Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.
Cachorro ofegante: entenda o sistema respiratório dos caninos
Antes de qualquer coisa, precisamos compreender que os cães não respiram (e nem transpiram) como os humanos. É com a respiração que o cachorro perde calor, ou seja: o cachorro respirando rápido e com a boca aberta significa que ele está equilibrando a temperatura corporal. “A respiração resulta de uma interação complexa entre o centro respiratório no cérebro e os músculos intercostais e diafragma. Isso tem um objetivo e é coordenado principalmente para oxigenar o sangue que preenche os pulmões”, explica Ricardo.
Um cachorro ofegante à noite, por exemplo, pode estar sentindo a mudança da temperatura do ambiente. Nesses casos, basta tornar o clima mais agradável para o seu amigo lidar com o calor. Cada estação do ano requer um cuidado especial com o seu cãozinho.
Cachorro ofegante e cansado depois de um estímulo não é motivo para preocupação
O cachorro cansado e ofegante, principalmente depois de um passeio ou brincadeiras nos dias mais quentes, é muito normal. Ainda assim é preciso observar a frequência e duração. “Ele simplesmente pode estar ofegante por causa de agitação, estresse ou calor. O proprietário deve observar se a respiração é normal, sem aparentar dificuldade e mantê-lo em local calmo e evitar o calor. Se não houver melhora, o veterinário deve ser notificado”, pontua o veterinário.
Esse tipo de sintoma, geralmente não vem acompanhado de limitações no comportamento do cão. “Ao contrário de cães com doenças respiratórias, cães ofegantes movimentam-se naturalmente, sem restrição de posição e, apesar do aumento da frequência respiratória, os movimentos do tórax são normais e não aparentam esforço anormal para respirar”, acrescenta.
Cachorro tremendo e ofegante: o que isso quer dizer?
Se você perceber um cachorro ofegante e tremendo, é melhor ficar atento, principalmente se ele não tiver recebido nenhum estímulo para ficar mais cansado. Cães podem tremer por muitas razões e nem sempre são indicativos de doenças mais graves: é o caso de cachorros ansiosos, que manifestam mais agitação durante alguma brincadeira ou antes do passeio. Nesse caso, a tremedeira é mais psicológica e o adestramento de cães pode ajudar.
O cachorro muito ofegante e com tremedeira pode indicar doenças, principalmente se surgirem outros sintomas. Se há uma frequência na tremedeira, pode ser que ele esteja doente. Você deve observar se há outros sinais junto da tremedeira - como vômito, diarreia, febre, apatia e perda de apetite.
Cachorro ofegante: quais problemas pode indicar?

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!
Cachorro ofegante: quais problemas pode indicar?
Um cachorro que está ofegante pode ser indicativo de doenças, como problemas cardíacos, colapso de traquéia, falta de ar e até envenenamento. É necessário observar a língua do cachorro e perceber se ela não está roxa, um processo que pode ocorrer e que se chama cianose. Um cachorro com esse problema, na maioria das vezes, apresenta um caso de falta de ar que pode levar a óbito caso não receba a intervenção adequada a tempo.
Alguns cães apresentam, naturalmente, dificuldade para respirar e podem ficar ofegantes. É o caso dos cães braquicefálicos, como Pug, Boxer, Shih Tzu e Bulldog, que possuem o focinho achatado. Em algumas situações mais graves pode ser necessário fazer uma cirurgia, como uma rinoplastia, que vai ajudar o animal a respirar melhor.
Cachorro com dificuldade para respirar: o que fazer?
Para identificar o cachorro com dificuldade de respirar e ofegante, observe alguns sinais: “Cães com dificuldade para respirar apresentam expressão de ansiedade, não conseguem se locomover adequadamente e, principalmente, podem ter um padrão respiratório anormal, com aumento da frequência respiratória”, explica o veterinário Ricardo.
Nem sempre um cachorro com dificuldade para respirar pode ter uma doença respiratória. É comum que, durante episódios de ansiedade, os cães engasguem com alguma coisa, que pode ser ração ou até um pedaço de brinquedo. É importante sempre supervisionar cães que têm tendência a esse tipo de comportamento.
Redação: Júlia Cruz
