Ver um cachorro ofegante e inquieto após um longo passeio ou uma brincadeira intensa são situações comuns. Afinal, o cachorro cansado após uma atividade de alto nível pode demorar a voltar ao normal. Porém, o cachorro respirando forte e inquieto sem nenhuma causa aparente é um sinal que requer atenção. Alguns outros comportamentos como cachorro com língua pra fora, ansiedade e dificuldade de respirar excessiva podem vir junto e indicar algum problema mais sério. Para saber o que pode significar quando o cachorro fica ofegante e quando é necessário buscar ajuda médica, o Patas da Casa conversou com Alair Sampaio, médica veterinária formada na Universidade Federal da Bahia com residência em clínica cirúrgica e cirurgia de pequenos animais. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro ofegante pode ser uma reação natural do sistema respiratório canino

Antes de tudo, precisamos compreender que a respiração dos cachorros não é igual à dos humanos. O homem controla sua temperatura corporal pelo suor, mas os cães não suam. Assim, é com a respiração que o cachorro perde calor. O cachorro respirando rápido e com a boca aberta está, na verdade, equilibrando a temperatura corporal. É através da relação entre o centro respiratório localizado no cérebro e os músculos da respiração, como o diafragma, que acontece a oxigenação do sangue. Isso significa que um cachorro inquieto e ofegante à noite pode estar apenas sentindo a mudança da temperatura do ambiente. Nesses casos, é importante tornar o clima mais agradável para o seu cachorro lidar com o calor. Cada estação do ano requer um cuidado especial com o seu cãozinho.

Cachorro ofegante e cansado depois de um estímulo pode ser comum, mas é importante checar o ritmo

É normal ver um cachorro ofegante e cansado em situações em que a troca de calor está sendo feita durante a respiração. Ainda assim, é preciso observar a frequência e a duração. "O padrão respiratório de um paciente deve estar dentro da normalidade”, pontua a veterinária Alair Sampaio. O cachorro ofegante em um dia quente, por exemplo, geralmente não vem acompanhado de limitações no comportamento do animal. Dentre as situações de cachorro ofegante que podem significar um comportamento não relacionado a questões de saúde estão:

  • Depois de passear: assim como nós humanos precisamos suar para manter a temperatura corporal controlada após um exercício intenso, o cachorro também precisa encontrar um jeito de equilibrar a respiração depois de passear na rua. O cachorro respirando rápido e ofegante após um passeio, brincadeira e corrida é a forma que ele tem de controlar sua temperatura do corpo

  • No calor: é super normal no verão ver o cão com respiração ofegante. Cachorro fica com a temperatura corporal muito elevada nos dias mais quentes. Então, é natural o cachorro respirando rápido nessas épocas, pois é uma forma de controlar sua temperatura, deixando-a mais equilibrada.

  • Momentos alegres: você já deve ter visto seu cachorro com língua pra fora e respirando rápido quando você chega em casa né? Nos momentos de euforia, o corpo do cachorro pode alterar as funções fisiológicas. Assim, a afobação deixa o cachorro com respiração ofegante.

 

cachorro ofegante com a língua de fora

Cachorro ofegante: o que pode ser?

 

Alguns casos de cachorro ofegante podem ser indicativos de problemas de saúde. “A dificuldade para respirar é uma sintomatologia muito importante. Diversas são as causas: doenças degenerativas, doenças inflamatórias e infecciosas, neoplasias, dores abdominais e traumas podem levar a essa condição”, destaca a especialista. Além disso, outras situações como alterações cardíacas, colapso de traqueia, falta de ar e até envenenamento podem causar esse quadro. Pode acontecer também de os cães engasgarem com algum objeto, ração ou um pedaço de brinquedo, algo comum em momentos de ansiedade. Para saber o que está acontecendo o cachorro ofegante, fique atento aos sinais.

  • Cachorro com respiração ofegante e tremendo: o cachorro muito ofegante e tremendo pode ser sinal de alguma doença. Repare se há sinais de febre, diarreia, vômito, perda de apetite e apatia. Isso também é um sinal comum em cães que sofrem de ansiedade. O cachorro com respiração ofegante e tremendo também pode ser um sinal de problema neurológico causado muitas vezes por intoxicação. Em casos de sangramentos, também pode ser hemorragia interna.

