Histórias reais

Cachorros de raça resgatados de maus-tratos: conheça algumas histórias!

Cachorro resgatado: a Belinha vive muito bem com sua tutora depois de um passado traumático
Cachorro resgatado: a Belinha vive muito bem com sua tutora depois de um passado traumático

Infelizmente, os maus-tratos contra animais ainda é uma realidade que atormenta milhares de pets pelo país, mesmo com a existência de uma lei para protegê-los. O resgate de cachorro maltratado é um ato de amor e coragem que faz parte da rotina de muitos protetores animais. E se engana quem pensa que apenas os cãezinhos vira-latas passam por isso: os cachorros de raça também estão sujeitos a vivenciarem histórias traumáticas. É o caso da Belinha, um Shih Tzu resgatada de maus-tratos, mas que felizmente teve uma nova chance de ser feliz.

Muitas vezes as ongs que cuidam de animais abandonados também se deparam com cães de raça vítimas de crueldade e abandono. E nesses casos, os protetores têm um desafio a mais: evitar que esses cães caiam novamente em famílias que só se interessam pelo status de ter um cachorro de raça. O Patas da Casa conversou também com a Associação Amigos de Nova Odessa, em São Paulo, para conhecer algumas histórias. 

Cachorro maltratado: Belinha sofreu no passado e hoje tem uma nova vida

Você já parou para pensar como os cães ficam depois de serem resgatados? A nova vida com certeza é sinônimo de muita alegria, mas os traumas do passado podem gerar certos comportamentos que só quem é tutor de cachorro resgatado entende. A tutora Renata Lira é mãe da Shih Tzu Belinha desde agosto de 2020. Ela conheceu Belinha porque tem outro cachorrinho da raça e quando o levou no pet shop descobriu que havia um casal de Shih Tzu resgatado de maus-tratos e vivendo em um lar temporário. Renata logo se comoveu com a situação, mas só poderia adotar um dos cães pois não teria condições de manter três cachorros em casa. Após ficar sabendo que poderia ser feita a adoção de um dos animais, a tutora deixou seu contato e o endereço para conhecer a Shih Tzu fêmea. “Quando eu desci no prédio pra ver a cachorrinha, ela levantou as patinhas da frente e começou a pular na minha direção. Aí já me conquistou”, compartilha Renata.

A tutora conta como a aparência da cachorrinha estava abatida no dia: “Chegou bem magrinha e comia sem fim. Para se ter uma ideia, ela comia cocô e guardava comida.” Hoje, Belinha já se encontra bem melhor de saúde, foi castrada e é cuidada com muito amor e carinho por Renata, que morre de amores pela cadelinha.  “Hoje ela me acorda todo dia de manhã, pula no meu colo para poder subir na cama e é minha princesa. Extremamente carinhosa comigo”, disse a tutora coruja. 

Além desse comportamento obsessivo por comida. Belinha demonstra medo até hoje em algumas situações. “Quando ela está deitada e alguém passa do lado, ela se levanta muito rápido, no susto. A sensação que eu tenho é de que levava muito chute, porque ela tem muito medo nesse sentido”, falou a tutora. Belinha também demonstra medo ao andar na rua. 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Amy e Peralta, da raça Fox Americano, estão em busca de novos tutores na @aaanovaodessa
    Amy e Peralta, da raça Fox Americano, estão em busca de novos tutores na @aaanovaodessa
    Esse lindo Pitbull macho aguarda um novo lar enquanto é cuidado pela @aaanovaodessa
    Esse lindo Pitbull macho aguarda um novo lar enquanto é cuidado pela @aaanovaodessa
    Amy e Peralta, da raça Fox Americano, estão em busca de novos tutores na @aaanovaodessa
    Esse lindo Pitbull macho aguarda um novo lar enquanto é cuidado pela @aaanovaodessa

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Cães de raça também são vítimas frequentes de maus-tratos

    Conhecendo a história da Belinha, seu coração deve estar derretendo e você deve estar pensando: “como adotar um cachorro de raça resgatado?”. Não hesite em procurar uma ong protetora de animais. Na Associação Amigos Animais de Nova Odessa (AAANO), em São Paulo, existem alguns deles esperando um novo lar. 

    A Amy e o Peralta são irmãos da raça Fox Americano. Eles foram resgatados em uma empresa que ficava em um condomínio do município de Nova Odessa. Os cães eram mantidos acorrentados e mal conseguiam alcançar a água que era oferecida longe da corrente. Uma empresa vizinha denunciou e um delegado foi ao local e os levou para o abrigo. Por serem irmãos e muito apegados, o casal de cachorrinhos deve ser adotado juntos.

    No mesmo abrigo, um Pitbull macho com nome ainda indefinido e aproximadamente 3 anos de idade também está à espera de um novo lar. O animal foi abandonado em uma rodovia e resgatado após uma briga com outros cachorros. O cachorro resgatado estava muito machucado e com o rabo quase decepado. Após ser acolhido pela associação, o cachorrinho foi cuidado e castrado, mas infelizmente não conseguiram salvar o rabinho dele. 

    Assim como eles, existem outros animais que foram vítimas de maus tratos na espera de um novo lar não só na Associação Amigos de Nova Odessa, como em outros abrigos espalhados pelo país. Mesmo que você tenha muita vontade de ter um cachorro de raça, lembre-se que o amor de um vira-latinha é o mesmo. Não se apegue a essa questão, até porque qualquer cachorro que já foi maltratado é merecedor de muito amor, cuidado e carinho.

