Como as frutas fazem parte de uma dieta humana saudável, muitas vezes assumimos que elas também são benéficas para os nossos animais de estimação. Mas será que isso quer dizer o cachorro pode comer mamão? De fato, a alimentação natural traz uma série de vantagens para a saúde dos cães, acrescentando vitaminas, minerais e antioxidantes necessários ao organismo dos bichinhos. No entanto, o mamão para cachorro, assim como qualquer outra fruta, precisa de atenção antes de ser incluído no cardápio.

O que seu cachorro faz para ganhar a comida dos humanos?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Saber exatamente quais são as frutas que o cachorro pode comer é importantíssimo. Isso porque, embora muitas delas sejam excelentes para os animais, nem todas podem ser oferecidas a eles. A seguir, descubra se o seu cachorro pode comer mamão e todos os cuidados!

Afinal de contas, cachorro pode comer mamão?

Os benefícios do mamão para a saúde são inúmeros: a fruta é rica em fibras e enzimas saudáveis que têm o poder de melhorar o funcionamento digestivo como um todo. Ela também contém vitaminas A, C, E e K, além de ácido fólico, cálcio e potássio, que fazem muito bem ao coração e sistema imunológico.

Mas então será que pode dar mamão para cachorro? A resposta é sim! O cachorro pode comer mamão papaia, desde que a quantidade e a frequência não sejam exageradas. Também é importante avaliar a saúde do animal antes de fazer a inclusão da fruta na rotina. Cães em condições de saúde normais podem aproveitar as propriedades nutricionais do alimento, já um cachorro com diarreia não, uma vez que o mamão possui um efeito laxante.

Além de nutritivo, o mamão tem a suculência e textura que agrada o paladar dos bichinhos. No verão, a fruta geladinha é uma boa opção de lanche saudável e uma excelente fonte de hidratação para os nossos amigos peludos.

4 benefícios do mamão para a saúde dos cães

1) Fonte de fibras — As fibras ajudam a regular o trânsito intestinal dos pets. Por isso, o mamão acaba sendo um ótimo aliado de quem quer saber como soltar o intestino do cachorro e evitar a prisão de dentre.

2) Poucas calorias — O mamão tem um baixo teor calórico, o que faz dele uma boa opção de petisco para cães com sobrepeso. Ainda assim, é importante ter atenção com as quantidades oferecidas!

3) Rico em vitaminas — Essa é uma fruta rica em vitaminas para cachorro, principalmente as vitaminas A e C. A primeira atua na manutenção da visão e da pele; enquanto a vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

4) Fonte de minerais — O mamão para cachorro ainda tem uma boa quantidade de minerais, como potássio, cálcio e magnésio. Por isso, o seu amigo pode aproveitar todos esses nutrientes!

Como dar mamão para cachorro?

Para variar o cardápio do seu amigo com mamão, pode dar para cachorro ocasionalmente em pequenos pedaços cortados sem casca e sem semente. Alguns dos principais cuidados nessas horas são: 

  • Oferecer mamão para cachorro sem exceder a quantidade indicada pelo veterinário, uma vez que o alto teor de açúcar e fibra pode causar distúrbios digestivos no seu cãozinho.
  • Retirar as sementes de mamão para cachorro, que contêm pequenas quantidades de cianeto (substância tóxica para os cães).
  • Descasque o mamão para cachorro, pois a casca não é muito digerível e pode gerar obstrução gastrointestinal no bichinho.
  • Você pode dar mamão para cachorro cortadinho, ou até bater no liquidificador e congelar (o que rende uma opção refrescante para aliviar o calor do seu cachorro no verão).

Cães de qualquer porte podem consumir a fruta. Ou seja, um Shih Tzu pode comer mamão da mesma forma que um cachorro maior, como um Labrador ou Golden Retriever. A principal diferença, nesses casos, é a quantidade que cada animal pode comer do alimento. 

Também é importante frisar que se o animal tiver restrições alimentares por alguma questão de saúde, é fundamental consultar um veterinário antes de decidir dar mamão para cachorro. Só assim é possível receber todas as orientações e descobrir se, por exemplo, um cachorro diabético pode comer mamão papaia e qual é a quantidade indicada.

Cachorro pode comer casca de mamão?

Não! Uma das coisas que o cachorro não pode comer de jeito nenhum é a casca do mamão. Apesar de não ser potencialmente tóxica como as sementes, a casca não é facilmente digerida pelo organismo do animal e pode acarretar em uma obstrução intestinal em cães. Além disso, corre o risco de ter um cachorro engasgado, asfixiado ou até com problemas gastrointestinais. Por isso, mesmo sabendo que posso dar mamão pro meu cachorro, devemos sempre descascar a fruta.

Cachorro pode comer mamão desidratado?

As frutas desidratadas concentram uma grande quantidade de açúcar. Nesse caso, o mamão faz mal para cachorro devido ao excesso de açúcar presente no alimento e é um grande perigo para animais que sofrem com a diabete canina. Portanto, é melhor evitar oferecer qualquer tipo de snack desidratado. Aposte sempre na fruta descascada e sem sementes!

Cachorro lambendo picolé

Frutas para cachorro em forma de petisco: prepare um snack saudável de mamão com gengibre

 

Agora que você já sabe que pode dar mamão para cachorro, que tal preparar uma deliciosa receita de petiscos naturais com a fruta? A nossa sugestão leva poucos ingredientes e tem um toque todo especial do gengibre. O seu pet certamente vai amar!

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de arroz integral;
  • ½ xícara de mamão cortado em cubos pequenos;
  • ? xícara de iogurte natural (e sem açúcar);
  • ½ colher de chá de gengibre fresco (picado finamente) ou 1 colher de chá de gengibre em pó;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo:

  • Pre-aqueça o forno a 180°C;
  • Misture todos os ingredientes em uma tigela grande;
  • Mexa até tudo ficar homogêneo. Se necessário, misture com as mãos;
  • Coloque a mistura sobre uma superfície enfarinhada e, então, abra a massa com um rolo até ela ficar com meio centímetro de espessura;
  • Corte a massa com o cortador de sua preferência;
  • Coloque os biscoitos em uma assadeira;
  • Asse por 25 minutos, até dourar.

Bônus: snack congelado de mamão para cães

O snack congelado de mamão para cães é uma opção refrescante para os dias mais quentes, ajudando a aliviar os incômodos de um cachorro com calor. Além de ser uma receita econômica, ela é muito rápida e fácil de preparar. Veja:

  • Corte o mamão ao meio e retire as sementes com a ajuda de uma colher grande;
  • Em seguida, descasque a pele e corte a fruta em pedaços pequenos e médios;
  • Coloque no liquidificador e, depois, adicione água. Misture até ficar homogêneo;
  • Por fim, despeje o líquido em moldes de silicone ou em uma forminha de gelo até congelar.

Atenção às frutas que pode dar para cachorro!

Antes de acrescentar frutas frescas à dieta regular do seu cãozinho, é preciso considerar a quantidade, o valor nutricional e a segurança do que está sendo oferecido a ele. Se pintar alguma dúvida sobre quais frutas o cachorro pode comer, fale com um veterinário de sua confiança. Afinal de contas, dieta e nutrição têm um impacto importante na saúde de cachorro, tanto positivo como negativamente.

Publicado originalmente em: 24/04/2020

Atualizado em: 15/09/2023