close
Cuidados

Cachorro na piscina ou praia? Pode? Quais os cuidados e perigos?

Atualizado · 27 de maio de 2020 · 14h32

Publicado · 30/10/2019 · 11h25

 Praia e piscina para cachorro são boas opções de lazer? Dá uma olhada no que esses veterinários falaram sobre isso!
Praia e piscina para cachorro são boas opções de lazer? Dá uma olhada no que esses veterinários falaram sobre isso!

Conforme o verão vai se aproximando, fugir para a praia ou para a piscina acaba se tornando um dos programas preferidos de quem mora nas cidades mais quentes do país. Como o aumento da temperatura também afeta o seu amigo de quatro patas, muita gente gosta de levar o cãozinho junto para dar um mergulho e se refrescar. A pergunta que fica é: o cachorro na piscina e na praia corre algum risco? Qual é a forma mais segura de aproveitar os dias de sol com o seu amigo de quatro patas? Nós conversamos com os veterinários Jorge Morais e Madelon Chicre e eles deram todas as dicas necessárias para que tudo saia bem no seu passeio com praia e piscina para cachorro. Olha só o que eles disseram!

Fique atento aos cuidados que você precisa ter com o cachorro na piscina e na praia

Ficar o dia todo exposto ao sol — mesmo nos horários mais quentes — não faz bem para a nossa saúde e o mesmo vale para os nossos amigos de quatro patas. Por isso, o primeiro cuidado que você precisa ter é o bom senso: “procure sair com o cachorro em horários de menor temperatura, de preferência no final da tarde ou início da noite, evite transitar com ele na areia quente, já que isso pode causar queimaduras nas patas do animal”, explicou Jorge. 

Além disso, também existem outros pontos importantes, como lembrou Madelon: “o dono do animal deve levar água em quantidade suficiente para que ele se mantenha hidratado, um pote para colocar a água, uma toalha, algum petisco e saquinhos biodegradáveis para a coleta das fezes”. 

Inclua o protetor solar para o cachorro na lista do passeio 

O cuidado continua no que se trata da ação dos raios ultravioleta do sol na pele do animal. Mesmo que boa parte do corpo do cachorro fique protegida com a pelagem, as regiões que ficam mais expostas precisam de proteção. “Existem, no mercado veterinário, filtros solares específicos para pets, mas os pediátricos também podem ser utilizados”, contou a veterinária. Jorge completa: “O uso do filtro solar é necessário para evitar o câncer de pele e a fotossensibilização do animal”, ou seja: seu cachorro pode ter uma espécie de reação alérgica ao sol. Não deixe de aplicar o produto no focinho, nas orelhas e na barriga do cachorro. “Animais de pelagem branca e curta devem receber cuidados redobrados”, adicionou Madelon. 

Qual raça de gato você é?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

O que você mais gosta de fazer nos momentos de lazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Se você pudesse se descrever com uma palavra, quais das opções a seguir escolheria?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Alguém te chamou para sair para um lugar inusitado, o que você pensa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica depois de dormir pouco na noite anterior?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você viajou e se perdeu em uma cidade que não conhece muito: o que passa pela sua cabeça?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Quais dessas características você procuraria em um pet?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

O que seus amigos próximos pensam sobre você?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você gosta de curtir as férias?

Question Header Background

Sua personalidade aventureira combina com o Bobtail Japonês! Você é divertido assim como o gato Siamês! Sua personalidade ranzinza combina com o gato Maine Coon! Você é preguiçoso como um gatinho Persa!
    A Pipoca, cadela da Adriana, apenas AMA se divertir nadando na praia e na piscina
    A Pipoca, cadela da Adriana, apenas AMA se divertir nadando na praia e na piscina

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Areia da praia x pelo de cachorro: como resolver esse problema? 

