close
Raças

Cachorro salsicha: curiosidades sobre a raça Dachshund

Atualizado · 06 de maio de 2022 · 12h40

Publicado · 06/05/2022 · 11h05

O cachorro Salsicha é famoso por ser baixinho e tem uma história repleta de curiosidades
O cachorro Salsicha é famoso por ser baixinho e tem uma história repleta de curiosidades

O Dachshund é uma das raças mais amadas no Brasil e no mundo. É impossível não se encantar com o seu corpinho alongado de pernas curtinhas e orelhas grandes. O cachorro Salsicha é ainda dono de uma personalidade única que une um jeitinho brincalhão com um temperamento bem alerta. Apesar de ser uma raça bastante famosa, existem muitas surpresas em torno do Salsicha. Cachorro já foi quase extinto durante a Primeira Guerra Mundial, essa raça já ganhou mais de uma vez o título de cão mais velho do mundo, por exemplo. Quer saber mais curiosidades sobre os Dachshunds? Confira a matéria a seguir!

1) O cachorro Dachshund tem vários nomes diferentes

Você sabe o significado do nome Dachshund? Antigamente, o cachorro Salsicha tinha a função de ser um caçador de texugos. Com seu tamanho pequeno e corpo alongado, o "cachorro linguicinha" conseguia se enfiar na toca dos texugos para caçá-los. Por conta disso, recebeu o nome Dachshund, que significa "cão texugo" em alemão. Mas esse não é o único nome que o Dachshund atende, pois a raça tem diversos apelidos. Cachorro Salsicha é o mais famoso, mas também atende por cachorro Linguiça, Dackel, Teckel ou até mesmo Cofap, apelido que a raça ganhou no Brasil após ser a estrela de uma marca de amortecedores com esse nome.

2) Cachorro Salsicha foi perseguido durante as Grandes Guerras

O Dachshund surgiu na Alemanha durante a Idade Média. Desde então, tornou-se um cão associado ao país e querido pelos alemães. Porém, isso se tornou um problema para a raça durante as Grandes Guerras. Na Primeira Guerra Mundial, ingleses e americanos começaram a perseguir o cachorro linguiça, já que era praticamente um símbolo da Alemanha. A raça sofreu bastante durante esse período e quase foi extinta. O mesmo aconteceu na Segunda Guerra Mundial, mas em escala menor. Felizmente, o Dachshund voltou a fazer sucesso em todos os países com o fim das guerras, até mesmo nos Estados Unidos e na Inglaterra.

3) Aparência do Salsicha: cachorro pode ter diferentes padrões de cores

O tamanho rebaixado do Dachshund é sua marca registrada! Com seu corpo alongado que lembra bastante uma salsicha, cachorro dessa raça costuma medir entre 20 cm e 30 cm e pesar entre 3 Kg e 9 Kg. O Dachshund de pelo curto é o que mais vemos por aí, mas também existe o Dachshund pelo longo, resultado da mistura entre o cachorro Salsicha com outras raças como Schnauzer e Spaniel. Inclusive, o Dachshund e o Cocker Spaniel são frequentemente confundidos. Existe uma variedade de cores possíveis para o Dachshund, que podem ser distribuídas de forma uniforme, bicolor ou manchada. Muitas pessoas se perguntam "como saber se meu Dachshund é puro" justamente por essa variedade enorme de cores e padrões. Porém, basta ficar atento às características físicas que sempre se mantêm. Confira se sua estatura e tipo de corpo bate com a média de um cachorro Salsicha e converse com um veterinário, pois ele te ajudará a identificar com mais precisão.

4) O cachorro linguiça é o verdadeiro amigo fiel do homem

A lealdade é uma das características mais fortes da personalidade de um Salsicha, cachorro é aquele típico companheiro de todas as horas e que está sempre disposto a te proteger. Aliás, o instinto protetor da raça é bastante apurado, o que pode fazê-lo desconfiar de pessoas desconhecidas de início. Mas com uma socialização adequada, ele consegue conviver muito bem com todos. Por ter uma personalidade forte, é bom que o Dachshund seja adestrado para que aprenda limites desde cedo. Brincalhão e atento, o cachorro linguicinha vai estar com você em qualquer momento que precisar, seja para diversão ou proteção!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O Dachshund tem uma personalidade forte, sendo ao mesmo tempo brincalhão e protetor
    O Dachshund tem uma personalidade forte, sendo ao mesmo tempo brincalhão e protetor

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adote um animal

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    5) O cachorro Salsicha tem propensão a desenvolver problemas de coluna

    O Dachshund é um cachorro com nanismo acondroplásico, um tipo de nanismo em que os membros são mais curtos do que o resto do corpo. Trata-se de uma condição natural da raça e não tem nenhuma relação com deficiência na produção de hormônio do crescimento, como acontece nos outros tipos de nanismo. Por conta da sua anatomia, o cachorro Salsicha costuma sofrer impactos maiores ao descer e subir de locais altos, como camas e sofás. Isso pode ocasionar problemas na coluna no Dachshund, como o desgaste dos discos intervertebrais. A instalação de rampas é uma boa maneira de evitar doenças ósseas no cachorrinho.

