A obesidade canina é um problema bem comum entre os cães. Assim como em seres humanos, o excesso de gordura pode provocar diversos problemas de saúde - como doenças cardíacas e hepáticas -, além de diminuir a qualidade de vida do animal. Por isso, é importante estar atento aos sinais de que seu cachorro está ganhando peso e começar a pensar em mudanças de hábitos na rotina dele. Quer saber como evitar a obesidade canina e ajudar seu cachorro a perder peso? O Patas da Casa listou 4 dicas para ajudar o seu amigo a emagrecer. 

1) Prefira as rações especiais para cachorro obeso

Se o seu cão está com um quadro de obesidade, vale a pena rever o tipo de alimento que você fornece para ele. Existem opções especiais de ração para cachorro obeso, que têm a mesma quantidade de nutrientes e calorias (fonte de energia), mas menos gordura que as versões comuns. Além de escolher a ração ideal para ajudar no processo de emagrecimento, é importante que o alimento seja adequado ao porte e idade do animal. Se tiver dúvidas, peça ajuda de um veterinário para escolher. 

2) Passear com cachorro ajuda a perder peso

As atividades físicas são fundamentais para os animais que precisam perder peso. Fazer longos passeios com o cachorro diariamente é um grande aliado no emagrecimento, mas a intensidade do exercício varia de acordo com o tamanho e idade dele. A corrida, por exemplo, pode ajudar nesse processo, mas é importante respeitar os limites do animal. Você também pode levá-lo a praias, trilhas ou parques para cachorros: essas são ótimas opções para brincar bastante e gastar a energia do peludo. 


Obesidade canina: mudanças na alimentação e prática de exercícios físicos ajudam a lidar com a doença
Obesidade canina: mudanças na alimentação e prática de exercícios físicos ajudam a lidar com a doença

3) Mantenha seu cão ativo com brincadeiras em casa

Você também pode inserir algumas atividades na rotina para ajudar o seu cãozinho a perder peso. Brincar com cachorro, mesmo em casa, vai mantê-lo ativo e gastar a energia dele - essa também é uma forma de prevenir a doença. Além dos passeios diários, tenha o hábito de sempre fazer o seu amigo brincar, incentivando ele com atividades interessantes. Jogar bolinha, brincar de puxar corda, pique-esconde... vale tudo para deixar o animal sempre em movimento. 

4) Evite o excesso de petiscos durante o dia

Para evitar a obesidade, é importante controlar a alimentação do cachorro e respeitar a quantidade indicada no saco de ração. Além disso, os petiscos devem ser controlados, principalmente se o animal não é muito ativo fisicamente. A quantidade recomendada depende do peso total do animal. Se o seu amigo está obeso, prefira petiscos naturais ou indicados para cães nessa condição - ou seja, aqueles que têm pouca gordura e carboidratos na composição. Você também pode dar frutas e vegetais como um agrado, mas é importante ter o aval do veterinário antes de oferecer qualquer alimento ao seu cachorro, principalmente se ele está em algum tratamento.

Bônus: Cachorro obeso precisa de acompanhamento de um veterinário

Se você desconfia que tem um cachorro obeso, a primeira coisa que você precisa fazer é levá-lo a um veterinário. Isso porque o aumento de peso pode ter sido desencadeado por alguma doença, como é o caso do hipotireoidismo canino. Em outros casos, a obesidade favorece o surgimento de outras patologias, como problemas no fígado, coração e nos ossos. A partir dessa análise, o veterinário vai ajudar a traçar um plano de perda de peso para o animal, que pode incluir rações especiais e até medicamentos, em determinados casos. 

Redação: Gabrielle Nunes

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.