    Os cuidados para evitar dermatites e outros problemas de pele não se solucionam apenas com a aplicação do filtro solar. A areia, o cloro e a água salgada também podem ser vilões nesse caso. “O ideal é jogar água doce no cão após a praia ou piscina. Não devemos deixar o pelo com água salgada, areia ou com água de piscina porque isso pode favorecer o aparecimento de dermatites, principalmente nos cães com maior sensibilidade cutânea. Caso o seu cão não tenha entrado no mar ou na piscina, você pode utilizar uma toalha molhada com água doce no pelo para retirar a areia”, contou Madelon. 

    A melhor forma de cuidar da orelha de cachorros que gostam de nadar

    Brincar na água é uma das principais diversões da praia e da piscina para cachorro e, entre os mergulhos, acaba sendo impossível tomar os mesmos cuidados dos banhos para evitar que o líquido entre nas orelhas do animal. Por isso, você pode cuidar para que isso não se torne um problema antes e depois dos banhos. “A cera protege os ouvidos naturalmente, então uma das recomendações é evitar a retirada excessiva dela das orelhas”, contou o profissional. A médica veterinária completou: “também é importante secar o conduto externo da orelha após o retorno da piscina ou praia. Peça para o seu veterinário te ensinar a fazer isso. Nunca use materiais pontiagudos ou cotonetes no ouvido do seu cão, essa limpeza deve ser realizada com algodão”. 

    A saúde do seu cachorro precisa estar em dia antes dele aproveitar piscinas e praias compartilhadas

    Uma última forma de garantir a segurança do seu animal, de outros cachorros e das pessoas que vão compartilhar a praia e a piscina com ele é manter a saúde do seu amigo sempre em dia. “O animal deve estar vacinado contra as principais doenças (V8 ou V10) e contra a raiva, vermifugado e sem nenhuma doença de pele que seja caracterizada como zoonose ou que passe de um animal para o outro”, explicou Madelon. Por isso, o ideal é evitar esse tipo de programa com animais que têm a saúde mais frágil, como conta Jorge: “Filhotes que ainda não tomaram todas as doses das vacinas não podem ir para a piscina ou praia e, com animais idosos é preciso ter uma atenção especial. O ideal é fazer uma visita ao veterinário e pedir exames que atestem a saúde do bichinho. Animais com problemas cardiorrespiratórios também devem ser poupados”. Tenha sempre em mãos a carteirinha de vacinação do seu amigo durante os passeios, ok? 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Hidratante para patas de gato: o que é, como funciona e qual a indicação?

    Próxima matéria

    Hidratante para patas de gato: o que é, como funciona e qual a indicação?

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido
    Raças

    Bullmastiff: origem, características e cuidados... conheça a raça de cachorro do Reino Unido

    A raça Bullmastiff é um cachorro grande e robusto, mas que não deixa a desejar no temperamento afetuoso e gentil. Esse cãozinho britânico, que surgiu no século XIX, conquista as pessoas por onde passa. Sempre em alerta, ativo, companheiro e fiel aos tutores, o Bullmastiff estará sempre pronto para proteger a família e seu território. Por não ser uma raça de cachorro tão comum no Brasil, elaboramos um guia com todas as informações que você precisa saber sobre o Bulmastiff, que também é chamado por Bulmastife e Bulmastife Boxer. 

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados
    Grandes

    Tudo sobre o cachorro Boxer: origem, personalidade, saúde, características físicas e cuidados

    Se você sempre sonhou em ter um cachorro grande dentro de casa, a raça Boxer certamente é uma opção que não vai te decepcionar. Por trás da aparência robusta e que pode ser considerada até um pouco intimidante para alguns, existe um cãozinho companheiro e com muito amor para oferecer aos seus humanos. Conheça um pouco mais sobre o comportamento da raça, cuidados com a saúde e quanto custa um cachorro Boxer.

