Gato

Castração de cachorros e gatos: cientista brasileira desenvolve método de esterilização não cirúrgica

Publicado - 13 Abril 2022 - 17h50

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

A castração de cachorro e gato é uma medida necessária não apenas para diminuir o número de animais abandonados nas ruas, como também para cuidar da saúde e bem-estar desses bichinhos. Além de evitar que cães e gatos engravidem, o procedimento ajuda a prevenir várias doenças e até melhora o comportamento dos pets. No entanto, quando o assunto é castrar gato e cachorro, muitos tutores ficam apreensivos e com receio de submeter os animais à intervenção cirúrgica.

Como uma alternativa à cirurgia, a médica veterinária brasileira Carolina Madeira Lucci, em conjunto com outros pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), desenvolveu uma técnica de castração de cães e gatos que não envolve procedimentos cirúrgicos. “O método ainda está em fase experimental, e por isso não está disponível. Agora que temos certeza da efetividade e segurança é que vamos começar a aplicar em gatos (de maneira controlada) e posteriormente em cães”, explica. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Castração de animais: entenda como funciona o método de esterilização não-cirúrgica

A pesquisa, intitulada “Alternativas nanotecnológicas para a castração não cirúrgica de animais machos”, é baseada em um método muito simples e prático de ser feito. Nesse tipo de castração, o cachorro ou gato macho terá nano partículas de óxido de ferro injetadas nos testículos. Em seguida, duas técnicas de esterilização são possíveis: a aplicação de um campo magnético ou de uma luz LED no local. O animal deve estar sedado durante todo o procedimento, que dura em torno de 20 minutos.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

No primeiro caso, a aplicação de campo magnético (magneto hipertermia) é feita na região dos testículos, então as nano partículas geram calor apenas no local da aplicação. Já na segunda técnica, um LED infravermelho é utilizado e as nano partículas transformam a luz em calor, possibilitando a esterilização. Em ambos os procedimentos a temperatura alcança cerca de 45 graus, mas não há risco de queimaduras.

Um ponto importante é que a castração de cães ou gatos não-cirúrgica é direcionada exclusivamente para os machos. O motivo disso é a facilidade de acesso aos testículos, que ficam para fora do corpo do animal. Além do mais, as gônadas masculinas também possuem mais sensibilidade ao calor, e sabe-se que altas temperaturas podem prejudicar o processo de produção de espermatozoides, deixando o animal infértil. Ou seja, nessa metodologia só é possível fazer a castração de gato macho ou de cachorro macho. As fêmeas não estão incluídas no processo porque os ovários ficam localizados em uma área mais interna do corpo e não apresenta a mesma sensibilidade térmica.

Para tirar as principais dúvidas sobre o método de castração de gato e cachorro não-cirúrgico, entrevistamos a dra. Carolina Lucci, que é coordenadora do projeto na UnB. Veja abaixo o que ela nos contou!

Patas da Casa: Como a injeção de nano partículas de óxido de ferro atua nos testículos dos animais, sendo capaz de castrar cachorro e gato?

Carolina Lucci: As nano partículas de óxido de ferro que utilizamos possuem a capacidade de responder a um campo magnético externo, ou a uma luz de LED de comprimento de onda específico, produzindo calor. Este calor (em torno de 45 graus) é gerado somente onde estão as nano partículas, e se propaga de dentro para fora dos testículos. 

Como os testículos são órgãos sensíveis ao calor (mais do que qualquer outro no organismo) e o processo de produção dos espermatozoides só ocorre a uma temperatura mais baixa que a temperatura corporal, este aquecimento temporário (por 15 minutos) causa a destruição das células que dão origem aos espermatozoides, levando à esterilidade definitiva. Com o passar do tempo, os testículos vão diminuindo de tamanho e chegam a desaparecer, e o animal não produz mais espermatozoides e nem testosterona. 

Saliento que as nano partículas sozinhas, sem a aplicação do campo magnético ou da luz, não têm efeito nenhum sobre a espermatogênese ou a integridade dos testículos. É preciso associar a injeção de nano partículas à fonte de energia (magnética ou luminosa) externa. Também é importante ressaltar que o método é seguro para a saúde dos animais, não tendo produzido efeitos colaterais imediatos e nem tardios nos animais tratados.

