. Mesmo que a dominância faça parte do temperamento da raça, o Chihuahua tem um lado carinhoso, apegado ao dono e muito protetor. No fim das contas, ele acaba sendo um ótimo cão de companhia. Não é à toa que todo mundo que tem um doguinho da raça é completamente apaixonado por ele.

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas será que você sabe como é conviver com um Chihuahua? Personalidade, temperamento e outras características devem ser levadas em consideração antes de abrir as portas de casa para um pet da raça. Por isso, o Patas da Casa reuniu tudo sobre Chihuahua que você precisa saber: conheça melhor essa raça de cachorro incrível aqui embaixo!

Como a personalidade do cachorro é formada?

No universo canino, cada cãozinho pode ter uma personalidade e comportamento diferente. Geralmente isso varia de raça para raça, porque tem questões genéticas envolvidas, mas a maneira como os animais são criados também têm uma forte influência nisso. Do ponto de vista genético, a origem e funções exercidas pelo cachorro no passado podem ter um impacto na forma como alguns animais se comportam. Uma raça que servia como cão de guarda, por exemplo, tem o instinto de proteção muito mais aflorado do que um cão de pastoreio.

Há também outros fatores que interferem na personalidade de cães como o cachorro Chihuahua. O temperamento do animal tem muito a ver com a criação que ele recebe em casa. Isso quer dizer que mesmo aquelas raças que parecem difíceis de lidar podem ter um comportamento muito melhor se for socializada e adestrada corretamente.

Personalidade do Chihuahua: tudo que você precisa saber

As fotos do cachorro Chihuahua sempre mostram o quanto ele é pequeno e fofo, mas sabia que por trás das imagens tem um cachorro pequeno que é pura coragem? Só quem conhece a raça de perto sabe como esses animais são incrivelmente destemidos e estão sempre prontos para defender a família. Os cães da raça Chihuahua são muito fiéis aos donos e parecem não ter uma noção do próprio tamanho, porque têm uma disposição e tanta para enfrentar qualquer pessoa ou animal que possa ameaçar quem ele ama.

O temperamento de Chihuahua também é marcado pela necessidade de dominar o espaço. Ou seja, são cães que não aceitam facilmente ordens e podem ser um pouco difíceis de “domar”, mas não é nenhuma missão impossível. O tutor deve impor certos limites na convivência com o Chihuahua. Perfil da raça, por mais dominante que seja, costuma responder relativamente bem aos reforços positivos e no dia a dia é um excelente cão de companhia.

Vale dizer que, embora existam duas variedades da raça (Chihuahua pelo curto e Chihuahua pelo longo), temperamento dos cães não muda. Ou seja, quando falamos de um cachorro da raça Chihuahua, o comportamento do animal é basicamente o mesmo, independentemente do comprimento dos pelos. 

Chihuahua: coragem em tamanho reduzido

O menor cachorro do mundo é sinônimo de coragem e bravura! No alto dos seus 20 cm (em média), o Chihuahua tem como uma das suas principais características o instinto de cão de guarda. É uma raça que está sempre atenta aos perigos que você pode enfrentar e que assume um lado ainda mais protetor perto dos donos. Ou seja, se alguém desconhecido se aproximar e o cachorro da raça Chihuahua encarar a presença dessa pessoa como ameaça, pode se preparar para lidar com um cãozinho bem valente!

O Chihuahua é aquele tipo de cachorro que não cresce, mas que também parece não ter noção do próprio tamanho. Ele não se importa de encarar um cão muito maior do que ele, por exemplo, se achar que isso pode representar um perigo para alguém da família. Por isso, uma das principais características do Chihuahua é a sua enorme coragem, determinação e senso de proteção.

O Chihuahua é bravo? Por que a raça fica se tremendo?

Muita gente acha que o Chihuahua é bravo, mas não é bem assim. Como já foi dito, esse é um cão que é muito corajoso e até um pouco territorialista, então é natural que ele reaja de maneira mais desconfiada perto de quem não conhece. Não se preocupe: em questão de comportamento, Chihuahua jamais ataca gratuitamente as pessoas. Ele não morde, mas pode latir e rosnar se houver qualquer sinal de ameaça a quem ele ama (afinal, faz parte do instinto protetor da raça).

A tremedeira do Chihuahua nem sempre tem a ver com nervosismo. Na realidade, o cachorro tremendo por vários motivos diferentes: estresse, frio, medo, excitação, hipoglicemia (baixo nível de açúcar) e alguns problemas de saúde. É importante avaliar qual é o caso do seu amigo - e, se necessário, buscar ajuda profissional.

Como acalmar um Chihuahua?

No Chihuahua, temperamento "explosivo" muitas vezes se sobressai. Para acalmar um cachorro da raça, o ideal é manter uma rotina de passeios adequada para ajudar a reduzir o estresse. Estímulos dentro de casa a partir do enriquecimento ambiental também são necessários e aumentam a qualidade de vida do pet, além de acalmá-lo.

