O Dachshund é uma das raças mais amadas no Brasil e no mundo. É impossível não se encantar com o seu corpinho alongado de pernas curtinhas e orelhas grandes. O cachorro Salsicha é ainda dono de uma personalidade única que une um jeitinho brincalhão com um temperamento bem alerta. Apesar de ser uma raça bastante famosa, existem muitas surpresas em torno do Salsicha. Cachorro já foi quase extinto durante a Primeira Guerra Mundial, essa raça já ganhou mais de uma vez o título de cão mais velho do mundo, por exemplo. Quer saber mais curiosidades sobre os Dachshunds? Confira a matéria a seguir!
1) O cachorro Dachshund tem vários nomes diferentes
Você sabe o significado do nome Dachshund? Antigamente, o cachorro Salsicha tinha a função de ser um caçador de texugos. Com seu tamanho pequeno e corpo alongado, o "cachorro linguicinha" conseguia se enfiar na toca dos texugos para caçá-los. Por conta disso, recebeu o nome Dachshund, que significa "cão texugo" em alemão. Mas esse não é o único nome que o Dachshund atende, pois a raça tem diversos apelidos. Cachorro Salsicha é o mais famoso, mas também atende por cachorro Linguiça, Dackel, Teckel ou até mesmo Cofap, apelido que a raça ganhou no Brasil após ser a estrela de uma marca de amortecedores com esse nome.
2) Cachorro Salsicha foi perseguido durante as Grandes Guerras
O Dachshund surgiu na Alemanha durante a Idade Média. Desde então, tornou-se um cão associado ao país e querido pelos alemães. Porém, isso se tornou um problema para a raça durante as Grandes Guerras. Na Primeira Guerra Mundial, ingleses e americanos começaram a perseguir o cachorro linguiça, já que era praticamente um símbolo da Alemanha. A raça sofreu bastante durante esse período e quase foi extinta. O mesmo aconteceu na Segunda Guerra Mundial, mas em escala menor. Felizmente, o Dachshund voltou a fazer sucesso em todos os países com o fim das guerras, até mesmo nos Estados Unidos e na Inglaterra.
3) Aparência do Salsicha: cachorro pode ter diferentes padrões de cores
O tamanho rebaixado do Dachshund é sua marca registrada! Com seu corpo alongado que lembra bastante uma salsicha, cachorro dessa raça costuma medir entre 20 cm e 30 cm e pesar entre 3 Kg e 9 Kg. O Dachshund de pelo curto é o que mais vemos por aí, mas também existe o Dachshund pelo longo, resultado da mistura entre o cachorro Salsicha com outras raças como Schnauzer e Spaniel. Inclusive, o Dachshund e o Cocker Spaniel são frequentemente confundidos. Existe uma variedade de cores possíveis para o Dachshund, que podem ser distribuídas de forma uniforme, bicolor ou manchada. Muitas pessoas se perguntam "como saber se meu Dachshund é puro" justamente por essa variedade enorme de cores e padrões. Porém, basta ficar atento às características físicas que sempre se mantêm. Confira se sua estatura e tipo de corpo bate com a média de um cachorro Salsicha e converse com um veterinário, pois ele te ajudará a identificar com mais precisão.
4) O cachorro linguiça é o verdadeiro amigo fiel do homem
A lealdade é uma das características mais fortes da personalidade de um Salsicha, cachorro é aquele típico companheiro de todas as horas e que está sempre disposto a te proteger. Aliás, o instinto protetor da raça é bastante apurado, o que pode fazê-lo desconfiar de pessoas desconhecidas de início. Mas com uma socialização adequada, ele consegue conviver muito bem com todos. Por ter uma personalidade forte, é bom que o Dachshund seja adestrado para que aprenda limites desde cedo. Brincalhão e atento, o cachorro linguicinha vai estar com você em qualquer momento que precisar, seja para diversão ou proteção!

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
5) O cachorro Salsicha tem propensão a desenvolver problemas de coluna
O Dachshund é um cachorro com nanismo acondroplásico, um tipo de nanismo em que os membros são mais curtos do que o resto do corpo. Trata-se de uma condição natural da raça e não tem nenhuma relação com deficiência na produção de hormônio do crescimento, como acontece nos outros tipos de nanismo. Por conta da sua anatomia, o cachorro Salsicha costuma sofrer impactos maiores ao descer e subir de locais altos, como camas e sofás. Isso pode ocasionar problemas na coluna no Dachshund, como o desgaste dos discos intervertebrais. A instalação de rampas é uma boa maneira de evitar doenças ósseas no cachorrinho.
6) Cachorro salsicha filhote é bem frágil
Se um Dachshund adulto já pequeno, imagina um cachorro Salsicha filhote! O cãozinho recém-nascido é bem frágil e o tutor precisa ter muita cautela ao mexer neles. Como explicamos, a coluna do animal é sensível e pode sofrer com impactos. Por isso, sempre observe o comportamento do cachorro salsicha filhote e não deixe que ele fique sozinho por muito tempo, para evitar que tente subir em algum lugar sozinho. Além disso, o cachorro salsicha filhote costuma sentir bastante frio, então mantenha-o sempre quentinho.
7) Cachorro Dachshund foi o primeiro mascote das Olimpíadas
Nas Olimpíadas de 1972, sediada em Munique, na Alemanha, a organização do evento decidiu que pela primeira vez os jogos teriam um mascote oficial. O escolhido foi Waldi, um cachorro salsicha super fofinho! O Dachshund é o primeiro mascote de todos os Jogos Olímpicos e a escolha fez todo sentido, já que os jogos aconteceram na Alemanha, país de origem da raça.
8) O cachorro Salsicha faz sucesso no cinema
Quem não ama um bom filme de cachorro? A raça Dachshund já fez parte de diversas produções do audiovisual. O cãozinho é protagonista de filmes como Winner Dog, Salsicha Campeão, Bob Pai e Bob Filho e Um Amor de Companheiro. Porém, o papel mais famoso de um Dachshund veio da franquia Toy Story. O cachorro Slinky, amigo fiel de Woody, é um cachorro Salsicha que tem todo o jeitinho companheiro e animado típico da raça.
9) Raça Dachshund já venceu o título de cão mais velho do mundo vivo
O cachorro Salsicha tem uma alta expectativa de vida: entre 12 e 16 anos. Com isso, não é nenhuma surpresa que a raça sempre figure nas listas de cachorros mais velhos do mundo. Segundo o Guiness Book, o Dachshund já ganhou três vezes o título de "cachorro mais velho vivo"! Ou seja, se você tem um cachorro Salsicha, cuide bem dele porque as chances de ele viver ao seu lado por muito tempo são altíssimas!
Redação: Maria Luísa Pimenta
