A caixa de areia autolimpante chama a atenção por facilitar a vida dos humanos e dos próprios gatos, que são naturalmente mais exigentes com a própria higiene. Mas será que o acessório realmente funciona e cumpre sua função de tornar a vida dos gateiros menos complicada?  

Seu gato está comendo mais do que deveria?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os gatos praticamente já nascem sabendo usar a caixa de areia e desde cedo têm o costume de enterrar a urina e fezes na mesma hora. Por conta dessa “mania” de limpeza, eles podem se recusar a usar a caixinha se ela estiver muito suja, resultando no gato fazendo xixi no lugar errado. 

Como funciona a caixa de areia autolimpante para gatos?

Limpar a caixa de areia do gato todos dias é uma “regra” que não pode ser descumprida. Se o tutor tem a rotina agitada, a caixa de areia autolimpante elétrica pode ser uma solução.

O acessório funciona com sensores e motores elétricos que são capazes de detectar a presença do gato dentro da caixa de areia e quando ele termina de fazer as necessidades. Assim que o felino sai do dispositivo, um processo de peneiração separa a areia dos excrementos do animal. Os dejetos são passados para a base da caixa de areia autolimpante. Assim que o reservatório fica cheio, o aparelho indica que é preciso esvaziá-lo.

É possível utilizar qualquer tipo de areia de gato no aparelho, mas lembre-se que é importante respeitar o gosto do seu gato. Portanto, observe com qual material ele vai se adaptar melhor, seja o granulado de madeira, sílica ou areia normal.

A caixa de areia autolimpante separa fezes e urina e armazena em outro recipiente acoplado

Caixa de areia para gatos autolimpante ganha na praticidade, mas perde no quesito saúde do pet

A praticidade da caixa de areia autolimpante, porém, pode ser um problema na hora de checar se o xixi e cocô do gato estão saudáveis. O processo de peneirar automaticamente os dejetos e alocá-los em outro recipiente impede que o tutor perceba qualquer alteração na coloração, cheiro ou textura das fezes e urina. Portanto, não é muito indicado. 

Mesmo que facilite a rotina de limpeza em casas com gatos, a caixa de areia autolimpante também precisa de manutenção - claro, com menos frequência que as caixinhas tradicionais. 

Caixa de areia autolimpante: preço do dispositivo é bem mais elevado do que o de caixas de areia tradicionais 

Diferente das caixas de areia para gatos tradicionais, o produto autolimpante possui um valor bem mais caro. Por toda a tecnologia envolvida, a caixa de areia autolimpante costuma ser vendida por valores a partir de R$ 1.200. Alguns modelos que possuem outras funcionalidades como conexão à internet via wifi e bluetooth, podem chegar a um preço ainda mais elevado. 

Vale a pena comprar a caixa de areia para gatos autolimpante? 

Por conta do valor alto, muita gente se pergunta se realmente vale a pena investir em uma caixa de areia autolimpante. O produto vale a pena para aqueles tutores que realmente não possuem tempo para limpar a caixa de areia com frequência. Caso a limpeza do acessório para gatos não seja um grande problema para o bem-estar do seu pet e não interfira muito no seu dia a dia, o ideal é continuar com a boa e tradicional caixa de areia comum - que também possui uma grande variedade de modelos que podem ser escolhidos de acordo com a preferência do seu pet.