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Tudo sobre o Dálmata: conheça as características, personalidade e cuidados com essa raça de cachorro grande

    Um cachorro Dálmata é facilmente reconhecido graças a sua aparência particular e também ao filme “101 Dálmatas”, desenho que se tornou muito popular na década de 60 e que faz um grande sucesso até hoje. Mas o que esse cãozinho tem de tão especial, além das suas famosas manchas? Para quem sempre quis ter um Dálmata para chamar de seu, chegou o momento de desvendar tudo sobre essa raça de cachorro grande: características físicas, temperamento, personalidade, que cuidados são necessários, preço e como é a saúde desse animal. Vem que a gente te conta!

    Rottweiller: quais os cuidados mais importantes com a raça de cachorro grande?
    Grandes

    Rottweiller: quais os cuidados mais importantes com a raça de cachorro grande?

    O Rottweiler é uma das raças de cachorro grande que mais fazem sucesso, principalmente por conta da fama de durão e de bom guardião. Por trás do porte robusto e da aparência intimidante, existe um cãozinho muito dedicado e devoto à sua família, sempre pronto para protegê-la. Alguns encaram isso como agressividade e acreditam que a raça tem um temperamento difícil de lidar, mas se for bem treinado e bem cuidado, o Rottweiler pode desenvolver um comportamento muito tranquilo e carinhoso.

    Ver Todas >

    Hidratante para patas de cachorro: soluções naturais funcionam? Quais as mais indicadas?
    Cuidados dos animais

    Hidratante para patas de cachorro: soluções naturais funcionam? Quais as mais indicadas?

    O hidratante para patas de cachorro não é um produto muito comum em casas com pets. Apesar disso, é algo que pode ser acrescentado nos cuidados com os cães. Os coxins do cachorro são uma parte do corpo exposta, que pode ficar ressecada pelo contato com diferentes superfícies, como pisos mais ásperos, asfalto, terra e areia, além do impacto das altas temperaturas. Por isso, o creme hidratante para patas de cachorro é algo que pode ajudar a dar mais qualidade de vida ao pet. 

    Jornal ou tapete higiênico para cachorro? Veja 5 motivos para preferir a segunda opção!
    Cuidados dos animais

    Jornal ou tapete higiênico para cachorro? Veja 5 motivos para preferir a segunda opção!

    Afinal, o que é melhor: jornal ou tapete higiênico para cachorro? Todo tutor já se perguntou isso alguma vez na vida, e para quem é pai de pet de primeira viagem essa dúvida é ainda mais comum. Apesar de um jornal velho para cachorro ser uma opção prática e barata, não é o mais recomendado para cuidar das necessidades do seu animal de estimação. Isso porque, além de não ser apropriado para absorver o xixi, o material pode causar alergias nos cães.

    Tapete gelado para cachorro funciona mesmo? Veja a opinião de tutores que têm o acessório
    Cuidados dos animais

    Tapete gelado para cachorro funciona mesmo? Veja a opinião de tutores que têm o acessório

    O tapete gelado para cães é um famoso truque que alguns tutores usam para aliviar o calor do pet. O acessório costuma ser muito indicado para o verão, que normalmente atinge altas temperaturas em todo o Brasil. Aliás, esse é um cuidado que não pode ser deixado de lado nos dias mais quentes: fique atento ao comportamento do pet e busque alternativas para aliviar o calor. Mas será que o tapete gelado para cachorro realmente funciona? 

    Cachorro soltando muito pelo: troca de pelagem ocorre mais no calor ou no frio?
    Cuidados dos animais

    Cachorro soltando muito pelo: troca de pelagem ocorre mais no calor ou no frio?

    Ao perceber um cachorro soltando muito pelo, a preocupação é inevitável. O que nem todo mundo sabe é que o processo de troca de pelagem é totalmente natural em alguns casos e não é indício de nenhum problema de saúde ou algo do tipo. Mas será que as estações do ano influenciam nisso? Será que no verão as quedas são mais frequentes do que no inverno? 

    Ver Todas >