Cachorro

Cachorro vomitando espuma branca: o que pode ser? Veterinária tira dúvidas sobre o assunto!

Publicado - 13 Dezembro 2023 - 18h15

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O vômito de cachorro, dependendo do tipo ou da cor, pode significar uma série de coisas diferentes. Um dos mais comuns no cachorro vomitando é o que tem o aspecto de uma espuma branca e, por isso, também acaba sendo o que mais causa dúvidas nos pais de pets quando aparece. Entender sobre vômito, espuma branca, cachorro e o que isso significa é muito importante.

Para te deixar mais tranquilo e ajudar na reação quando você se deparar com um cachorro vomitando espuma branca, nós conversamos com a veterinária Renata Bloomfield, do Rio de Janeiro, sobre a situação. Dá uma olhada! 

O que pode significar o cachorro vomitando espuma branca?

Um cachorro ou cachorra vomitando espuma branca pode causar grande preocupação nos tutores. Afinal, vômitos geralmente são um indicativo de que tem algo de errado com o organismo do animal. Mas, no caso do cachorro espumando, a veterinária explica: "Às vezes, os cachorros estão correndo, brincando e acabaram comendo um pedacinho de grama ou até mesmo a própria ração e acabam vomitando a espuma branca que, na verdade, é a saliva. Com esse tipo de vômito você não se preocupa."

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Por outro lado, Renata alerta que é preciso começar a se preocupar quando o animal faz isso em casa, sem nenhum tipo de atividade anterior e várias vezes ao dia. Nesses casos, é provável que a espuma branca se transforme em um cachorro vomitando amarelo. "Geralmente, acontece com o animal que já vomitou e ao longo do dia segue colocando para fora a espuminha branca. Isso significa que ele está com o estômago vazio e a espuma branca começa a ficar mais amarelada por causa da bile: aí é necessário investigar mais."

Quais as principais causas de um cachorro vomitando espuma branca?

Se o cachorro vomita espuma branca, mas acabou de comer e brincar, provavelmente é saliva. No entanto, existem, sim, algumas doenças que também podem ser responsáveis por um cachorro espumando e que precisam de certa atenção. Veja abaixo o que é quando o cachorro vomita espuma branca:

  • Torção gástrica — O cão tenta vomitar e não consegue pois o estômago está torcido, o que resulta em um cachorro espumando pela boca.
  • Indigestão — Quando algo não cai bem no estômago, pode ser que o animal automaticamente tente expelir, e tem o aspecto de uma espuma.
  • Refluxo — Os cachorros vomitando espuma branca podem significar também que o cão comeu rápido demais ou em grande quantidade.
  • Jejum prolongado  — Se o cachorro fica sem comer por muito tempo, pode ficar espumando (principalmente ao acordar).
  • Infecção por parasitas — A presença de vermes pode ter como um dos sintomas o cachorro vomitando espuma, por isso vale ficar de olho.
  • Gastrite e problemas gástricos no geral — Doenças que afetam a mucosa do estômago também podem deixar o cachorro vomitando espuma branca.
  • Ingestão de objeto estranho — Qualquer objeto que seja ingerido pelo cachorro vai causar um "estranhamento" no sistema gastrointestinal e pode acarretar na espuma branca.
  • Intoxicação alimentar — O cão vomitando espuma branca também pode ser decorrente de um cachorro intoxicado. Ou seja, o animal comeu algo "proibido" e tóxico, que ocasionou isso.
  • Raiva — Perigosa zoonose que pode deixar o cachorro babando e espumando e causar vários outros sintomas, como agressividade repentina, paralisia e convulsões.

"Se for um vômito depois de algum estímulo, como uma corrida, por exemplo, você não precisa se preocupar. Pode oferecer uma água, mas se ele não quiser, não tem problema. Agora, se for um caso mais frequente, a causa não é indigestão e é necessário ir ao veterinário para ver se o animal não tem uma gastrite, uma úlcera ou algum corpo estranho na barriga", esclarece Renata.

Nesse sentido, além de ver o cachorro babando e vomitando, o tutor também deve prestar atenção se há outros sintomas associados. Ou seja, se reparar no cachorro vomitando espuma branca e com diarreia, já liga o alerta! Isso pode ajudar o veterinário a chegar a um diagnóstico mais rapidamente.

Quando é necessário se preocupar com um cão vomitando espuma?

Nem sempre quando o cachorro vomita espuma é sinal de alerta. Por exemplo, quando se trata de um cão que fez um jejum prolongado ou que ingeriu matinho, não há muito com o que se preocupar, pois deve ser um caso isolado. Já se você tem um cachorro vomitando gosma branca com frequência ou que apresente outros sintomas associados, é importante consultar um veterinário de confiança.

Alguns sinais que devem ligar o alerta, além do cachorro babando espuma, são:

  • Vômitos frequentes
  • Vômito com a presença de sangue
  • Falta de apetite
  • Diarreias
  • Dor abdominal
  • Prostração
  • Febre
  • Tremores
  • Convulsão

Cachorro vomitando espuma branca: o que fazer de imediato?

