Você já se perguntou se cachorro sente cólica assim como os humanos? As dores na região do abdômen podem afetar também os pets. A região abriga vários órgãos importantes para o funcionamento do organismo, como parte do sistema digestivo do cachorro. É importante identificar o que está realmente acontecendo quando o cachorro sente cólica, já que existem várias possibilidades de problemas que podem causar o sintoma.

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Afinal, o cachorro sente cólica mesmo? O que esse incômodo pode indicar? A cachorra no cio tem cólica igual mulheres? Para sanar essas e outras dúvidas, reunimos algumas informações sobre o assunto!

Cachorro sente cólica?

A região do abdômen abriga vários órgãos do sistema digestório, reprodutor e urinário do cãozinho. Ou seja, a cólica em cachorro pode está relacionada a problemas urinários ou do processo digestivo do animal. A dor pode vir acompanhada de outros sintomas, como o cachorro vomitando ou com diarreia.

Para identificar qual é realmente o problema, é preciso levar em conta se o cachorro está se alimentando normalmente, que outros sintomas está apresentando e a quanto tempo ele está se sentindo mal.

Cachorro com cólica: o que pode ser?

Os transtornos mais comuns que causam cólicas nos cachorros são:

  • Gastrite: resultado da inflamação da mucosa que reveste o estômago, a gastrite em cachorro causa bastante desconforto e pode alterar o apetite do animal. As causas do problema podem ser variadas. Normalmente o cachorro com cólica derivado de gastrite vem acompanhado de outros sintomas como falta de apetite, diarreia, perda de peso, vômito e prostração;

  • Parasitas intestinais: a diarreia é o principal sintoma dos vermes em cachorro. Entretanto, os cachorros com verme também podem apresentar cólicas intestinais. Para evitar que estes maléficos parasitas intestinais afetem a saúde de seu animal mantenha sempre os vermífugos em dia;


  • Excesso de gases intestinais: os gases intestinais podem ser causados por muitos fatores, um deles pode ser a própria anatomia da raça ou algum alimento que o animal tenha consumido. Manter a vermifugação sempre em dia e oferecer uma alimentação de qualidade para o doguinho são coisas que podem ajudar a evitar os gases em excesso - e, consequentemente, a cólica em cachorro.

Cachorra no cio sente cólica?

Sim, a cadela no cio pode sentir cólica. No entanto, a dor que elas sentem é em menor proporção quando comparada às mulheres. As mudanças de comportamento, tremores no corpo e sensibilidade no abdômen são os principais sintomas de que a cachorra sente cólica no período.

Entre os tratamentos para cuidar da cachorrinha estão os remédios homeopáticos e uso de floral, que devem ser recomendados por um veterinário especialista. Considere a castração como uma alternativa para acabar com os desconfortos causados pelo cio - além, claro, de evitar algumas doenças e a procriação desenfreada de animais domésticos.  

Além de saber que cachorra no cio tem cólica, outra dúvida que pode surgir é se as cadelas menstruam. Nesse sentido, não se pode falar em menstruação, mas sim em um sangramento que acontece antes da cadela entrar no cio. É o que revela a médica veterinária Amanda Carloni: “O sangramento ocorre em uma fase do ciclo estral chamada de proestro, e dura, em média, 9 dias".

Cachorro tem TPM?

A cadela no cio sente dor, que na verdade não é bem dor, mas um desconforto e maior sensibilidade na região do abdômen. Por isso, muitas pessoas se confundem e acham que cachorro tem cólica menstrual, podendo até pensar que o cachorro tem TPM também. Porém, não é verdade.

As cadelas não menstruam, não ficam de TPM e o ciclo estral é bem diferente do ciclo menstrual feminino. Quando a cachorra no cio sente dor, é algo bem leve e que não se compara às cólicas das mulheres.

 

A cadela tem cólica no cio, mas não na mesma intesidade que as cólicas menstruais das mulheres

A cadela tem cólica no cio, mas não na mesma intensidade que as mulheres

 

Como saber se o cachorro está com cólica?

Sabendo que tanto o cachorro quanto a cadela tem cólica, e isso pode estar relacionado a diferentes motivos, fica a dúvida: como saber se você tem um cachorro com dor? Alguns sinais claros disso são a perda de apetite, vocalização excessiva (semelhante a uivos e choros), isolamento e até um comportamento mais agressivo.

No caso de um cachorro com cólica intestinal, sintomas ainda incluem distensão abdominal e/ou inchaço, liberação excessiva de gases, sensibilidade ao apalpar a região e desconfortos abdominais. Também é possível ouvir a barriga de cachorro fazendo barulho.

Já quando a cachorra no cio sente dores no abdômen, vale ficar tanto a outras possíveis alterações no comportamento da cadela que indicam o momento do cio. Alguns deles são: carência, inquietação, receptividade ao macho, vermelhidão e aumento do volume da vulva.

O que fazer quando o cachorro está com cólica?

Ao ver um cachorro com cólica, o que dar para melhorar o desconforto? Antes de tudo, é necessário consulta um veterinário para descobrir a causa do problema e, em seguida, indicar o melhor tratamento. O remédio para cólica jamais deve ser usado sem orientação de um profissional. Por isso, corra para uma clínica para ter o diagnóstico o mais rápido possível.

Cachorro com cólica: como tratar e prevenir?

 

Assim que as dores abdominais forem percebidas no cachorro, é importante verificar se ele apresenta algum outro sintoma. A região da barriga é muito complexa e sensível na anatomia canina e os incômodos podem indicar problemas graves. O veterinário precisa ser acionado, principalmente se houver vômito e diarreia constante, para identificar o problema com precisão e indicar o tratamento mais adequado.

Dependendo do caso, podem ser solicitados exames de sangue e de imagem radiográfica. Fazer a vermifugação periodicamente e oferecer uma dieta saudável e equilibrada são as melhores formas de prevenir as doenças que podem ocasionar cólicas no cachorro.

Pode dar Buscopan para cachorro com dor de barriga?

Se o seu cachorro no cio tem cólica, ou se as cólicas acontecem por qualquer outro motivo, saiba que é necessário consultar um veterinário antes de administrar qualquer medicamento para o animal. No geral, pode-se dizer que sim, o cachorro pode tomar Buscopan, mas somente um especialista poderá indicar a dosagem correta do remédio para tratar um cachorro com dor de barriga ou cólicas.


Publicado originalmente em: 09/11/2020

Atualizado em: 17/11/2023