    6) Cachorro salsicha filhote é bem frágil

    Se um Dachshund adulto já pequeno, imagina um cachorro Salsicha filhote! O cãozinho recém-nascido é bem frágil e o tutor precisa ter muita cautela ao mexer neles. Como explicamos, a coluna do animal é sensível e pode sofrer com impactos. Por isso, sempre observe o comportamento do cachorro salsicha filhote e não deixe que ele fique sozinho por muito tempo, para evitar que tente subir em algum lugar sozinho. Além disso, o cachorro salsicha filhote costuma sentir bastante frio, então mantenha-o sempre quentinho. 

    7) Cachorro Dachshund foi o primeiro mascote das Olimpíadas 

    Nas Olimpíadas de 1972, sediada em Munique, na Alemanha, a organização do evento decidiu que pela primeira vez os jogos teriam um mascote oficial. O escolhido foi Waldi, um cachorro salsicha super fofinho! O Dachshund é o primeiro mascote de todos os Jogos Olímpicos e a escolha fez todo sentido, já que os jogos aconteceram na Alemanha, país de origem da raça.

    8) O cachorro Salsicha faz sucesso no cinema

    Quem não ama um bom filme de cachorro? A raça Dachshund já fez parte de diversas produções do audiovisual. O cãozinho é protagonista de filmes como Winner Dog, Salsicha Campeão, Bob Pai e Bob Filho e Um Amor de Companheiro. Porém, o papel mais famoso de um Dachshund veio da franquia Toy Story. O cachorro Slinky, amigo fiel de Woody, é um cachorro Salsicha que tem todo o jeitinho companheiro e animado típico da raça. 

    9) Raça Dachshund já venceu o título de cão mais velho do mundo vivo

    O cachorro Salsicha tem uma alta expectativa de vida: entre 12 e 16 anos. Com isso, não é nenhuma surpresa que a raça sempre figure nas listas de cachorros mais velhos do mundo. Segundo o Guiness Book, o Dachshund já ganhou três vezes o título de "cachorro mais velho vivo"! Ou seja, se você tem um cachorro Salsicha, cuide bem dele porque as chances de ele viver ao seu lado por muito tempo são altíssimas! 

    Redação: Maria Luísa Pimenta 

    Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

    Próxima matéria

    Gato frajola: conheça as características do gato preto e branco

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Ver Todas >

    Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo
    Adote um animal

    Infográfico mostra quais são os gatos mais exóticos do mundo

    Abrir as portas de casa para um gato exótico é ter a certeza de que seu amigo de quatro patas vai despertar a atenção de qualquer visitante. Seja por ser um gato sem pelo, como o famoso Sphynx, ou por ser um gato híbrido, como o Savannah e o Bengal: existem alguns animais que simplesmente não passam despercebidos e são tidos como “excêntricos” por serem fora do padrão. Mas, ao contrário do que muitos pensam, esses bichanos não são desvalorizados por conta da sua aparência; pelo contrário, eles têm vários fãs ao redor do mundo!

    Por que o Chow Chow tem a língua azul?
    Adote um animal

    Por que o Chow Chow tem a língua azul?

    O Chow Chow é aquela raça que sempre é comparada a um ursinho de pelúcia por causa dos seus pelos densos e felpudos. Como se isso não bastasse, outra característica que chama a atenção - talvez até mais do que a pelagem - é que esse é um cachorro de língua azul. Esse traço em particular é algo que diferencia a raça de quase todos os outros cães, mas já parou para se perguntar por que isso acontece? Qual será a explicação por trás do cachorro de língua azul Chow Chow? 

    Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça
    Adote um animal

    Como é a personalidade do Pitbull? Veja o infográfico para saber tudo sobre o temperamento da raça

    O Pitbull é um animal que intimida muita gente, principalmente por causa da fama de “agressivo” que acompanha ele. A postura imponente e musculatura forte e robusta são características que contribuem para isso, mas a verdade é que tanto o filhote de Pitbull quanto um cão adulto estão longe de serem violentos se tiverem uma boa criação. Sim, é isso mesmo: a forma como o cachorro Pitbull é criado tem tudo a ver com o seu comportamento!

    Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança
    Adote um animal

    Pitbull se dá bem com crianças? Conheça as raças de cachorro grande mais indicadas para criança

    Quem tem um filho e ao mesmo tempo procura um amigo de quatro patas para acompanhar a família sempre se pergunta: qual o melhor cachorro para criança? A verdade é que existem várias raças que são indicadas para conviver com os pequenos, desde cães de porte pequeno e médio até cachorros grandes. Tamanho não é documento, e animais um pouco maiores podem ter uma ótima relação com crianças (especialmente as mais velhas).

    Ver Todas >