É muito comum que os tutores confundam um cachorro vomitando com a regurgitação, já que em ambos os casos acontece a expulsão do alimento pelo organismo do bichinho. Embora a situação se assemelhe nos sintomas, é importante ter em mente que são problemas distintos, com diferentes causas e, consequentemente, diferentes tipos de tratamento. Antes de correr para o veterinário, é importante estar atento aos sinais - até mesmo para que você possa explicar para o médico o que está acontecendo com o seu cãozinho. Pensando nisso, separamos algumas informações fundamentais para que você consiga diferenciar um cachorro regurgitando de um doguinho vomitando. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro regurgitando é motivo de preocupação?

A regurgitação é um processo que ocorre de forma totalmente involuntária e, muitas vezes, nem o cachorro entende o que está acontecendo. Em alguns casos, o cãozinho come rápido demais e acaba regurgitando logo em seguida, situação bastante comum nos filhotes de cachorro. Já em outros, pode ser que tenha alguma obstrução na passagem que acaba impedindo o alimento de chegar ao estômago - e a reação natural é o animal regurgitar e expulsá-lo.

Mas, diferente do vômito de cachorro, o alimento expelido durante a regurgitação ainda não foi digerido pelo organismo. Por isso que quase sempre é possível ver grãos de ração praticamente inteiros quando um cachorro põe a comida para fora. Além do mais, também não tem aquele cheirinho desagradável de quando o cachorro vomita.

cachorro vomitando: cão doente deitado

Vômito de cachorro: entenda o que pode estar acontecendo

 

No caso de um cachorro vomitando, os sinais são mais claros. Depois de comer, o cãozinho é capaz de perceber que tem algo de errado e logo procura formas de tentar alertar o seu tutor. Como o alimento muitas vezes já foi parcialmente ou totalmente digerido pelo estômago do animal, o vômito de cachorro apresenta um aspecto mais pastoso e um forte odor. O vômito também pode ser decorrente de outros problemas e ter a coloração diferente. Se for um vômito amarelado ou esverdeado, o problema está na bile do animal, enquanto que se o vômito vir acompanhado de uma espuma branca, a indigestão pode ter sido causada por irritações no intestino do animal ou até mesmo alguma situação de estresse. Agora o cachorro vomitando sangue precisa ser levado ao veterinário imediatamente, porque pode indicar hemorragias ou situações mais graves.

Meu cachorro está vomitando: o que fazer?

Antes de mais nada, é importante não se desesperar e tentar observar a frequência do seu cachorro vomitando. Se aconteceu apenas uma vez e o seu cão passou a se comportar normalmente logo depois, não há tanto motivo para se preocupar. No entanto, se a situação durar por mais tempo e você perceber que tem algo de errado com a saúde do animal, não hesite em marcar uma consulta com um médico veterinário o mais rápido possível!

Mas atenção: nada de procurar na internet remédio para cachorro vomitando e nem receitas caseiras para tentar amenizar a situação, viu? Automedicar o seu pet pode ser muito perigoso, e somente um profissional é capaz de indicar o melhor tratamento para ele. Como podem ser variadas as causas para um cachorro vomitando, o que fazer nesse momento faz toda a diferença - e a melhor maneira de fazer a coisa certa é com a ajuda de um veterinário!

Redação: Juliana Melo