  • Cachorro inquieto e ofegante com língua roxa: a língua com a coloração arroxeada é sinal de cianose, um processo que acontece quando há uma má oxigenação. Isso significa que a respiração está obstruída, causando falta de ar. É necessário levar o pet ao veterinário imediatamente, pois se não for tratado a tempo pode levar a óbito.

  • Cachorro com respiração ofegante e coração acelerado: essa situação é comum após a prática de exercícios. Mas se você reparou o cachorro ofegante do nada e com o coração batendo mais rápido, pode ser sinal de que o cachorro está com problemas cardíacos. Quando há algum problema no coração, a circulação sanguínea é afetada, dificultando o transporte de oxigênio pelo sangue. Isso compromete a respiração, deixando o cachorro ofegante. O cachorro agitado e ofegante à noite também pode ser um indicativo de problemas cardíacos. 

  • Cachorro com a língua de fora: essa prática também é comum após uma atividade intensa ou até mesmo quando o cão recebe carinhos. Porém, se você reparou o cachorro muito ofegante com a língua para fora e sem causa aparente, veja se há sinais de tremores e outros sintomas que podem indicar alguma doença. Também forneça água, pois o cãozinho pode estar desidratado e com sede.

  • Cachorro hiperventilando: o cachorro com respiração curta e acelerada são sinais de hiperventilação. As principais causas são estresse, ansiedade e problemas respiratórios. A falta de ar deixa o cachorro respirando rápido e curto, como forma de regular novamente a frequência respiratória. É ideal levá-lo ao veterinário imediatamente.  

Fique atento aos sintomas associados ao cachorro ofegante e inquieto 

Se você perceber um cachorro inquieto e ofegante, é melhor ficar atento para essas possíveis causas. Como é possível que seja apenas uma reação comum do corpo, é muito importante se atentar a outros sinais, pois eles são os maiores indicadores de doenças ou alterações no organismo. “Dependendo da causa, posso citar mais de trinta [sinais]. Não espere por mais sintomatologias para levar a um profissional. Manter o padrão respiratório é fundamental para a vida do seu pet“, ressalta Alair. Alguns dos sintomas mais comuns em cachorro muito ofegante são:

  • Tosse

  • Apatia

  • Língua roxa (cianose)

  • Tremores

  • Perda de equilíbrio

  • Fraqueza

  • Desmaios

  • Vômitos 

  • Frequência cardíaca acelerada 

O que fazer quando o cachorro fica ofegante?

A primeira coisa a ser feita quando se vê um cachorro ofegante e inquieto é prestar atenção em outros possíveis sintomas. O cachorro respirando rápido costuma ser sinal de algum problema relacionado à respiração. Esses casos precisam de tratamento urgente, pois uma respiração obstruída evolui rapidamente para situações graves que podem levar o cachorro a óbito. Então, o que fazer quando o cachorro fica ofegante? Ao perceber o cachorro muito ofegante do nada, a indicação da especialista Alair Sampaio é procurar um profissional imediatamente. Conte tudo para ele: se é um caso de cachorro sempre ofegante, se o cachorro acorda ofegante ou é mais à noite… Quanto mais detalhes melhor e mais rápido será o diagnóstico e tratamento. Lembrando que casos de cachorro ofegante após cirurgia também merecem atenção, pois podem indicar algum problema decorrente da operação. 

O cuidado com o cachorro ofegante deve ser redobrado com algumas raças de cães que já são propensas naturalmente a apresentar problemas respiratórios. Cães braquicefálicos possuem o focinho achatado, o que dificulta a respiração. Por isso, é comum ver essas raças, como Pug, Boxer, Shih Tzu e Bulldog Frânces, com respiração ofegante. O ideal, nesses casos, é evitar qualquer situação que possa cansar muito o cachorro ou deixá-lo estressado.

Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta

Publicada originalmente em: 15/11/2019

Atualizada em: 20/08/2021