1) Observe se há outros sintomas e a frequência do vômito. Se for um caso isolado e sem a presença de outros sinais clínicos, não deve ser necessário levar o animal para o veterinário, já que deve ser só saliva.


2) Não dê comida nem líquidos em excesso. Se o animal tiver alguma indigestão, ele provavelmente não vai receber muito bem isso, o que vai ocasionar em um cachorro vomitando água branca. 


3) Evite que o animal faça muito esforço físico. Como a ideia é que o seu cãozinho se recupere o quanto antes, o melhor a se fazer é garantir o repouso do animal, sem atividades físicas muito intensas na rotina, como uma trilha com cachorro.


4) Leve o cachorro para uma consulta veterinária. Caso desconfie de algum problema mais sério, não deixe de fazer uma avaliação com um médico veterinário de sua confiança!

Cachorro vomitando espuma branca e não quer comer: o que fazer nesses casos?

Quando o cachorro vomita espuma branca, é bom entender que a causa do problema é muito genérica, conforme Renata alerta. "Pode ser resultado de um momento de excitação do animal, por exemplo, mas também pode significar a ingestão de um corpo estranho que faz com que ele não queira comer. Dependendo de onde esse objeto estiver, o animal até pode ter apetite, mas a ração volta porque há uma obstrução no trato gastrointestinal dele."

Outra possibilidade é que a inapetência esteja relacionada diretamente com doenças que deixam o cachorro vomitando espuma branca. Isso vale para uma doença renal em cães ou até cardiopatias. "O animal corre, para, tosse, acaba se engasgando e colocando para fora a espuminha. Se for um caso frequente, como quando o cachorro vomita durante vários dias ou muitas vezes no mesmo dia, é necessário levá-lo ao veterinário para o profissional avaliar porque isso está acontecendo."

cachorro vomitando espuma branca: cão comendo grama

Meu cachorro está vomitando espuma branca: o que observar antes de levá-lo ao veterinário?

Se o seu cachorro vomita espuma branca mais de uma vez seguida, redobre a atenção com ele. Para Renata, é importante observar, principalmente, a frequência do vômito e a idade do animal. "Se o seu cachorro sempre comeu de tudo, nunca vomitou e passou a fazer isso depois de uma certa idade, é interessante fazer um check-up para conferir se está tudo bem. Você também pode ficar de olho na gengiva do animal, é um bom marcador: se ele vomitou uma vez e está com a gengiva coradinha, não se preocupe. Agora se ela estiver muito vermelha ou muito branca já é um sinal de algo a mais."

Existe remédio para cachorro vomitando espuma branca?

O tratamento de um cachorro vomitando espuma branca vai depender do que originou o problema. Para isso, o diagnóstico vindo de um profissional é fundamental. "Medicar o animal por causa de um vômito é muito complicado se a gente não sabe a causa desse vômito, então não existe muito remédio para cachorro vomitando espuma branca: o principal é tratar a causa dos vômitos com a ajuda de um veterinário."

Não importa se é uma cadela prenha vomitando espuma branca, ou um cachorro em condições normais: não tome nenhuma medida por conta própria. A automedicação é muito perigosa, mesmo quando falamos de um cachorro vomitando espuma branca. Remédio caseiro, por exemplo, não é indicado em hipótese alguma - apenas aqueles que são prescritos pelo veterinário.  

Como prevenir as doenças que deixam o cachorro vomitar espuma branca?

Ninguém quer ter um cachorro vomitando espuma branca em casa, né?! Felizmente, existem algumas medidas preventivas que podem ser tomadas, a começar pelos check-ups. "Em cães de até seis anos, isso deve acontecer uma vez por ano: a gente pede hemograma, bioquímica, exame de urina e até uma ultrassonografia dependendo do caso do animal. A partir dos seis anos são indicados todos esses exames além da consulta com o cardiologista se ele tiver ou não alguma cardiopatia. As vacinas para cachorro também são ótimas porque ajudam na imunidade do animal."

Vale lembrar que, conforme a especialista destaca, o vômito não é uma causa e isso significa que muitas coisas podem provocar o sintoma. "Cães que têm mania de pegar as coisas em casa precisam ser ensinados sobre o que podem ou não pegar para evitar que ele engula algum corpo estranho. Esse comportamento é bem comum entre os Retrievers, como Golden, Labrador e Setter, mas não acontece só com essas raças. Direcionar esse tipo de comportamento também é bem importante para evitar o vômito." 

Publicado originalmente em: 16/10/2019
Atualizado em: 13/12/2023

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Cuidados

Caso Joca: o que o calor excessivo pode causar no cachorro?

Desde que ocorreu a trágica fatalidade de Joca, um Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22...

Cuidados

Voar com cachorro é seguro? Veja as regras para viajar com pet de avião na Gol, Latam e Azul

Após o trágico incidente envolvendo Joca, um Golden Retriever que morreu durante o transporte aéreo da companhia Gol na última segun...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Comportamento

Gol suspende transporte de animais em porão de aeronaves após morte do Golden Retriever Joca

Nada de viajar com cachorro de avião por enquanto! Com a repercussão do caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Go...

Ver todas