Conforme os dias mais frios do ano vão chegando, é comum que a gente tire do armário os casacos mais pesados e acessórios que vão ajudar a manter a nossa temperatura equilibrada. Para os doguinhos da sua casa, o cenário pode variar de acordo com a raça e com o ambiente em que ele costuma ficar, mas se questionar se cachorro sente frio quando os termômetros caem é super comum. Os pelos são suficientes para a proteção do animal ou você precisa fazer alguma coisa para que ele fique mais confortável? Descubra, aqui embaixo, como identificar se o seu cachorro está com frio mesmo e como resolver o problema!

Alguns cachorros são mais sensíveis às mudanças de temperatura

Os cachorros sentem frio , sim, mas assim como acontece com os humanos, alguns deles são mais sensíveis às temperaturas baixas e, consequentemente, precisam de mais cuidados nesses dias. Os filhotes e idosos, que normalmente já têm a saúde mais frágil, são os primeiros da lista. Além deles, cachorros de porte pequeno, magrinhos e com pelo curtinho costumam sentir mais a queda dos termômetros. Mesmo que o seu amigo não se encaixe em nenhum desses quadros, é sempre bom analisar o ambiente, principalmente se ele costuma ficar no quintal ou em áreas descobertas da casa ou do apartamento. Se o clima estiver muito frio para você, provavelmente também está para ele — e é melhor errar por proteger demais do que de menos, certo? 

Os sinais de que o seu cachorro está com frio

Além de ficar de olho no clima em geral, você também pode observar alguns sinais que o seu cachorro dá quando está com frio. Fique atento se ele: 

  • tem tremores pelo corpo;
  • está com a temperatura do corpo muito baixa - sinta principalmente pelas orelhas, focinho e almofadinhas das patas;
  • passa muito tempo deitado bem encolhido (geralmente, ele junta as patinhas e recolhe o rabo);
  • procura cantinhos para deitar e tentar se aquecer;
  • está dormindo mais do que o normal;
  • "reclama" choramingando por onde vai;
  • ficou com a respiração e movimentos mais lentos.

Quando está com frio, o cachorro costuma se esconder em cantinhos para tentar se aquecer
Quando está com frio, o cachorro costuma se esconder em cantinhos para tentar se aquecer

Como aquecer o seu cachorro durante os dias frios

A primeira coisa que você pode fazer para aliviar o desconforto do seu cachorro quando o clima estiver frio é colocar o bichinho dentro de casa — principalmente durante a noite. Se você não consegue fazer isso por qualquer motivo, o ideal é oferecer a opção de um cantinho quente e confortável, protegido da chuva e do sereno para o cachorro poder se esquentar. Vale colocar um tapete, cobertor ou, até mesmo, um edredom na casinha ou na cama dele para aumentar as fontes de calor e diminuir o contato dele diretamente com o chão. 

As roupinhas de frio também são uma ótima opção para esses dias. Você pode comprar as versões próprias para os animais ou aproveitar as camisetas que já têm em casa e não usa mais. Nesse caso, é importante amarrar a barra da peça na altura da barriga do animal para evitar que ele se suje quando precisar fazer xixi e cocô. Quem prefere dar uma chance às versões de roupa para cachorro disponíveis nos pet shops pode encontrar, além das camisas mais fininhas, versões reforçadas, de moletom ou plush e são ideais para os grupos de cachorros que sentem mais frio citados lá em cima.

O que a exposição ao frio pode causar no seu cachorro

Além do desconforto inicial, deixar o seu cachorro exposto ao frio sem proteção por muito tempo pode trazer consequências de diferentes intensidades para a saúde dele. Uma das principais é o resfriado, que tem sintomas parecidos com o dos humanos, como espirros, secreções do focinho e dos olhos e indisposição. Além disso, é sempre bom lembrar de deixar a vacina para Gripe Canina - também conhecida como a "tosse dos canis" - em dia, com reforços anuais.

A queda da temperatura corporal do bichinho também pode causar hipotermia e baixar a imunidade — o que pode ser a porta de entrada para uma série de outros problemas, como infecções causadas por vírus e bactérias. 

Em casos mais sérios e mais comuns aos cães de rua, que foram abandonados, o congelamento das extremidades do corpo também pode ser uma consequência. Isso acontece quando a temperatura corporal cai muito, ele fica com muito frio e, como defesa, o organismo direciona o fluxo do sangue para os órgãos vitais. Nesses casos, as patinhas, pernas, cauda, focinho e orelhas podem ser prejudicados. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.