O vômito de cachorro, dependendo do tipo ou da cor, pode significar uma série de coisas diferentes. Um dos mais comuns no cachorro vomitando é o que tem o aspecto de uma espuma branca e, por isso, também acaba sendo o que mais causa dúvidas nos pais de pets quando aparece. Para te deixar mais tranquilo e ajudar na reação quando o seu cãozinho passar por isso, nós conversamos com a veterinária Renata Bloomfield, do Rio de Janeiro, sobre a situação. Dá uma olhada!
Patas da Casa: O que pode significar o cachorro vomitando espuma branca?
Renata Bloomfield: Às vezes, os cachorros estão correndo, brincando e acabaram comendo um pedacinho de grama ou até mesmo a própria ração e acabam vomitando a espuma branca que, na verdade, é a saliva. Com esse tipo de vômito você não se preocupa. É preciso começar a se preocupar quando o animal faz isso em casa, sem nenhum tipo de atividade anterior e várias vezes ao dia. Geralmente, acontece com o animal que já vomitou e ao longo do dia segue colocando para fora a espuminha branca. Isso significa que ele está com o estômago vazio e a espuma branca começa a ficar mais amarelada por causa da bile: aí é necessário investigar mais.
PC: O que fazer quando o cachorro vomitando espuma branca não come?
RB: A espuma branca no vômito de cachorro é muito genérica. Ela pode ser resultado de um momento de excitação do animal, por exemplo, mas também pode significar a ingestão de um corpo estranho que faz com que ele não queira comer. Dependendo de onde esse objeto estiver, o animal até pode ter apetite, mas a ração volta porque há uma obstrução no trato gastrointestinal dele. Essa falta de apetite também pode ser sinal de alguma doença que o animal já tenha, como uma deficiência renal crônica ou uma cardiopatia — o animal corre, para, tosse, acaba se engasgando e colocando para fora a espuminha.
Se for um caso frequente, como quando o cachorro vomita durante vários dias ou muitas vezes no mesmo dia, é necessário levá-lo ao veterinário para o profissional avaliar porque isso está acontecendo.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
PC: Se o cachorro tiver vomitado por indigestão, existe algo a fazer para aliviar o incômodo dele?
RB: Se for um vômito depois de algum estímulo, como uma corrida, por exemplo, você não precisa se preocupar. Pode oferecer uma água, mas se ele não quiser, não tem problema. Agora, se for um caso mais frequente, a causa não é indigestão e é necessário ir ao veterinário para ver se o animal não tem uma gastrite, uma úlcera ou algum corpo estranho na barriga. Medicar o animal por causa de um vômito é muito complicado se a gente não sabe a causa desse vômito, então não existe muito remédio para cachorro vomitando espuma branca: o principal é tratar a causa dos vômitos com a ajuda de um veterinário.
PC: Além do vômito, quais são os outros sintomas que vão fazer uma visita ao veterinário ser necessária?
RB: A frequência do vômito e a idade do animal. Se o seu cachorro sempre comeu de tudo, nunca vomitou e passou a fazer isso depois de uma certa idade, é interessante fazer um check-up para conferir se está tudo bem. Você também pode ficar de olho na gengiva do animal, é um bom marcador: se ele vomitou uma vez e está com a gengiva coradinha, não se preocupe. Agora se ela estiver muito vermelha ou muito branca já é um sinal de algo a mais.
PC: Como prevenir as doenças que causam o vômito com espuma branca no cachorro?
RB: A melhor forma de evitar é fazendo um check-up. Em cães de até seis anos, isso deve acontecer uma vez por ano: a gente pede hemograma, bioquímica, exame de urina e até uma ultrassonografia dependendo do caso do animal. A partir dos seis anos são indicados todos esses exames além da consulta com o cardiologista se ele tiver ou não alguma cardiopatia. As vacinas também são ótimas porque ajudam na imunidade do animal
O vômito não é uma causa e isso significa que muitas coisas podem provocar o vômito. Cães que têm mania de pegar as coisas em casa precisam ser ensinados sobre o que podem ou não pegar para evitar que ele engula algum corpo estranho. Esse comportamento é bem comum entre os Retrievers, como Golden, Labrador e Setter, mas não acontece só com essas raças. Direcionar esse tipo de comportamento também é bem importante para evitar o vômito.
Redação: Ariel Cristina Borges
