Passeio

Cachorro que puxa no passeio: 6 truques para melhorar o ritmo

Os puxões durante o passeio podem ser muito desagradáveis para você e seu cão, mas com alguns truques é possível corrigir esse comportamento!
Os puxões durante o passeio podem ser muito desagradáveis para você e seu cão, mas com alguns truques é possível corrigir esse comportamento!

O passeio é a hora mais feliz para um cachorro e alguns sabem exatamente a hora que costumam sair de casa. Essa alegria, porém, pode se transformar em muita ansiedade e agitação: e uma reação comum a esse comportamento é puxar a coleira e guia. O passeio precisa ser agradável para o cachorro e seu dono! Muitos tutores acabam deixando de andar na rua com o cãozinho por causa da dificuldade, mas a verdade é que isso piora a situação e pode deixá-lo mais ansioso ainda. Os passeios diários são essenciais para a saúde física e psicológica dos cães. É nessa hora que eles se exercitam, interagem com outros animais, sentem vários cheiros e exploram lugares diferentes.

Aprenda como treinar seu cachorro e acabar com as puxadas!

Acabar com as puxadas é um processo que requer muita paciência e técnicas corretas. Nós sabemos que a frustração de um passeio com puxadas é grande, mas parar com elas é um processo que requer dedicação. Por isso, preparamos um material com 6 dicas de como treinar o seu cachorro para ser mais calmo fora de casa. Chega mais!

1 - Comece o treinamento em casa

O treinamento com o seu cachorro deve ocorrer em um momento mais calmo. Não adianta colocar a coleira e a guia e já querer de cara que ele fique menos ansioso para o passeio. É muito melhor você fazer os treinos depois que voltar da rua do que antes, pois o cãozinho estará mais cansado e isso facilitará o processo. Uma dica para atrair a atenção do cachorro é fazer das refeições um momento de treinamento: a cada acerto, um grão de ração.

Os treinos em casa são simples e não precisam durar mais que 10 minutos. Posicione o cachorro ao seu lado com coleira e guia curta e comece a dar algumas voltas na sala. Dê dois passos e, se ele não puxar, recompense com um grão de ração ou petisco. Repita várias vezes, prosseguindo para outros cômodos da casa, até que ele consiga fazer um trajeto maior com a guia frouxa. Quando o treino estiver funcionando dentro de casa, experimente avançar para outros lugares, como o corredor do prédio ou quintal. Se ele ficar agitado e começar a puxar, volte.

2 - Coleira para cachorro e guia: tenha os acessórios corretos

O tipo de coleira que você usa para o passeio também pode influenciar os puxões. A de pescoço, por exemplo, é indicada para cachorros mais fracos. Para aqueles que têm mais força, o recomendado é usar uma coleira peitoral que prenda a guia para cachorro na parte frontal (fuja dos modelos com a fivela nas costas, pois isso fará com que o cão tenha mais controle do passeio do que você). Com esse peitoral anti-puxão, você trabalha a frustração do cachorro: ao tentar sair disparado, automaticamente ele será levado para o lado e não conseguirá avançar.

Algumas pessoas recorrem aos modelos cabresto (que prende o focinho e é uma boa para cães mais agressivos) e o enforcador. Mas atenção! O uso de ambos é indicado apenas por pessoas quem têm muita experiência com passeios, pois podem machucar o cachorro.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Os acessórios que você utiliza para o passeio com seu cão são fundamentais: a coleira peitoral, por exemplo, é a mais indicada para cachorros maiores e mais fortes.
    Os acessórios que você utiliza para o passeio com seu cão são fundamentais: a coleira peitoral, por exemplo, é a mais indicada para cachorros maiores e mais fortes.

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    3 - Canse o cachorro antes do passeio

    Uma alternativa para diminuir o ritmo do cãozinho no passeio é brincar bastante antes de sair para a rua. Jogue a bolinha, o faça correr pela casa, estimule as brincadeiras: vale tudo para deixá-lo menos ansioso. Mais cansado, ele pode ficar menos agitado e não puxar a coleira.

    4 - Deixe o seu cachorro frustrado quando ele tentar puxar a guia

    Quando o seu cachorro começar a puxar a coleira, simplesmente pare o passeio com a guia colada no corpo e não dê mais nenhum passo. O ideal é que logo depois o seu cachorro “se toque” que aquele comportamento não é legal e afrouxe a guia. No início, você terá que repetir isso várias vezes até dar certo. Tente fazer esse treino em locais com pouca movimentação de pessoas ou em horários mais calmos, como cedinho ou tarde da noite.