Temperamento dominante é um forte traço da raça de cachorro pequeno

A tendência de ser dominante pode fazer com que o Chihuahua precise de treinamento para entender limites. O comportamento de um cachorro dominante geralmente é marcado pela defesa do dono em qualquer situação (mesmo sem estar correndo perigo); insistência para brincadeiras e tolerância quase zero para ordens. Por isso, quando falamos de temperamento, Chihuahua se destaca como um animal dominante.

O amor pelo dono faz com que os tipos de Chihuahua gostem de agradar o tutor, mas ao mesmo tempo a personalidade naturalmente forte faz com que a raça tente exercer a dominância na relação com os donos. Se não tiver limites, o Chihuahua pode acabar ficando mimado. É bom investir no treinamento com estímulos positivos desde cedo: isso ajuda a mostrar que o líder é você. Na hora de escolher um bom nome de cachorro, os nomes para Chihuahua podem levar em consideração esses traços.

Cachorro Chihuahua é apegado com a família?

Mesmo tendo bastante energia para gastar, o Chihuahua é, essencialmente, um cão de companhia. Não é à toa que em boa parte das fotos de Chihuahua que a gente encontra por aí ele aparece como o “cachorro de madame”, que ama ficar no colo, ser carregado e fica super bem recebendo carinho. Ele é bem dependente do dono e não gosta de ficar sozinho por longos períodos de tempo: dar atenção é necessário para evitar questões como a ansiedade de separação e a agressividade.

Isso quer dizer que sim: as raças de Chihuahua são bem apegadas com os tutores. Porém, o que nem todo mundo sabe é que é comum que o Chihuahua acabe dando preferência a um membro da família. Ele convive bem com todos, mas sua fidelidade e lealdade fica mais ligada a uma única pessoa da casa.

Quanto tempo um Chihuahua pode ficar sozinho?

Para o Chihuahua, família é muito importante. Esse é um cachorro que não consegue ficar muito tempo sozinho em casa. Por isso, o ideal é que os tutores se ausentem apenas por curtos períodos, em torno de 2 horas, já que a falta de companhia pode deixar o cãozinho irritado.

Veja algumas fotos do Chihuahua para se apaixonar!

 

Cachorro Chihuahua com língua de fora e olhos estreitosChihuahua pelo longo sentado no sofá olhando para cimaCachorro Chihuahua passeando na ruaDois Chihuahuas fazendo carinho um no outroChihuahua com dentes à mostra, bravoCachorro Chihuahua dormindoChihuahua  sentado ao ar livre em florestaChihuahua deitado em piso de madeiraChihuahua sentado olhando para frente felizCachorro Chihuahua comendo um petisco

 

O cachorro Chihuahua pode latir bastante

Os intensos latidos de cachorro são comuns em uma casa com um Chihuahua. Seja na rua ou em casa, ele está sempre atento ao que acontece ao seu redor, então é comum que a raça de cachorro Chihuahua aumente a quantidade e intensidade dos latidos quando algum estranho se aproxima. O comportamento pode ser amenizado se ele for socializado desde os primeiros meses de vida. Ainda assim é bom saber que os latidos são um traço da personalidade do Chihuahua.

Por que Chihuahua late tanto?

Características da raça incluem a vocalização nos mais variados momentos. O cão tem o hábito de usar toda a sua potência vocal para conseguir o que quer - seja alertar alguma movimentação estranha, ou avisar que o pote de ração está vazio. O Chihuahua não tem um latido muito poderoso e forte, mas costuma ser incômodo e um pouco irritante.

É possível adestrar um Chihuahua?

Mesmo estando entre as raças de cachorro mais barulhentas, o adestramento costuma controlar bem o temperamento do Chihuahua e amenizar a questão dos latidos. A melhor maneira de fazer isso é utilizando reforços positivos para despertar o interesse do cão: com guloseimas, elogios, brinquedos e carinho, o Chihuahua tende a responder muito melhor aos comandos de obediência. Mas também não espere que isso aconteça da noite para o dia, pois como já foi dito, os cães da raça Chihuahua tendem a ser dominantes e dificilmente acatam ordens de primeira.

Com um bom treinamento e o auxílio das recompensas, é possível transformar o Chihuahua em um animal mais obediente e resolver os problemas comportamentais. Também é importante ter em mente que castigos e punições não são a melhor alternativa para conter atitudes indesejáveis, pois podem despertar um lado ainda mais teimoso do Chihuahua. Raça de cachorro só aprende com paciência, persistência e estímulos positivos!