 

O cachorro castrado se torna menos territorialista e adota um comportamento mais tranquiloA castração de gato macho ajuda a diminuir as fugas e voltinhas pela rua

 

PDC: O método de castração não-cirúrgica é feito apenas em animais do sexo masculino. Existe alguma possibilidade de, futuramente, isso abranger as fêmeas?

 

CL: Este método baseado em hipertermia mediada por nano partículas é só para machos, devido à característica de sensibilidade ao calor que os testículos apresentam. Então, não se aplica às fêmeas. Outro método teria que ser desenvolvido para as fêmeas, considerando as especificidades da gônada feminina e também o fato de os ovários se localizarem dentro da cavidade abdominal.

PDC: Mesmo sem a cirurgia, é necessário anestesia geral para castrar cachorro ou gato nesse método? Há algum risco?

CL: Nós utilizamos anestesia geral. Os riscos são apenas aqueles inerentes ao processo de anestesia em si. Para os gatos, faremos uma sedação prévia dos animais, diminuindo o requerimento de anestésico geral, o que reduz ainda mais os riscos.

PDC: Existe alguma contraindicação ou condição de saúde que impeça o método de castração de animais não-cirúrgico?

CL: Apenas as condições de saúde que seriam impeditivas para qualquer procedimento, por mais simples que seja. Se o animal estiver doente, ele deve se recuperar antes de ser submetido a qualquer procedimento, seja ele cirúrgico ou não. Além disso, animais que tenham problemas como tumores de testículo ou de próstata, ou criptorquidismo, devem continuar sendo castrados pelo procedimento cirúrgico.

PDC: Em questão de custo e cuidados, quais as vantagens que essa metodologia oferece?

CL: Como ainda é um procedimento experimental, não temos o valor exato de quanto vai custar a aplicação do método desenvolvido. Provavelmente será mais barato que o cirúrgico pela simplicidade do procedimento e por não precisar de ambiente cirúrgico (sala e instrumental cirúrgico estéreis).

Em relação aos cuidados pós-castração, esta é realmente a maior vantagem do método, pois por não ser cirúrgico não exige acompanhamento posterior. No procedimento cirúrgico, o animal precisa tomar antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos por um período de 7 a 10 dias, e ao final precisa retirar pontos. No procedimento não-cirúrgico estes cuidados não serão necessários. O animal recebe uma dose de analgésico e anti-inflamatório no momento do procedimento e não precisa de acompanhamento posterior.

PDC: Qual foi a sua motivação para desenvolver essa pesquisa e como isso pode ajudar animais de rua e abrigos?

CL: Minha motivação foi justamente o grande número de animais abandonados que vemos pelas ruas. Estes animais se reproduzem, aumentando cada vez mais a população de animais errantes. Isso tanto é triste do ponto de vista do animal, que sofre nas ruas, como é um problema de saúde pública, pois estes animais sem dono podem transmitir doenças e causam problemas urbanos como espalhamento de lixo, acidentes de trânsito, brigas e agressões, e também é um problema ambiental, porque animais de rua, especialmente gatos, caçam pequenos animais silvestres. 

Infelizmente, não existem adotantes pra todos os animais que vivem nas ruas. Então, o método desenvolvido pode ajudar muito a diminuir a população de animais errantes, impedindo sua reprodução. 

Pela simplicidade e por não necessitar de ambiente especial pra ser realizado e nem de acompanhamento posterior, o método desenvolvido permite a castração de um grande número de animais, e pode ser associado ao sistema C.E.D. (captura, esterilização e soltura), onde os animais são castrados e devolvidos às ruas. Este sistema (C.E.D.) promove uma desaceleração do crescimento da população de animais de rua e a médio prazo sua redução, e tem sido adotado em muitos países. Para abrigos, onde muitas vezes há um grande número de animais, este método também pode ser bem interessante, já que os cuidados e possíveis complicações pós-operatórios gera custos e trabalho extra. 

Redação: Juliana Melo

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Alimentação

7 alimentos que cachorro não pode comer de jeito nenhum - o último é o pior deles

Existe uma longa lista de alimentos que cachorro não pode comer. Por mais que os cãozinhos sejam membros oficiais da família e prese...

Comportamento

Cachorro caramelo invade aula de dança e resolve mostrar todo o seu gingado natural

O vira-lata caramelo é um verdadeiro símbolo do Brasil e dos brasileiros. Ele sempre está nas aventuras mais inusitadas possíveis. J...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Ver todas