    Outra dica é simplesmente virar e seguir para a direção contrária. Com o tempo, essas pequenas frustrações vão fazer o seu cão entender que, toda vez que ele puxar, o passeio será interrompido. É importante que você seja muito criterioso durante esses treinos e realmente não recompense comportamentos errados.

    5 - Use petiscos e outras recompensas quando ele andar direitinho

    Cachorros amam recompensas e um forma correta é ensiná-lo a associar petiscos e carinhos com bons comportamentos. Sempre que ele acertar o ritmo no passeio e afrouxar a guia, o elogie bastante ou dê algum agrado saboroso. Você também pode permitir que ele cheire um poste ou “cumprimente” outro cachorro quando estiver andando sem puxar.

    6 - Mantenha o controle do passeio

    O seu cachorro precisa entender que é você quem guiará o passeio. Com o auxílio do petisco, você pode ensinar ao seu cãozinho o significado do “junto”. Sempre que ele estiver andando ao seu lado e sem puxar, use o comando. O indicado é não falar durante as puxadas, pois ele pode achar que está acertando, quando na verdade está fazendo tudo errado.

    Dica extra: O adestramento pode te ajudar muito a colocar todos esses truques em prática caso você não consiga resolver o problema sozinho - sim, alguns cãezinhos são bem difíceis de controlar. Busque profissionais de confiança e explique a situação, assim ele vai determinar a melhor técnica para corrigir o comportamento. E não se esqueça jamais que o seu cãozinho ainda não conhece todas as coisas e precisa de você para ensiná-lo. Tenha paciência e muito amor!

    Redação: Luana Lopes

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Próxima matéria

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!
    Adestramento

    Cachorro e gato juntos: 8 truques para melhorar a convivência e 30 fotos para você se apaixonar!

    Durante muito tempo, cachorro e gato foram declarados inimigos. Algumas pessoas acreditavam que onde havia um cão não poderia ter um gato e vice-versa. Se antes eles não tinham o hábito de conviver, hoje moram juntos e alguns até são inseparáveis. Mas atenção! Nem sempre os animais se entendem de primeira e o processo de adaptação requer tempo e paciência do tutor para que aprendam a respeitar a presença um do outro. Para você que tem um cãozinho e um gatinho e precisa de ajuda para adaptá-los, separamos oito truques para melhorar a convivência. O adestrador Max Pablo, do Rio de Janeiro, deu algumas dicas e também conversamos com a cat-sitter Nathane Ribeiro, que tem três gatos e já precisou adaptá-los com um cão. Veja o que eles disseram!

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Ver Todas >

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet
    Comportamento animal

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Todo cachorro tem um jeitinho brincalhão que é capaz de despertar a felicidade em qualquer humano. Mas o que é mais importante na hora de deixar o cachorro feliz? A verdade é que os cães não exigem muita coisa: uma ração gostosa, alguns brinquedinhos, passeios e carinho dos donos já são suficientes para ativar os hormônios da felicidade nesses seres maravilhosos.

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?
    Comportamento animal

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Passear com cachorro é um momento que estreita laços e ainda faz bem para a saúde, tanto do animal quanto do tutor. Cães precisam de exercícios na rotina para gastar energia e evitar quadros de estresse e ansiedade. Apesar de ser um momento muito prazeroso e necessário, é preciso ter cuidado com a saúde e a segurança do seu animal, principalmente nos dias de muito calor. 

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável
    Comportamento animal

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável

    Quem tem gato em casa sabe bem que esses animais adoram ficar nas alturas! As janelas são praticamente os lugares preferidos da casa para os gatinhos. De lá eles conseguem ver o movimento da rua sem perder nada que acontece dentro de casa. Para que esse hábito do bichano fique mais agradável e seguro, nada melhor do que personalizar esse espaço para que ele se torne mais “gatificado” ainda.

    Você sabe a história por trás do meme do vira-lata caramelo? Conheça da cachorrinha Pipi
    Comportamento animal

    Você sabe a história por trás do meme do vira-lata caramelo? Conheça da cachorrinha Pipi

    Pipi é o nome da vira-lata caramelo que já faz parte do cotidiano brasileiro há um tempo e virou praticamente uma celebridade na internet. Mas você sabe como ela virou meme e qual a história por trás da imagem? O Patas da Casa foi atrás da história e entrevistou a Vanessa Brunetta, tutora da Pipi, a vira-lata caramelo que estampa uma das montagens mais famosas com a cédula de R$ 200. 

    Ver Todas >