A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série
de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!
Por que a caixa de areia é tão importante para o dia a dia dos gatos?
É comum que a gente esqueça no dia a dia, mas o gatinho que você tem em casa é, basicamente, um minileão. Isso quer dizer que, mesmo domesticados, eles continuam tendo alguns comportamentos puramente baseados nos instintos de sobrevivência necessários na vida selvagem. É por isso que, na hora em que eles fazem as necessidades, precisam dar uma escondida nos resíduos: se estivessem na natureza, isso ia servir como proteção dos predadores e também ajudaria a não espantar as presas que fugiriam se percebessem a presença de um gato na região. Além disso, os felinos são super higiênicos e organizados e ter um lugar específico para cocô e xixi é necessário para a manutenção da rotina ideal para cada um deles.
Como escolher o melhor lugar para colocar a caixa de areia de gato em apartamento?
Sendo um objeto tão importante para o dia a dia dos gatinhos, antes de escolher onde a caixa de areia vai ficar, você precisa ficar atento a alguns detalhes que vão garantir o conforto do animal na hora de fazer suas necessidades fisiológicas. Primeiro: evite colocar a caixa de areia em locais de difícil acesso como, por exemplo, entre móveis altos.
O gato precisa conseguir chegar nessa parte do ambiente com facilidade sempre que sentir vontade e, se isso não acontecer, ele pode começar a fazer as necessidades em outros pontos da casa ou a prender, aumentando a possibilidade de problemas de saúde. Também é importante que você escolha um cômodo reservado e tranquilo para que ele se sinta à vontade na hora de usar a caixa de areia.

Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.
Se o seu apartamento não for tão pequeno, você pode colocar uma segunda caixa de areia em outro ponto da casa para facilitar o acesso do seu gato. Isso também ajuda a flexibilizar a quantidade de vezes em que a limpeza do recipiente é necessária no dia a dia. O truque é sempre ter uma caixa de areia a mais do que a quantidade de gatos que você tem em casa.
A caixa de areia precisa ficar longe do potes de ração e água
Como os gatos têm o olfato muito apurado, na hora de escolher o local para colocar a caixa de areia é bom evitar que o acessório e os potinhos de ração e água fiquem muito próximos. O odor forte da própria urina e das fezes pode fazer com que o animal deixe de se alimentar. Além disso, ainda é necessário lembrar que eles são super higiênicos e, nesse caso, vão preferir não se alimentar no mesmo lugar em que fazem as necessidades.
Redação: Ariel Cristina Borges
