Histórias reais

Cachorros pequenos: tutores contam como é conviver com mini raças em casa

A Gal é uma cadelinha de 1,9 kg e que se enquadra na lista de raças de cachorro pequeno
A Gal é uma cadelinha de 1,9 kg e que se enquadra na lista de raças de cachorro pequeno

Os cães são uma verdadeira paixão mundial. Quando se trata de raças de cachorro pequeno, o combo de fofura e companheirismo pode ser ainda maior. Além de serem uma ótima pedida para os tutores que moram em apartamento ou casas menores, os cachorros pequenos também são grandes candidatos a serem aquele amigo para todas as horas. No entanto, justamente por conta do seu tamanho, esses cãezinhos exigem alguns cuidados específicos em diferentes aspectos da vida do animal, desde alimentação até a rotina de passeios.

Pensando em esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa foi atrás de algumas histórias reais com cachorros de porte pequeno para entender um pouco mais sobre como é a rotina de quem possui uma mini raça em casa. Veja só o que os tutores contaram!

A Gal é a prova de que cachorro de pequeno porte pode ser bastante ativo

Uma vontade que a Luiza Yang sempre teve foi a de adotar um cãozinho, mas nunca encontrou o “momento certo” para isso, até que o seu marido decidiu presenteá-la com a pequena Gal. Com 6 meses de idade e pesando 1,9kg, a nova integrante da família é uma Chihuahua cheia de energia. “Embora ela seja uma raça de cachorro pequena e indicada para apartamentos, a Gal é bem animada e corre o apartamento inteiro. Por isso, nós decidimos colocá-la em uma creche para cachorros, para facilitar o adestramento, a socialização e, de quebra, gastar um pouco da sua energia”, explica Luiza. Por outro lado, a tutora conta que, embora os passeios façam parte da rotina da cachorrinha, eles não são a sua atividade favorita. “Nos outros dias, tentamos passear com ela nas ruas e nas pracinhas. Ainda assim, nós sentimos que não se sente muito confortável, como se a rua fosse grande demais e parecesse uma ameaça”, explica.

Além da rotina de passeios e atividades, Luiza revela que algumas estruturas da casa também foram pensadas para garantir o conforto e o bem-estar de Gal. “Tudo é pensado para o tamanho de um porquinho da Índia, já que a Gal é bem pequeninha. Na sala, por exemplo, nós temos uma rampa no sofá para que ela consiga subir até o móvel e pular sem que se machucar”, conta a tutora.

O Maylou é um cachorro de pequeno porte que exige alguns cuidados específicos

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O Maylou é um cachorro de pequeno porte que ama passar o dia ao lado dos seus humanos
    O Maylou é um cachorro de pequeno porte que ama passar o dia ao lado dos seus humanos

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
    Adote um animal

    Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!

    Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Para quem busca uma raça de cachorro pequeno, o Shih Tzu é sempre um dos mais lembrados. Para a estudante Giovanna Picazzio, não poderia ser diferente: o pequeno Maylou é o verdadeiro xodó da família. Com apenas 1,5kg, o cãozinho conta com uma alimentação regrada e uma rotina muito ligada aos horários da família. “O Maylou só come ração e, algumas vezes, alimentos cozidos, como cenoura, chuchu e batata doce - que ele ama! Ainda assim, isso só costuma acontecer durante os nossos almoços, que é quando costumamos cozinhar alguns legumes e ele fica sempre ali esperando por uma petisquinho”, conta.

    Ainda sobre a alimentação do seu pet, a tutora revela que também leva em consideração a quantidade e a fórmula da ração para cachorros escolhida. “Justamente por ele ser um cachorro de pequeno porte, nós temos essa atenção maior com a saúde e, principalmente, com a alimentação. A ração oferecida para ele, por exemplo, é Premium e específica para a fase de idade dele para garantir os nutrientes certos”, afirma. Além da alimentação, Giovanna conta que o porte pequeno do Maylou também influencia na hora de receber visitas na casa. “Soa até engraçado, mas nós temos o hábito de sempre avisar as visitas onde ele está. Por ser muito pequeno e estar sempre no pé das pessoas, nós temos receio de alguém se distrair e acabar pisando nele sem querer”, relata.

