Ao perceber um cachorro soltando muito pelo, a preocupação é inevitável. O que nem todo mundo sabe é que o processo de troca de pelagem é totalmente natural em alguns casos e não é indício de nenhum problema de saúde ou algo do tipo. Mas será que as estações do ano influenciam nisso? Será que no verão as quedas são mais frequentes do que no inverno? O que fazer quando o cachorro solta muito pelo? Para responder a essas perguntas, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre o assunto a seguir. Confira!

Cachorro soltando muito pelo: como as estações do ano interferem nisso?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Um cachorro que solta muito pelo em determinada época do ano não deve ser motivo de preocupação. Geralmente isso acontece de forma natural e não é prejudicial para o cãozinho. A grande dúvida é se as estações do ano, como verão e inverno, são fatores relevantes nesse processo, e a resposta é sim: dependendo da época, os pelos do cachorro podem cair em maior ou menor quantidade.

Geralmente, as estações de transição - primavera e outono - são quando a troca de pelagem ocorre efetivamente, porque é como se o corpo do animal estivesse se preparando para a chegada do calor ou inverno. Como as temperaturas são mais quentes e frias - respectivamente - nesses períodos, o cachorro geralmente substitui os pelos por uma pelagem mais fina quando o verão chega; e por uma pelagem mais grossa no inverno.

Meu cachorro está soltando muito pelo: entenda como ocorre a troca de pelagem

Conforme os pelos do cachorro “envelhecem”, precisam ser trocados por novos fios para manter a proteção das camadas de pele. Esse processo é o que nós chamamos de ciclo capilar, e cada raça possui um ciclo próprio. É por isso que existe cachorro que solta muito pelo e cachorro que quase não solta.

Além das estações do ano, um outro fator que influencia nisso é o tipo de pelo do cachorro. Se for um cão de pelos longos, por exemplo, a tendência é que esse ciclo capilar seja maior e, por isso, a tendência é que o animal solte menos pelos. Já quando se trata de um cão de pelos curtos, a pelagem amadurece mais rapidamente e atinge seu tamanho “ideal” em pouco tempo, de forma que a tendência é que ele solte mais pelos no dia a dia.

De toda forma, quando há uma queda de pelos em cachorro excessiva e que provoca falhas no corpo do animal, às vezes é bom consultar um veterinário para uma avaliação completa da situação. Ainda que a troca de pelos seja natural, quando ocorre de forma muito severa e acompanhada de outros sintomas pode ser indício de alergias, problemas de pele e outras doenças.


Meu cachorro solta muito pelo: algumas raças de pelos curtos, como o Pug, são mais propensos a isso
Meu cachorro solta muito pelo: algumas raças de pelos curtos, como o Pug, são mais propensos a isso

Cachorro soltando muito pelo: o que fazer? Veja 5 dicas que vão te ajudar a lidar com o problema!

Se você sofre com um cachorro que solta muito pelo, saiba que algumas medidas podem ser tomadas para tentar amenizar a situação e evitar os pelos espalhados pela casa. Manter uma pelagem saudável é muito simples, mas requer certa dedicação por parte do tutor. Veja abaixo o que fazer quando o cachorro solta muito pelo:

1) A rotina de escovação dos pelos deve ser ainda mais frequente. Todos os cães precisam ser escovados pelo menos uma vez por semana, mas quando se trata de um cachorro soltando muito pelo, esse cuidado deve ser ainda maior. Alguns doguinhos precisam ser escovados diariamente ou pelo menos 4 ou 5 vezes por semana para a remoção de pelos mortos.

2) Invista em uma boa escova para tirar pelo de cachorro. Essa é a melhor maneira de manter a pelagem do seu pet sempre bonita e saudável, sem a presença de pelos mortos. Outra opção é a luva para tirar pelo de cachorro.

3) Ofereça uma alimentação de alta qualidade para o seu pet. Nem todos sabem, mas ração para cachorro e pelagem saudável têm tudo a ver! Por isso, a dica é escolher sempre alimentos bem nutritivos para o pet, como uma ração Premium ou Super Premium.

4) O banho e tosa são cuidados importantes com um cachorro que solta muito pelo. A frequência, por outro lado, vai depender de cada raça. Algumas precisam de banhos mais regulares, enquanto outras não. A tosa segue a mesma lógica, então vale a pena pesquisar e conversar com um profissional da área.

5) Enriquecimento ambiental ajuda a evitar queda excessiva de pelos. O estresse às vezes também é um dos motivos para um cachorro soltando muito pelo, independentemente da época do ano. Para evitar o problema, é necessário estimular o seu amiguinho de diferentes formas, e o enriquecimento ambiental com brinquedos e passeios pode ajudar bastante nisso.

Redação: Juliana Melo