close
Cuidados

Cheiro de cachorro em casa: quais são os odores mais comuns e como amenizar?

Atualizado · 07 de fevereiro de 2022 · 12h14

Publicado · 07/02/2022 · 12h14

O cheiro de cachorro pode ser causado por diferentes situações, mas nada que alguns cuidados não resolvam
O cheiro de cachorro pode ser causado por diferentes situações, mas nada que alguns cuidados não resolvam

A convivência com cachorros é uma grata surpresa! Companheiros e cheios de amor para dar, esses animais não carregam o título de melhores amigos do homem à toa. No entanto, quem tem um ou mais cães em casa já deve saber que o cheiro de cachorro às vezes se torna um pequeno problema se alguns cuidados não forem tomados. A limpeza do ambiente, bem como cuidar da saúde e da higiene do pet, são pequenas atitudes que fazem toda a diferença nessas horas.

Como existem vários tipos de cheiro de cachorro que podem afetar o seu lar, alguns tutores às vezes ficam sem saber o que fazer para melhorar a situação. Mas não se preocupe: o Patas da Casa preparou um pequeno guia com tudo que você precisa saber sobre os odores causados pelo seu doguinho, e como tirar cheiro de cachorro de casa e outros espaços. Confira!

Quais são os cheiros de cachorro que podem se espalhar pela casa?

Antes de saber o que é bom para tirar odor de cachorro do lugar onde ele vive, que tal entender um pouco mais sobre os tipos de cheiro que esses animais exalam? Ao contrário do que muitos pensam, não é só o xixi de cachorro que pode deixar o ambiente com mau cheiro: existem também cheiros típicos que os cães podem emanar em algumas situações. Por isso, tanto a higiene do pet quanto do próprio ambiente merecem muita atenção. Veja abaixo quais as situações mais comuns que podem alterar o cheiro do pet:

1) Cheiro de xixi de cachorro

Esse é um dos odores que se instala nos lugares com mais facilidade, e por isso é um dos mais notados pelos tutores. O cheiro de xixi de cachorro pode ser mais ou menos forte, dependendo do material escolhido para coletar as necessidades do seu amigo. Os tapetes higiênicos, por exemplo, são a opção mais apropriada para isso e conseguem reter bem a urina do pet, diferente de um jornal velho. No entanto, mesmo com um material adequado, o cheiro de xixi de cachorro fica muito evidente se não houver a correta limpeza do espaço.

2) Higiene inadequada do animal

O banho de cachorro é um cuidado essencial com os nossos amigos de quatro patas. Além de ser uma forma de prevenir doenças fúngicas e outros problemas de pele, é o que ajuda a remover as sujeiras que ficam acumuladas entre os pelos do animal no dia a dia - e que, consequentemente, podem causar mau cheiro com o passar do tempo. Por isso, siga as recomendações do médico veterinário sobre a frequência de banho em cachorro e não deixe de higienizar também os lugares que ele tem acesso.

3) Problemas na pele de cachorro

Alergias no cachorro, dermatites e infestações de parasitas normalmente causam odores no corpo do animal e devem servir como um alerta. É por isso que, ao reparar que seu doguinho está com um cheiro muito forte, o melhor a se fazer é investigar a causa disso com a ajuda de um veterinário. Só ele poderá orientar a melhor forma de tratar o quadro do pet.

4) Otite canina

Outro problema de saúde que merece certa atenção é quando o cheiro de cachorro fica mais forte e concentrado apenas nas orelhas do animal. Geralmente isso é um indicativo de que existe uma inflamação local, que aumenta a produção de cera e deixa o cachorro com mau cheiro no ouvido. Nesses casos, uma avaliação médica é fundamental para começar o tratamento mais apropriado para o cão. E mesmo que seu animal não apresente nenhuma infecção, é importante manter a higiene das orelhas e ouvidos, utilizando produtos de uso veterinário.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Uma das formas de como tirar cheiro de cachorro do espaço é com a limpeza do ambiente e banhos frequentes
    Uma das formas de como tirar cheiro de cachorro do espaço é com a limpeza do ambiente e banhos frequentes

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5) Cachorro com mau hálito

    O cachorro com mau hálito não é exatamente uma situação normal, mas pode acontecer principalmente quando não se cuida direito da higiene bucal do pet. Os cães, assim como os humanos, precisam escovar os dentes regularmente para prevenir o tártaro, mau hálito e outros problemas bucais. Por isso, esse acaba sendo um cheiro de cachorro comum em animais que não recebem esse cuidado - e o cheiro pode facilmente se espalhar pelo ambiente por meio da baba.

    6) Cachorro com chulé

    Sabe aquele cheiro salgadinho da pata de cachorro? Apesar de peculiar, ele é mais comum do que se imagina e é, basicamente, como se fosse um “chulé” nos cães. No entanto, existe uma explicação lógica para esse cheirinho: os cachorros possuem glândulas sudoríparas nos coxins (patas) e regulam a temperatura corporal por ali. Com isso, a região acaba ficando mais úmida, o que aumenta a proliferação de microrganismos na sua superfície e gera o cheiro de chulé.