    O pequeno Gin é um cãozinho apegado e muito brincalhão

    Quem resiste a esse todo esse estilo do pequeno Gin? Com apenas 3,2kg, ele também completa a nossa lista de cachorros pequenos
    Quem resiste a esse todo esse estilo do pequeno Gin? Com apenas 3,2kg, ele também completa a nossa lista de cachorros pequenos

    Você pode até não ser fã de cachorros pequenos, mas dificilmente resistirá à fofura de um mini Lulu da Pomerânia (ou Spitz Alemão, nome oficial da raça). O pequeno Gin, por exemplo, é um cãozinho peludo de apenas 3,2kg que conquistou o coração da publicitária Beatriz Magalhães. “Na minha casa, somos eu, meu pai e minha mãe. Nunca passou pela nossa cabeça que teríamos um cachorrinho, principalmente porque minha mãe não gostava da ideia de ter cachorro em apartamento e meu pai nunca gostou muito. Mas, hoje, posso dizer que somos todos muito apegados ao Gin e ele é a minha sombra, me seguindo por todos os lugares da casa”, conta a tutora. Devido ao seu apego com a família, Beatriz revela que o cãozinho tende a “reclamar” bastante durante a ausência de algum deles. “Se saímos, mesmo que por minutos, ele late sem parar e quando a gente volta ele faz a maior festa, como se tivéssemos saído por dias”, afirma.

    Quando o assunto é a energia do animal, Beatriz adianta: o Gin é puro entusiasmo. “Nós temos um espaço bom para ele correr e brincar aqui em casa e, por isso, sempre separei um tempinho depois do trabalho para ficar só brincando com ele. Não é todo dia que o levamos na rua, mas quando é possível levo ele no parcão que é um lugar onde ele pode ficar solto e socializar com outros cães - e que ama”, conta. Durante a quarentena, ela conta que os níveis de energia aumentaram de maneira considerável. “Ele tem uns 3 ou 4 picos de energia, de pegar a bolinha e começar a correr pela casa. Ainda assim, tem momentos que ele tira várias sonequinhas ao longo do dia”.

    A Nick faz parte do time de raças de cachorros pequenos com uma saúde de ferro

    Pesando apenas 3kg, a Nick é uma cadelinha pequena, apegada e muito dócil
    Pesando apenas 3kg, a Nick é uma cadelinha pequena, apegada e muito dócil

    Assim como a Gal, a Chihuahua Nick é a alegria da estudante Raiana Lima. Com 3kg e muita energia, a cachorrinha idosa possui uma saúde exemplar e a sua tutora pode provar. “A Nick tem 13 anos e, durante esse tempo, o problema mais 'grave' que ela teve foi uma infecção no útero, que é um quadro comum em cadelas”, explica. Um dos motivos por trás da saúde de ferro dessa cadelinha idosa é a sua alimentação equilibrada e saudável. “Ela come uma ração específica para cães idosos e a quantidade equivale a dois punhados. Nós evitamos oferecer qualquer outro tipo de comida porque ela passa mal, exceto alguns legumes. A Nick adora batata doce, cenoura e vagem e, por isso, às vezes faço esses alimentos para ela”, relata Raiana.

    Quanto ao nível de energia da pequena Nick, Raiana conta que a idade influencia no tipo e no período das atividades. “Embora a Nick seja bastante ativa, ela já não aguenta mais brincar como antigamente porque começa a tossir e a perder o fôlego rápido. Por isso, costumo passear com ela apenas duas vezes por dia, no jardim do prédio e na rua”, finaliza.