Chihuahua precisa ser estimulado físico e mentalmente

Uma coisa que chama a atenção no Chihuahua: o tamanho dele. As fotos de cachorro Chihuahua por si só já mostram como esse é um cão pequeno que pesa entre 3 e 4 kg na vida adulta e não mede muito além de 20 centímetros. Mas mesmo sendo bem miúda, a raça deve se exercitar e precisa de estímulos físicos e mentais na sua rotina.

A grande questão é que o Chihuahua não deve investir em exercícios pesados, caminhadas longas e brincadeiras mais brutas. Ou seja: caminhadas leves e curtas já são suficientes para ele não desenvolver o sedentarismo, se manter saudável e fazer jus à alta expectativa de vida das raças de cachorro pequeno . Em casa, o enriquecimento ambiental com brinquedos e brincadeiras são uma boa forma de deixar o Chihuahua ativo e satisfeito.

A relação do cão da raça Chihuahua com crianças, estranhos e outros animais

O comportamento do Chihuahua é influenciado principalmente pelo seu instinto protetor e necessidade de defender sua família em todos os momentos (mesmo que ninguém corra perigo). Ou seja, o relacionamento da raça com estranhos não costuma ser dos melhores, pois ele tem uma desconfiança natural de quem não é da família.

Relação com crianças — Quando falamos do Chihuahua, cachorro costuma se dar bem com crianças. Mas, embora os cães da raça Chihuahua convivam bem com os pequenos, as interações precisam ser supervisionadas. Algumas brincadeiras podem ser desagradáveis para o animal, que vai assumir uma postura defensiva por instinto. Por isso, além de ensinar crianças e cachorros a respeitarem os limites uns dos outros, é importante que sempre tenha um adulto presente com os dois.

Relação com estranhos — Os cachorros da raça Chihuahua são naturalmente desconfiados, e por isso não dão o braço a torcer quando chega alguém que eles não conhecem no recinto. Para evitar essa desconfiança excessiva, o ideal é acostumá-los desde cedo com a presença de outras pessoas.

Relação com outros animais — Mesmo com toda a coragem da raça de cachorros Chihuahua, esse é um cãozinho que costuma se dar relativamente bem com outros pets, se for bem socializado. Para não ter erro com o seu Chihuahua, cão deve conhecer outros "aumigos" logo depois de ser totalmente vacinado e vermifugado.

Expectativa de vida do Chihuahua é bem alta

Já se perguntou quanto tempo vive um Chihuahua? A expectativa de vida da raça é uma das maiores que tem, podendo chegar a 20 anos! Claro que tudo vai depender das condições de saúde de cada Chihuahua, cuidados que o animal recebe e da maneira como ele é tratado, mas esse é um cãozinho que costuma estar ao lado da família por longos anos.

O que devo saber antes de comprar um Chihuahua?

O cachorro de raça Chihuahua tem boa longevidade, mas está propenso a sofrer com problemas como luxação de patela, doenças oculares e problemas cardíacos. Os check-ups são fundamentais! Também é importante ter em mente que esse é um cachorro pequeno "bravo", por isso precisa ser adestrado e socializado desde cedo.

Se você estiver pensando em ter um Chihuahua, preço do filhote não é dos mais baratos. Pelo contrário, a raça está entre os cachorros mais caros do mundo e pode custar entre R$3.000 e R$10.000.

Dicas para conviver melhor com a raça de cachorro Chihuahua

Quem vê as fotos de um Chihuahua logo se encanta pela fofura da raça! Mas quem convive com o cãozinho no dia a dia, sabe que nem sempre as coisas são fáceis. Por isso, seguir algumas dicas às vezes pode ajudar bastante a deixar o cachorro Chihuahua mais tranquilo, menos desconfiado e mais obediente. Confira!

  1. O adestramento de cães da raça Chihuahua deve começar logo no começo da vida. Quanto antes o cãozinho aprender quem é o líder da casa, mais fácil será lidar com ele na fase adulta!
  2. A socialização é importante para acalmar o temperamento do Chihuahua. Uma das principais características da raça é a desconfiança. A partir do momento em que o animal cresce acostumado com diferentes pessoas e animais, menos desconfiado ele fica.
  3. Não deixe o Chihuahua sozinho por longos períodos. Os latidos frequentes da raça acontecem por vários motivos, e a ansiedade de separação é um deles. Por serem muito apegados, os Chihuahua não gostam de ficar sozinhos por muito tempo.
  4. Estímulos físicos e mentais ajudam a gastar a energia do cachorro e deixá-lo mais tranquilo. Às vezes o Chihuahua fica mais estressado e ansioso do que o normal porque não gasta energia suficiente. Separe uma parte do dia para brincar com ele!
  5. O tutor deve entender a personalidade do Chihuahua. Mesmo seguindo todas as etapas, a raça Chihuahua tem suas manias que são inerentes a ela. Por isso, aprenda a lidar com seu doguinho e amá-lo desse mesmo jeito.

Publicado originalmente em: 01/11/2019

Atualizado em: 30/01/2024