A sensibilidade canina é uma das maiores virtudes desses animais. Os cães conseguem detectar algumas doenças, como o câncer e também percebem quando uma pessoa está triste, por exemplo. Mas será que o cachorro sente gravidez? Como isso acontece e o que muda no comportamento de cachorro quando a dona está grávida? São muitas dúvidas que permeiam esse assunto e poucas explicações. Para esclarecer de uma vez por todas essas questões, o Patas da Casa foi atrás de algumas respostas. Dá só uma olhada no que a gente descobriu!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, é verdade que cachorro pressente gravidez?

Embora isso ainda não tenha sido comprovado cientificamente, pode-se dizer que sim: os cães podem sentir gravidez . As mudanças hormonais que acontecem no organismo da mulher grávida são facilmente detectadas pelos cachorros, que percebem uma diferença no cheiro exalado pela tutora (consequência dos hormônios produzidos nessa fase). Por isso que muita gente brinca dizendo que o cachorro pressente gravidez: a sensibilidade olfativa dos cães permite que eles descubram que a mulher está grávida antes mesmo dela saber disso.

Os cachorros também são capazes de notar diferenças na aparência da mulher com o passar do tempo, como o crescimento da barriga durante a gestação, assim como alterações no humor da tutora grávida. Além disso, as mudanças na rotina da família não passam despercebidas pelo animal: o cão pode até não entender muito bem tudo que está acontecendo, mas ele sabe que há algo de diferente dentro de casa.

 

cachorro sente gravidez: cão deitado na barriga de mulher grávida

O instinto protetor dos cães fica mais aguçado durante a gravidez da tutora

 

O comportamento de cachorro quando a dona está grávida muda completamente. Eles tendem a ficar mais próximos da tutora, adotando uma postura protetora e acompanhando ela praticamente em tempo integral para se certificar de que está tudo bem. Então mesmo que o animal seja mais apegado com outra pessoa da casa, ele vai passar a ficar mais tempo ao lado da grávida no período da gestação. Seguir pela casa e querer dormir junto são algumas reações comuns. Ou seja, reações do cachorro quando a dona está grávida geralmente tem muito a ver com cuidado e proteção.

A chegada de um bebê requer adaptações na rotina da família

Os cachorros são, definitivamente, os melhores amigos que uma pessoa poderia querer. Na gravidez, isso só se torna mais evidente, já que os doguinhos fazem de tudo para estar por perto e garantir a segurança da nova mamãe, mesmo que eles não entendam muito bem isso. Mas é importante ter em mente também que antes do nascimento do bebê, algumas adaptações na rotina e na casa são necessárias para apresentar o novo integrante da família ao cãozinho. A criança claramente será uma prioridade porque demanda muito mais atenção e cuidado, mas o cachorro também não pode ser deixado totalmente de lado, porque isso pode deixá-lo triste e deprimido. Conforme o bebê vai crescendo, é importante estimular a interação entre eles, sempre de forma supervisionada e com muita cautela.

Redação: Juliana Melo