    Redação: Úrsula Gomes

    Scottish Fold: saiba tudo sobre a raça de gato escocesa

    Próxima matéria

    Scottish Fold: saiba tudo sobre a raça de gato escocesa

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena
    Pequenos

    Boston Terrier: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequena

    Para quem sempre sonhou em ter um cachorro de raça pequeno, o Boston Terrier é a companhia certa! Embora ele ainda seja muito confundido com o Bulldog Inglês, o cãozinho desta raça tem qualidades únicas e excepcionais. Amigáveis, brincalhões e com muita energia, os cachorros da raça Boston Terrier são muito fáceis de lidar no dia a dia e amam agradar seus tutores. Além disso, eles são super adaptáveis e conseguem conviver bem em praticamente qualquer lugar. 

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Pequenos

    Chihuahua: personalidade, saúde, cuidados e mais... saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    Quem nunca viu aquele cãozinho simpático de “Legalmente Loira”? Se você não lembra desse filme (ou não é da sua geração), deixou de conhecer uma das mais brilhantes atuações de um Chihuahua, o menor - e mais corajoso - cão do mundo. O cachorro é pequeno, mas sua origem é cercada de teorias e histórias: não se sabe ao certo se ele é descendente do Techichi, um cão selvagem do México pré-colonial, se surgiu na China e foi levado por comerciantes espanhóis para o restante do mundo ou se é resultado de cruzamentos do Techichi com alguma raça minúscula chinesa.

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno
    Raças

    Pinscher: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno

    O Pinscher é uma das raças de cachorro mais populares do Brasil. Esse cachorro pequeno e leve é conhecido pela coragem e até por não levar desaforo para casa. Por outro lado, o cachorro Pinscher é muito companheiro. Uma curiosidade é em relação ao tamanho da raça: você pode encontrar as variações de Pinscher 0, Pinscher 1, Pinscher 2 e Pinscher miniatura. Conheça as características desse cãozinho! 

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Raças

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Ver Todas >

    Adotar filhote de cachorro: um guia básico de como sobreviver a esse
    Adote um animal

    Adotar filhote de cachorro: um guia básico de como sobreviver a esse "furacão" canino cheio de energia

    Adotar filhote de cachorro vai mudar toda a sua vida. Você vai precisar acordar mais cedo, dormir mais tarde, vai ter que se programar para passear todo dia e ainda terá um gasto financeiro com vacinas, veterinário e ração. Um cachorro filhote vai te ensinar sobre paciência, te fazer desapegar de alguns objetos e até mudar a decoração da casa. Seus chinelos e sapatos terão que ficar escondidos e a porta do banheiro sempre fechada - afinal, o papel higiênico é um “brinquedo” super atrativo.

    10 características marcantes do Golden Retriever
    Adote um animal

    10 características marcantes do Golden Retriever

    Quando se trata de cachorros grandes, o Golden Retriever é um dos mais queridos entre as famílias brasileiras. E não é para menos, né? Ativo, brincalhão e amoroso, o cachorro Golden é a escolha certa para quem busca um companheiro de quatro patas. Para te ajudar a conhecer (e amar) ainda mais o animal da raça Golden, nós reunimos em um só lugar as principais características desse cão adorável. 

    Conheça o Basenji, uma raça de cachorro que não sabe latir!
    Adote um animal

    Conheça o Basenji, uma raça de cachorro que não sabe latir!

    O cachorro Basenji é muito conhecido por não latir. Originário do Congo, esses cães chegaram a fazer parte de diferentes civilizações da região. No Egito antigo, os Basenjis eram considerados cães sagrados. Por isso, até hoje desenhos do animal são encontrados nas tumbas egípcias. A raça de cachorro é uma das mais antigas do mundo, tendo registros que comprovam sua existência há mais mais de 4 mil anos. Incrível, não é? 

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia
    Adote um animal

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

    Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

    Ver Todas >