    7) Cachorro com gases

    As flatulências podem ocorrer por diferentes motivos, e é um odor que dificilmente passa despercebido. Além de forte, o cheiro também pode ficar impregnado no ambiente e requer alguns artifícios para fazê-lo sumir. Mesmo que seja algo natural do organismo canino, ao perceber um cachorro com gases muito frequentes, é necessário buscar ajuda, pois há chances de o animal estar com problemas digestivos.

    Cheiro de cachorro: algumas raças podem apresentar odores mais fortes do que outras

    Além de tudo que já foi dito, existem algumas raças de cachorro que apresentam maior predisposição para exalar odores característicos. Nesse caso, os cuidados com esses animais e a limpeza do ambiente devem ser ainda maiores. As raças de cachorro com cheirinho mais forte são:

    Como tirar cheiro de cachorro do ambiente?

    Se você deseja saber como tirar cheiro de xixi de cachorro ou qualquer outro odor do espaço onde vive, não precisa mais se preocupar: uma boa higiene do ambiente é capaz de resolver tudo. Existem produtos específicos que funcionam como neutralizadores de odores e deixam qualquer lugar mais agradável, como a linha Veja® Pets , que é ideal para higienizar e anular os odores que os pets deixam na sua casa. Além de ser um limpador de uso diário específico para cães e gatos, o produto tem diferentes fragrâncias que deixam qualquer lugar mais cheiroso. Veja Pets está disponível nas versões citrus, herbal e floral. 

    Redação: Juliana Melo

    *Matéria produzida em parceria com Veja Pets

    **Veja Pets não é um produto de higiene veterinária. Para mais informações, leia instruções no rótulo do produto.

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Próxima matéria

    Cocô de gato: o que indica sobre a saúde do pet e muito mais

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
    Saúde

    Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

    Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

    Vitamina para cachorro: veterinária explica em quais situações os suplementos são recomendados!
    Alimentação

    Vitamina para cachorro: veterinária explica em quais situações os suplementos são recomendados!

    Quando falamos da alimentação dos nossos peludos, sempre surge aquela preocupação em relação aos nutrientes. A ração é suficiente para que se mantenham fortes e saudáveis ou é necessário inserir uma vitamina para cachorro nessa rotina? A verdade é que depende de muitos fatores e um deles é o estado geral da saúde e a idade do animal. A escolha de uma ração de qualidade é determinante para oferecer todos os nutrientes que ele precisa. Cães filhotes, idosos e cadelas prenhas, por outro lado, podem acabar precisando de um suplemento vitamínico. Para entender melhor em quais situações a vitamina para cachorro é recomendada, conversamos com a Caroline Mouco Moretti, médica veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular. Veja o que a especialista falou!

    Ver Todas >

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?
    Cuidados dos animais

    Fralda para gato com incontinência urinária: como usar?

    Gatos são animais super limpinhos. A maioria deles se adapta bem à caixa de areia para fazerem suas necessidades e gostam desse ritual. Porém, por causa de questões relacionadas à saúde, como incontinência urinária, gatos acabam precisando usar fralda. Imagine o ta

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!
    Cuidados dos animais

    Conheça 8 plantas que gatos podem comer!

    Os gateiros devem ter um cuidado enorme com a escolha de flores para decorar a casa, principalmente porque existem várias plantas tóxicas para gatos, como é o caso da hera, lírio e espada-de-são-jorge. Mas, ao contrário destas espécies “perigosas”, também existem plantas que gatos podem comer e que são completamente seguras, sem chances de provocar mal estar ou intoxicar os felinos.

    Como construir um canil para cachorro adequado?
    Cuidados dos animais

    Como construir um canil para cachorro adequado?

    Quando falamos de canil para cachorro, o primeiro lugar que nos vem à mente são os abrigos para animais. Porém, canil para cachorro também é o nome dado a um cantinho feito especialmente para seu pet se divertir em uma área externa. Essa é a melhor solução para quem não pode deixar o doguinho dentro de casa ou quer oferecer um cantinho para ele no quintal. Qualquer cão se beneficia desse modelo de casinha para cachorro - grande, pequeno, de raça ou vira-lata. 

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de
    Cuidados dos animais

    Pata de cachorro: veja como amenizar o cheiro de "chulé" do seu cãozinho

    Existem diferentes causas para o chulé em cachorro mas, seja qual for o motivo, o cheiro de “salgadinho” na pata de cachorro pode incomodar bastante quem vive com o pet. Muitos tutores não sabem o que fazer quando o cachorro tem chulé, mas a verdade é que o problema pode ser amenizado de maneiras mais simples do que você imagina. O Patas da Casa te explica como limpar pata de cachorro corretamente e dá dicas de produtos (como o hidratante para patas de cachorro) que vão ajudar - e muito - a acabar com o odor. Confira!

    Ver Todas >