Infelizmente, os maus-tratos contra animais ainda é uma realidade que atormenta milhares de pets pelo país, mesmo com a existência de uma lei para protegê-los. O resgate de cachorro maltratado é um ato de amor e coragem que faz parte da rotina de muitos protetores animais. E se engana quem pensa que apenas os cãezinhos vira-latas passam por isso: os cachorros de raça também estão sujeitos a vivenciarem histórias traumáticas. É o caso da Belinha, um Shih Tzu resgatada de maus-tratos, mas que felizmente teve uma nova chance de ser feliz.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Muitas vezes as ongs que cuidam de animais abandonados também se deparam com cães de raça vítimas de crueldade e abandono. E nesses casos, os protetores têm um desafio a mais: evitar que esses cães caiam novamente em famílias que só se interessam pelo status de ter um cachorro de raça. O Patas da Casa conversou também com a Associação Amigos de Nova Odessa, em São Paulo, para conhecer algumas histórias. 

Cachorro maltratado: Belinha sofreu no passado e hoje tem uma nova vida

Você já parou para pensar como os cães ficam depois de serem resgatados? A nova vida com certeza é sinônimo de muita alegria, mas os traumas do passado podem gerar certos comportamentos que só quem é tutor de cachorro resgatado entende. A tutora Renata Lira é mãe da Shih Tzu Belinha desde agosto de 2020. Ela conheceu Belinha porque tem outro cachorrinho da raça e quando o levou no pet shop descobriu que havia um casal de Shih Tzu resgatado de maus-tratos e vivendo em um lar temporário. Renata logo se comoveu com a situação, mas só poderia adotar um dos cães pois não teria condições de manter três cachorros em casa. Após ficar sabendo que poderia ser feita a adoção de um dos animais, a tutora deixou seu contato e o endereço para conhecer a Shih Tzu fêmea. “Quando eu desci no prédio pra ver a cachorrinha, ela levantou as patinhas da frente e começou a pular na minha direção. Aí já me conquistou”, compartilha Renata.

A tutora conta como a aparência da cachorrinha estava abatida no dia: “Chegou bem magrinha e comia sem fim. Para se ter uma ideia, ela comia cocô e guardava comida.” Hoje, Belinha já se encontra bem melhor de saúde, foi castrada e é cuidada com muito amor e carinho por Renata, que morre de amores pela cadelinha.  “Hoje ela me acorda todo dia de manhã, pula no meu colo para poder subir na cama e é minha princesa. Extremamente carinhosa comigo”, disse a tutora coruja. 

Além desse comportamento obsessivo por comida. Belinha demonstra medo até hoje em algumas situações. “Quando ela está deitada e alguém passa do lado, ela se levanta muito rápido, no susto. A sensação que eu tenho é de que levava muito chute, porque ela tem muito medo nesse sentido”, falou a tutora. Belinha também demonstra medo ao andar na rua. 

 

Amy e Peralta, da raça Fox Americano, estão em busca de novos tutores na @aaanovaodessaEsse lindo Pitbull macho aguarda um novo lar enquanto é cuidado pela @aaanovaodessa

 

Cães de raça também são vítimas frequentes de maus-tratos

 

Conhecendo a história da Belinha, seu coração deve estar derretendo e você deve estar pensando: “como adotar um cachorro de raça resgatado?”. Não hesite em procurar uma ong protetora de animais. Na Associação Amigos Animais de Nova Odessa (AAANO), em São Paulo, existem alguns deles esperando um novo lar. 

A Amy e o Peralta são irmãos da raça Fox Americano. Eles foram resgatados em uma empresa que ficava em um condomínio do município de Nova Odessa. Os cães eram mantidos acorrentados e mal conseguiam alcançar a água que era oferecida longe da corrente. Uma empresa vizinha denunciou e um delegado foi ao local e os levou para o abrigo. Por serem irmãos e muito apegados, o casal de cachorrinhos deve ser adotado juntos.

No mesmo abrigo, um Pitbull macho com nome ainda indefinido e aproximadamente 3 anos de idade também está à espera de um novo lar. O animal foi abandonado em uma rodovia e resgatado após uma briga com outros cachorros. O cachorro resgatado estava muito machucado e com o rabo quase decepado. Após ser acolhido pela associação, o cachorrinho foi cuidado e castrado, mas infelizmente não conseguiram salvar o rabinho dele. 

Assim como eles, existem outros animais que foram vítimas de maus tratos na espera de um novo lar não só na Associação Amigos de Nova Odessa, como em outros abrigos espalhados pelo país. Mesmo que você tenha muita vontade de ter um cachorro de raça, lembre-se que o amor de um vira-latinha é o mesmo. Não se apegue a essa questão, até porque qualquer cachorro que já foi maltratado é merecedor de muito amor, cuidado e carinho.

Para adotar qualquer animal na Associação Amigos de Nova Odessa, o interessado deve enviar uma mensagem para a página no facebook da instituição ou no instagram (@aaanovaodessa) .

Como denunciar maus-tratos a cachorro?

A recomendação para o cidadão que presenciar qualquer forma de maus-tratos contra animais é que denuncie. No entanto, muita gente ainda não sabe como proceder nessa situação. A denúncia de maus-tratos contra animais é legitimada pela legislação. A pessoa que presenciar esse tipo de violência deve ir a uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. É possível denunciar também ao órgão público de seu município que compete aos trabalhos de vigilância sanitária, zoonoses ou meio ambiente. Vale ressaltar que o autor do processo judicial será o estado e não você, por isso não tema em fazer a denúncia.

Redação: Hyago Bandeira