    Para adotar qualquer animal na Associação Amigos de Nova Odessa, o interessado deve enviar uma mensagem para a página no facebook da instituição ou no instagram (@aaanovaodessa) .

    Como denunciar maus-tratos a cachorro?

    A recomendação para o cidadão que presenciar qualquer forma de maus-tratos contra animais é que denuncie. No entanto, muita gente ainda não sabe como proceder nessa situação. A denúncia de maus-tratos contra animais é legitimada pela legislação. A pessoa que presenciar esse tipo de violência deve ir a uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. É possível denunciar também ao órgão público de seu município que compete aos trabalhos de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. Vale ressaltar que o autor do processo judicial será o estado e não você, por isso não tema em fazer a denúncia.

    Redação: Hyago Bandeira

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Próxima matéria

    Nomes para Shih Tzu: veja uma lista com 150 opções para chamar o cãozinho

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Conhece a raça Pastor-maremano-abruzês? Veja algumas características desse cachorro grande
    Grandes

    Conhece a raça Pastor-maremano-abruzês? Veja algumas características desse cachorro grande

    O Pastor-maremano-abruzês é uma raça de cachorro grande que pertence ao grupo dos cães de pastoreio. Conhecido pela sua pelagem branca e espessa, a raça tem origem italiana e, assim como os outros animais dessa categoria de cachorros, é muito usado em fazendas e sítios. Mas nem todo mundo conhece as características físicas e a personalidade dessa raça. Se você pensa em adotar um cachorro de grande porte ou já tem um Pastor-maremano e quer saber um pouco mais sobre o temperamento, a saúde e os hábitos desse cão, essa matéria é o que você está buscando. O Patas da Casa te conta as principais características do Pastor-maremano-abruzês!.

    Conheça algumas características do cachorro Mastim Tibetano, uma das raças mais raras (e caras!) do mundo
    Grandes

    Conheça algumas características do cachorro Mastim Tibetano, uma das raças mais raras (e caras!) do mundo

    O Mastim Tibetano é um cachorro de grande porte de origem chinesa, muito usado como cão de guarda, devido ao seu temperamento leal e corajoso. O cachorro Mastiff Tibetano, como também é conhecido, frequentemente aparece nas listas das raças mais raras do mundo, o que faz com que também seja um dos cães mais caros, tanto aqui no Brasil, como no mundo. Isso faz com que seja incomum encontrar o cão tibetano nas casas brasileiras, mas existe muito interesse na raça gigante do Tibete.

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro
    Raças

    Pastor Belga: conheça as características, personalidade, tipos e cuidados com essa raça de cachorro

    Quem procura um companheiro de quatro patas, vai amar ter um Pastor Belga para chamar de seu! Apesar de ter diferentes variações da raça, como o Pastor Belga Laekenois e o Groenendael, uma coisa é certa: o jeitinho desse cãozinho é completamente encantador. Não importa qual você escolha para levar para casa, essa raça de cachorro - mesmo com as suas variações - possui traços de personalidade bem parecidos e os cuidados com a sua saúde também costumam ser basicamente os mesmos. Para conhecer mais a fundo a raça Pastor Belga, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse cãozinho incrível. Vem que a gente te mostra!

    Ver Todas >

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais
    Adote um animal

    Saiba tudo sobre a raça Devon Rex: origem, personalidade, cuidados e muito mais

    Pensa em um gatinho brincalhão e cheio de energia: esse é o Devon Rex. Embora essa não seja uma das raças de gato mais populares entre os brasileiros, é praticamente impossível conhecer um Devon Rex e não se apaixonar por ele. Além de ser um grande companheiro, o comportamento do gato desta raça é bastante peculiar e muitas pessoas até chegam a comparar o bichano com um cachorro. Para conhecer mais a fundo este peludinho, é só dar uma olhada no guia que preparamos com tudo que você precisa saber sobre o Devon Rex Cat.

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?
    Adote um animal

    Quais são as raças de cachorro pequeno mais dóceis?

    Nada nesse mundo é melhor do que ter um cachorro companheiro e que se adapta bem a qualquer situação. Os cachorros pequenos são muito requisitados nesse sentido, principalmente por pessoas que moram em apartamentos ou casas pequenas. Além disso, muitas vezes eles se tornam a companhia ideal para crianças e idosos, justamente porque são menos "brutos" nas brincadeiras. 

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?
    Adote um animal

    Bulldog Inglês X Bulldog Francês: como diferenciar cada cãozinho?

    Os Bulldogs estão presentes em muitos lares brasileiros (e também no mundo inteiro). Com uma personalidade brincalhona e ao mesmo tempo dócil, esses cãezinhos são a companhia ideal para qualquer humano. Mas será que você sabe como diferenciar um Bulldog Inglês de um Bulldog Francês? Assim como várias outras raças de cachorro, esses dois doguinhos compartilham algumas semelhanças, mas também existem várias diferenças entre eles. 

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça
    Adote um animal

    American Staffordshire Terrier: origem, saúde, personalidade e cuidados... saiba tudo sobre a raça

    O American Staffordshire Terrier é uma raça de cachorro dócil e brincalhona que faz a alegria da casa de muitos pais de pets. Com um corpo atlético e robusto, esse doguinho possui uma origem e história controversa diante de sua personalidade encantadora. Criado a partir do cruzamento entre um Bulldog, um Black-and-Tan Terrier e um White English Terrier, ele herdou a lealdade e disposição para sempre defender seus tutores, agindo quase como um guardião. 

    Ver Todas >