Cuidados

Cachorro sente calor? Veja dicas para deixar a vida do seu pet mais confortável nos meses mais quentes

Você sabia que cachorro sente calor?  Veja como cuidar do amigo de quatro patas nos meses mais quentes!
Você sabia que cachorro sente calor? Veja como cuidar do amigo de quatro patas nos meses mais quentes!

Conforme os meses mais quentes do ano vão chegando, é comum que os tutores se questionem se cachorro sente calor. Afinal, eles podem ou não sofrer com o aumento da temperatura? A resposta é sim. Por isso, é importante ter em mente que os cuidados redobrados nos meses mais quentes do ano são fundamentais para que nada prejudique o bem-estar e a saúde do seu amigo. Além da tosa de cachorro, que pode ser feita em algumas raças específicas, existem outras atitudes simples que podem amenizar o calor. Confira algumas dicas para deixar a vida do seu pet mais confortável durante o verão!

Saiba como identificar um cachorro com calor

Embora seja comprovado que cachorro sente calor, os efeitos do aumento da temperatura nos animais são bem diferentes do que estamos acostumados. Ao contrário do que ocorre com os humanos, os cães não possuem glândulas sudoríparas que produzem o suor e, assim, regulam a temperatura corporal. Na verdade, a troca de calor necessária para a adaptação ao ambiente acontece pela língua do animal. Justamente por isso, é comum que o cãozinho fique com a respiração acelerada e ofegante nos dias mais quentes ou depois de uma atividade física. A salivação excessiva, vômito, diarreia, falta de apetite e confusão mental também são sinais de que o seu amigo pode estar com muito calor.

Agora que você sabe que cachorro sente calor, como deixar a vida dele mais confortável?

Se você está se perguntando como aliviar a situação do cachorro com calor, saiba que essa é uma tarefa mais fácil do que se imagina. Geralmente, os cães possuem os seus próprios métodos para se refrescar, mas é responsabilidade do tutor garantir o bem-estar e a saúde do cachorro. Por isso, que tal ver algumas dicas para não deixar o seu cachorro com calor?

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O cachorro com calor deve ter bastante água à disposição para se manter hidratado
    O cachorro com calor deve ter bastante água à disposição para se manter hidratado

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    1) Redobre os cuidados com a hidratação do seu pet

    Quem tem um cãozinho em casa sabe bem que a hidratação é uma das principais formas de driblar o calor. Por isso, o ideal é oferecer água limpa e fresca para o seu amigo. Nos dias quentes, o ideal é trocar a água pelo menos duas vezes por dia. Nesse caso, vale deixar uma garrafinha de água separada para o cachorro na geladeira e ir repondo ao longo do dia. Além disso, você também pode colocar algumas pedrinhas de gelo para estimular o consumo da água e garantir que ela fique gelada por mais tempo. O seu pet vai amar!

    2) Aposte em um tapete gelado para cachorro

    Você já deve saber que o seu cãozinho precisa ter lugares próprios para descansar, certo? No verão, é importante que esse cantinho seja fresco e confortável, já que o calor também faz com que os cães tenham uma certa dificuldade para respirar, especialmente as raças braquicefálicas, como Pug e Bulldog Francês. Vale apostar em um tapete gelado para cachorro. Com um gel que fica mais frio em contato com o peso do animal, o acessório é a opção certa para tornar o dia a dia do seu amigo mais confortável.

    3) Permita que o seu cão aproveite os benefícios de um ventilador ou ar condicionado

    Assim como os humanos, os cães também podem ficar mais confortáveis em ambientes frescos. Por isso, ainda que não seja possível fazer isso o tempo todo, vale permitir que o seu cãozinho fique um tempinho na frente de um ventilador de chão ou divida o quarto com você durante umas horinhas para curtir o ar condicionado. Ah, e não esqueça de deixar janelas e portas abertas para entrar vento e, assim, deixar o ambiente mais fresquinho.

