Cachorro com olho inchado, vermelho e remelando não é uma situação normal. Em muitos casos, isso pode ser um indicativo de doença no olho do cachorro, e é importante ficar atento a quaisquer outros sintomas que possam aparecer para procurar a ajuda de um profissional. Dentre as doenças nos olhos do cachorro, as mais comuns são conjuntivite, catarata, glaucoma, úlcera na córnea, síndrome do olho seco e a uveíte em cães. Em alguns casos, o cachorro com olho remelando e vermelho também pode ser um sinal de alergia a alguma substância que ele teve contato ou alimento que ingeriu. Para entender como essas doenças podem afetar os olhos dos animais, separamos as informações mais importantes sobre cada uma delas. Vem que a gente te explica! 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uveíte em cães: lacrimação e inchaço são os sinais mais comuns

Mais comum do que se pensa, a uveíte em cães é uma inflamação ocular que costuma deixar o cachorro com olho vermelho e inchado. Ela atinge uma área muito sensível dos animais: a úvea, camada do olho que vasculariza o globo ocular. Por isso, é fundamental ficar atento aos sintomas e procurar um médico veterinário o quanto antes para tratar este problema no olho do cachorro. Geralmente, os cães lacrimejam bastante e ficam com os olhos inchados e mais sensíveis à luz. Em alguns casos, também pode ocorrer pontos de sangramento, deixando o cachorro com olho vermelho. 

Com a confirmação do diagnóstico, o médico indica o melhor tratamento para o caso, que geralmente consiste no uso de medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos e antibióticos. Apesar de ser um procedimento delicado e que requer muita atenção, a uveíte em cães tem grandes chances de ser curada se for tratada corretamente.

Cachorro com olho vermelho e remelando pode ser conjuntivite

Assim como os humanos, os cãezinhos também podem desenvolver a conjuntivite. Esse problema no olho do cachorro trata-se de uma inflamação da membrana conjuntiva que pode ser causada por vírus, bactérias ou substâncias tóxicas. Mas, apesar de muita gente acreditar que a conjuntivite em cachorro não é nada demais, a falta de tratamento adequado pode levar à cegueira. Para identificar este tipo de problema no olho do cachorro, não é muito difícil.

Geralmente, os tutores são capazes de perceber o cachorro com olho remelando e vermelho, que são considerados os principais sintomas da doença. Além deles, o cachorro com conjuntivite também pode lacrimejar com frequência e ter certa dificuldade em manter os olhos abertos. Ao notar qualquer sinal dessa doença nos olhos do cachorro, procure um médico veterinário imediatamente. Dependendo da gravidade do caso, podem ser indicados colírios ou antibióticos para a conjuntivite canina, além da limpeza várias vezes ao dia. Mas atenção: nada de tentar automedicar o seu pet. É imprescindível o acompanhamento de um médico veterinário.

Doenças nos olhos dos cães: fotos para você comparar os sintomas

 

A catarata em cachorro pode ser observada pela opacidade do cristalino do olho do animal A uveite em cães é caracterizada pelo olho vermelho e inchado O cachorro com conjuntivite, além do olho vermelho e inchado, também costuma lacrimejar bastante Cachorro com olho vermelho: a úlcera de córnea afeta a superfície dos olhos, deixando-os vermelhos Cachorro com olho remelando em excesso é um dos principais sintomas da síndrome do olho seco O glaucoma é uma doença no olho do cachorro que pode deixar a região esbranquiçada e levar a cegueira

 

Catarata em cachorro: como reconhecer o problema?

 

Outra doença nos olhos do cachorro é a catarata, problema ocular bastante comum e que afeta diretamente o cristalino do animal, impedindo-o de enxergar normalmente. Isso faz com que os cães percam a noção de espaço e é possível identificar esse problema no olho do cachorro com observações cotidianas. Normalmente, os cachorros passam a ter dificuldade para andar por ambientes desconhecidos e também podem bater o focinho nos lugares sem querer, já que eles deixam de enxergar bem. Mas, além da falta de noção de espaço, os cachorros também sofrem uma alteração no globo ocular, que deixa o cristalino branco e opaco. Com o tempo, a região também pode se tornar levemente acinzentada ou azulada, e, se não for tratada corretamente, esta doença em olho de cachorro pode deixar o seu amigo de quatro patas cego. Por isso, é importante saber identificar os sintomas e procurar um veterinário o quanto antes para dar início ao tratamento. 

Síndrome do olho seco é uma inflamação na córnea

Embora não seja muito falada, a síndrome do olho seco é uma inflamação que acomete a córnea, o tecido conjuntivo e as glândulas lacrimais dos olhos dos cães. Este é um problema no olho do cachorro que desestabiliza a hidratação na região, deixando o olho do animal extremamente vulnerável. Quando isso acontece, um dos sintomas que pode ser percebido é o cachorro com olho remelando em excesso ou piscando com muita frequência, demonstrando ter alguma irritação no local. O tratamento para olho seco vai depender da análise feita por um médico veterinário.

Glaucoma em cachorro e úlcera de córnea também são problemas comuns

O glaucoma em cachorro é outra doença bastante comum. Apesar de silenciosa, essa é uma inflamação progressiva e que pode trazer sérias consequências para a visão do seu amigo de quatro patas. Isso porque ela é caracterizada pelo aumento da pressão intraocular e, se não for tratada rapidamente, pode levar à cegueira. Os sintomas mais comuns da doença no estágio inicial são cachorro com olho remelando, vermelho e com a perda dos reflexos e da visão de forma gradativa. Já em casos mais graves, o glaucoma também pode deixar o olho do animal esbranquiçado.

A úlcera na córnea, por sua vez, é caracterizada por uma lesão na superfície dos olhos que pode acontecer por causa de fatores externos, como traumas, infecções e o contato com substâncias tóxicas. Nesse caso, é possível observar o cachorro com olho vermelho, piscando muito e com lacrimação excessiva. O tratamento pode variar de acordo com cada caso.

Redação: Juliana Melo