É muito comum que os tutores confundam um cachorro vomitando com a regurgitação, já que em ambos os casos acontece a expulsão do alimento pelo organismo do bichinho. Embora a situação se assemelhe nos sintomas, é importante ter em mente que são problemas distintos, com diferentes causas e, consequentemente, diferentes tipos de tratamento. Antes de correr para o veterinário, é importante estar atento aos sinais - até mesmo para que você possa explicar para o médico o que está acontecendo com o seu cãozinho. Pensando nisso, separamos algumas informações fundamentais para que você consiga diferenciar um cachorro regurgitando de um doguinho vomitando. Confira!
Cachorro regurgitando é motivo de preocupação?
A regurgitação é um processo que ocorre de forma totalmente involuntária e, muitas vezes, nem o cachorro entende o que está acontecendo. Em alguns casos, o cãozinho come rápido demais e acaba regurgitando logo em seguida, situação bastante comum nos filhotes de cachorro. Já em outros, pode ser que tenha alguma obstrução na passagem que acaba impedindo o alimento de chegar ao estômago - e a reação natural é o animal regurgitar e expulsá-lo.
Mas, diferente do vômito de cachorro, o alimento expelido durante a regurgitação ainda não foi digerido pelo organismo. Por isso que quase sempre é possível ver grãos de ração praticamente inteiros quando um cachorro põe a comida para fora. Além do mais, também não tem aquele cheirinho desagradável de quando o cachorro vomita.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Vômito de cachorro: entenda o que pode estar acontecendo
No caso de um cachorro vomitando, os sinais são mais claros. Depois de comer, o cãozinho é capaz de perceber que tem algo de errado e logo procura formas de tentar alertar o seu tutor. Como o alimento muitas vezes já foi parcialmente ou totalmente digerido pelo estômago do animal, o vômito de cachorro apresenta um aspecto mais pastoso e um forte odor. O vômito também pode ser decorrente de outros problemas e ter a coloração diferente. Se for um vômito amarelado ou esverdeado, o problema está na bile do animal, enquanto que se o vômito vir acompanhado de uma espuma branca, a indigestão pode ter sido causada por irritações no intestino do animal ou até mesmo alguma situação de estresse. Agora o cachorro vomitando sangue precisa ser levado ao veterinário imediatamente, porque pode indicar hemorragias ou situações mais graves.
Meu cachorro está vomitando: o que fazer?
Antes de mais nada, é importante não se desesperar e tentar observar a frequência do seu cachorro vomitando. Se aconteceu apenas uma vez e o seu cão passou a se comportar normalmente logo depois, não há tanto motivo para se preocupar. No entanto, se a situação durar por mais tempo e você perceber que tem algo de errado com a saúde do animal, não hesite em marcar uma consulta com um médico veterinário o mais rápido possível!
Mas atenção: nada de procurar na internet remédio para cachorro vomitando e nem receitas caseiras para tentar amenizar a situação, viu? Automedicar o seu pet pode ser muito perigoso, e somente um profissional é capaz de indicar o melhor tratamento para ele. Como podem ser variadas as causas para um cachorro vomitando, o que fazer nesse momento faz toda a diferença - e a melhor maneira de fazer a coisa certa é com a ajuda de um veterinário!
Redação: Juliana Melo