    4) Invista em um protetor solar para cachorro durante os passeios diários

    Os passeios ao ar livre e as atividades que envolvem água são ótimas opções para aliviar o calor do seu cão. O que poucos tutores sabem é que, assim como os humanos, os nossos amigos de quatro patas também precisam de proteção solar durante essas atividades. Sendo assim, é importante ter em mente que o protetor solar para cachorro é um item fundamental para garantir o bem-estar e a saúde do seu cãozinho no verão, especialmente aqueles com a pelagem mais fina ou de tonalidades claras. O produto é usado nas áreas mais expostas do corpo do animal e pode prevenir alguns problemas de saúde, como câncer de pele e dermatite solar, que são causados pela exposição solar excessiva. 

    Redação: Úrsula Gomes

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?

    Próxima matéria

    Capa de sofá para cachorro é uma boa solução para proteger o estofado?

    5 dicas para amenizar o calor do seu cachorro nos dias mais quentes
    Cuidados

    5 dicas para amenizar o calor do seu cachorro nos dias mais quentes

    Que cachorro sente calor a gente sabe, até porque ignorar o verão é impossível em algumas partes do país. O que muita gente não sabe é como aliviar a situação do cachorro com calor para que ele passe pelos dias e meses mais quentes do ano de forma confortável e sem passar mal. Tosar cachorro não é a única opção de refresco para o seu amigo: dá uma olhada nessas cinco dicas de como você pode amenizar o calor para o animal e fazer com que ele chegue na próxima estação sem sofrer!

    Gato com calor:  5 dicas para deixar o seu pet mais confortável nos meses mais quentes do ano
    Cuidados

    Gato com calor: 5 dicas para deixar o seu pet mais confortável nos meses mais quentes do ano

    Quem tem um bichano em casa sabe bem que cuidar de gato no verão é uma tarefa fundamental para preservar a saúde do animal. Assim como os cães, os felinos também sentem os efeitos dos meses mais quentes do ano - até mesmo dentro de casa. Mas será que você sabe quais os cuidados necessários para garantir o bem-estar de um gato no calor? 

    Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa
    Higiene

    Como dar banho em cachorro: 10 dicas para manter a higiene do seu pet em casa

    Manter o cachorro sempre limpo vai além da questão de deixar seu animal cheiroso, principalmente para quem dorme ou deixa o pet deitar na cama e no sofá. A higiene regular do seu cão impede o surgimento de parasitas e doenças de pele. Mas dar banho em cachorro em casa pode ser uma missão bastante trabalhosa! Com algumas dicas, você pode tirar de letra e ainda deixar seu bichinho limpo para colocar a pata onde quiser. Mesmo que tenha o hábito de levá-lo no pet shop, é bom saber o que fazer para situações de emergência ou até mesmo para economizar uma grana.

    7 coisas que você precisa ensinar ao cachorro filhote nos primeiros meses de vida
    Filhotes

    7 coisas que você precisa ensinar ao cachorro filhote nos primeiros meses de vida

    Os filhotes de cachorro merecem todo o cuidado e amor do mundo, principalmente nos primeiros meses de vida. Frágeis, eles precisam ser ensinados desde cedo algumas pequenas coisas para facilitar a convivência, como fazer as necessidades no lugar certo, não morder e até mesmo socializar com outros cães, animais e humanos. Então, como cuidar de filhote cachorro e, ao mesmo tempo, ensinar tudo isso a ele?

    Ver Todas >

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?
    Cuidados dos animais

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    A caixa de areia para gatos é um item super importante na rotina dos felinos domésticos. Por puro instinto, os gatinhos aprendem desde cedo que aquele é o lugar certo para fazer as necessidades - e também aprendem a enterrar o xixi e as fezes. Mas você, humano, sabe como cuidar da caixinha de areia do jeito correto? Já avisamos que não vale colocar a areia no recipiente e esquecer que ela existe: o banheiro dos gatos precisa de manutenção quase diária.

    Bigode de gato: como saber se as
    Cuidados dos animais

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Mais que elegância, o bigode de gato tem importantes funções no comportamento felino. Manter uma boa aparência em nossos gatinhos é sempre bom, mas além da estética, é essencial prestar atenção na saúde do animal. A queda das vibrissas do gato, popularmente chamadas de bigodes, e outras alterações sempre vão gerar dúvidas nos tutores. É preciso se preocupar com a queda desses pelos? E afinal, para que serve o bigode de gato? 

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Ver Todas >