Uma pelagem bonita é um sinal de cachorro saudável, certo? Da mesma forma, quando algo não vai bem com a saúde do cachorro, a pele mostra logo algum sinal. A caspa em cachorro é uma das manifestações que acontece geralmente quando há alguma deficiência nutricional ou higienização inadequada do animal. Avistou algumas casquinhas brancas se soltando abaixo dos pelos do seu pet? Então continue lendo para saber tudo sobre cachorro com caspa e como livrar seu melhor amigo desse incômodo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro com caspa: como identificar o problema dermatológico

Assim como nos humanos, a caspa é resultado da descamação da pele. Seus rastros são pequenos pedacinhos de pele morta, que se apresentam em forma de casquinhas brancas e se soltam sempre que o animal se coça ou quando fazemos carinho nele. Como a sensação de coceira é constante enquanto a condição não for tratada - e o cachorro não vai se privar de coçar sempre que sentir vontade - é comum observar a formação de feridas na pele, que podem evoluir para infecções quando não recebem a devida atenção.

 

Além disso, a caspa de cachorro pode se apresentar de duas formas. A caspa seca costuma acometer raças como Cocker Spaniel, Labrador, Shar-Pei e Basset Hound, por exemplo, além de raças em que o pelo é mais longo. Também conhecida como Seborreia seca, esse tipo de caspa pode ser causada pelo ressecamento da pele do cachorro ou por consequência da infestação de parasitas, como pulgas. Já a seborreia oleosa surge como uma complicação da caspa seca, sendo caracterizada pela presença excessiva de gordura sobre a pele do animal. Somente o veterinário pode diagnosticar corretamente o problema.

 

Quais são as causas da caspa em cachorro?

Para desenvolver caspa, cachorro pode estar passando por uma série de situações. A maior delas pode ser evitada no cuidado diário:

  • Falta de banho e de escovação: pele com acúmulo de sujeira e pelos embolados são o ambiente ideal para a caspa se desenvolver;

  • Excesso de banho: por outro lado, dar mais banhos no cachorro que o necessário pode remover a camada de proteção da pele do cachorro e fazer com que o organismo trabalhe o dobro para compensar a perda, o que conhecemos como efeito rebote;

  • Alimentação inadequada: proteínas, Vitamina A e ômega 3 e 6 são alguns dos nutrientes que não podem faltar na dieta canina para garantir a saúde da pele;

  • Produtos impróprios: nada de usar sabonete, shampoo e condicionador humano no cachorro, pois o Ph não é adequado à pele do animal;

  • Alergias: cães que ficam expostos à poeira podem desenvolver alergia ao ácaro, o que causa muita coceira e descamação. Piolhos, pulgas e outras pragas também causam esse efeito; 

  • Estresse e ansiedade: o cachorro ansioso tende a se coçar muito na tentativa de se acalmar e pode acabar iniciando a descamação da pele.

 

A caspa seca   pode ser causada pelo ressecamento da pele do cachorro ou por infestação de parasitas.

A caspa seca pode ser causada pelo ressecamento da pele do cachorro ou por infestação de parasitas.

 

 

Como prevenir caspa no cachorro?

 

Sem dúvida, prevenir é melhor que remediar também no caso da caspa em cães. Até porque não é nada difícil fazer isso. O primeiro passo é cuidar bem da alimentação do pet, servindo uma ração rica em sua fórmula e adequada ao porte e peso do animal. Vale a pena investir nas versões Premium e Super Premium - a diferença se vê na pelagem!

Os banhos devem ser espaçados em, pelos menos, 15 dias. A água não pode ser muito quente e, no fim do processo, a secagem é fundamental. Caso precise usar o secador, cuide para que a temperatura não esteja muito alta e mantenha uma distância segura da pele do dog.

Por fim, capriche na escovação, que remove pelos mortos, elimina nós, estimula novos pelos a crescerem e ainda deixa o cachorro bem relaxado.

Fotos de caspa em cachorro: aprenda a reconhecer o problema de pele

Além dos fragmentos de pele se soltando, com aparência de uma farinha, o pelo do cachorro costuma sofrer bastante na presença da caspa. Em casos mais graves, se formam verdadeiros buracos pelados na extensão da pele do animal. Veja a seguir algumas fotos de caspa em cachorro e seus efeitos:

 

 

Descamações podem acontecer em qualquer parte do corpo do animalA aparência da caspa lembra talco ou farinha: partículas brancas de pele soltaA caspa canina pode causar perda difusa de pelosO cão tende a se coçar bastante quando está com caspa

 

Caspa em cachorro: como tratar de forma eficiente 

 

A partir do momento em que você descobre que seu cachorro tem caspa, a melhor atitude é levá-lo ao veterinário, de preferência em um profissional que tenha especialização em dermatologia. Na consulta, será possível eliminar outras suspeitas, como alergias ou ação de fungos, por meio da anamnese e do exame de sangue. 

O tratamento inclui a indicação dos produtos mais adequados ao tipo de caspa que o cãozinho apresenta: para regular o sebo ou evitar que a pele resseque ainda mais. Esse passo deve ser capaz de aliviar grande parte do desconforto que o cachorro com caspa sente. A frequência ideal de banhos também poderá ser sugerida pelo veterinário, dependendo das características físicas e da rotina do animal. Em geral, cachorros com caspa seca tomam um banho por mês, enquanto os doguinhos com seborreia oleosa tomam dois. 

Alguns medicamentos também podem ser prescritos para eliminar a causa do problema, como antibióticos, antifúngicos e antiinflamatórios. 

Vinagre de maçã para caspa em cachorro: antes de optar por tratamento caseiro, consulte um veterinário

Existem muitas receitas espalhadas na internet para tratar caspa de cachorro com produtos caseiros, mas é importante ressaltar que, se o tratamento natural não for prescrito por um veterinário, as chances de o problema se agravar são enormes.

No caso do vinagre de maçã, por exemplo, a ideia é criar um ambiente ácido em que parasitas não consigam sobreviver. Mas esse ingrediente culinário também pode causar alergia e provocar enjôo e vômito nos cães. É melhor não arriscar. Com a ajuda de um veterinário, você manda a caspa de cachorro embora bem rápido e com segurança.