Como saber se o cachorro está feliz ou triste? Essa é uma dúvida que todo pai de pet pode ter. Como infelizmente nossos bichinhos de estimação não conseguem falar, cabe a nós tentar entender um pouquinho da linguagem corporal canina para desvendar como os cães se sentem. Um cachorro feliz geralmente dá alguns indícios disso, mas quando é um cachorro triste a situação pode se confundir com um cachorro entediado, por exemplo. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A boa notícia é que existem alguns sinais que podem nos ajudar a decifrar o estado de humor do cachorro. Quer saber mais sobre eles? O Patas da Casa reuniu algumas informações para te ajudar nessa missão. Dá só uma olhada!

Cachorro triste: como identificar?

Não é novidade que, assim como nós, o cachorro triste é uma situação que pode acontecer. Saber identificar os sinais é muito importante para melhorar o humor do seu pet, ou pelo menos tentar resolver aquilo que está causando a tristeza. Diferente das dores físicas, o estado de humor não é detectado com tanta facilidade. Entretanto algumas reações são frequentes em casos de cachorro triste, sendo elas:

  • mudança no horário do sono;
  • perda de apetite;
  • comportamento de isolamento ou susto;
  • automutilação;
  • lamber o nariz, se coçar ou bocejar excessivamente.

Dependendo do caso, é válido que o cãozinho seja avaliado por um médico veterinário, pois ele pode estar sofrendo de depressão canina. A causa da tristeza ou do diagnóstico da doença pode ser variado. Às vezes a chegada de um outro animal no lar já é suficiente para desencadear isso, mas outras possíveis causas são a perda de ente querido, ausência do tutor e mudança do ambiente domiciliar. Além disso, a falta de atenção e de atividade física também pode deixar o cachorro entediado e levá-lo a apresentar sinais parecidos.


O cachorro alegre costuma demonstrar confiança no tutor e certa independência
O cachorro alegre costuma demonstrar confiança no tutor e certa independência

Cachorro quieto e triste: o que fazer para que ele se sinta melhor?

Se você notou seu cachorro triste e quer que ele fique feliz novamente, algumas atitudes podem ajudar. Cuidar da alimentação, passear com o cachorro frequentemente e estimulá-lo através de brincadeiras e exercícios será muito benéfico para que seu pet volte a ser um cachorro alegre. Porém, em casos muito graves, é muito importante que o bichinho seja examinado por um médico veterinário. A depressão canina é um transtorno que precisa de um tratamento indicado por um profissional para que o animal se recupere completamente.

Como saber se meu cachorro é feliz?

Agora que você já sabe como ajudar um cachorro triste, deve estar se perguntando como identificar os sinais de felicidade nos dogs. Bom, felizmente existem algumas coisas que indicam a alegria dos cães. Um cachorro feliz exibe uma postura relaxada, olhar alegre, comportamento pouco destrutivo, confiança no tutor, sono regulado e independência. Tudo isso, inclusive, é muito relevante para saber se a saúde do cachorro está bem.

Por mais que seja fofo ver um cão com saudades sempre que o tutor precisa sair de casa, a ansiedade de separação é um problema grave que deve ter muita atenção dos pais de pets. Além disso, é importante que o cãozinho tenha um comportamento variado no dia a dia - até porque nem mesmo os cães conseguem ser felizes o tempo inteiro. Além da felicidade em si, é importante lembrar que o instinto do cachorro vai fazê-lo latir, uivar, fuçar, cavar, roer e por aí vai… Nem sempre o animal será um exemplo de obediência, mesmo estando feliz.

Redação: Hyago Bandeira