Você já parou para se perguntar qual o cachorro mais caro do mundo? A raça Mastim Tibetano ocupa essa posição no ranking com bastante folga: o valor de um filhote pode chegar a R$ 2,5 milhões. Isso mesmo! Mas essa não é a única característica peculiar desse cãozinho que vale ouro. A história do Mastim Tibetano é cercada de curiosidades desde a sua origem até os dias de hoje, o que faz dele também um cachorro super raro de encontrar.  Ou seja, mesmo que você tenha alguns milhões livres para adquirir um exemplar da raça, ainda assim será difícil encontrar um para comprar. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ficou curioso para saber mais sobre o cachorro mais caro do mundo ? Veja 5 curiosidades sobre o Mastim Tibetano que separamos! 

1) Mastim Tibetano: preço do cachorro mais caro do mundo é chocante!

Se você ficou chocado ao descobrir quanto custa o cachorro mais caro do mundo, saiba que até o valor mínimo para adquirir a raça também é assustador: a maioria dos cães são vendidos por pelo menos R$ 1,5 milhão. Em resumo, esse é realmente um cãozinho de elite e que com certeza esbanja muito poder por aí. Um dos motivos que contribuem para esse preço é porque o Mastim Tibetano é também um dos cachorros mais raros do mundo.

2) Cão da realeza: a rainha Vitória, da Inglaterra, já teve um cachorro Mastim Tibetano

Não basta apenas ser o cachorro mais caro do mundo, o Mastim Tibetano também é considerado um cão da realeza. Apenas as pessoas mais ricas da China tem um exemplar da raça de cachorro, e um grande exemplo disso foi quando Lorde Hardinge - que até então era o vice-rei da Índia - presenteou a rainha Vitória, da Inglaterra, com um Mastim Tibetano. Isso ocorreu em 1847, e essa provavelmente foi uma das primeiras vezes que o cão começou a se popularizar em outros países fora do continente asiático.


Mastim Tibetano: preço da raça é alto por causa da sua raridade
Mastim Tibetano: preço da raça é alto por causa da sua raridade

3) Mastim Tibetano entra na fase adulta mais tarde

Os cachorros pequenos normalmente levam cerca de um ano para se desenvolverem completamente e atingirem a fase adulta, enquanto um cachorro grande demora pelo menos dois anos para chegar nesse nível de maturidade. Mas sabia que não é assim que funciona com o Mastim Tibetano? No caso das fêmeas, a idade adulta pode chegar até os 3 anos. Já os Tibetan Mastiffs machos só se tornam adultos aos 4 anos. 

4) O Mastim Tibetano chamado Shi-Lung foi considerado um dos maiores cães do mundo

O título de maior cachorro do mundo é de um Dogue Alemão chamado Zeus, mas outro cão que chegou a disputar esse título foi um Mastim Tibetano chamado Shi-Lung. Com cerca de 90 cm de altura na cernelha (isto é, das patas até o ombro), o tamanho desse enorme cachorro impressionou muita gente, mas não foi páreo para enfrentar o Dogue Alemão de 1,19 metro de altura. Normalmente o Mastim Tibetano mede no máximo 80 cm e pesa cerca de 70 kg (ou seja, o maior cachorro do mundo da raça é pelo menos 10 cm maior do que o padrão ideal).

5) Com muita energia à noite, Mastim Tibetano precisa de enriquecimento ambiental

Os cães não são animais com instintos noturnos, mas o Mastim Tibetano - filhote principalmente - tem picos de energia no período da noite. Para evitar que o cachorro fique acordado sem necessidade, o ideal é investir em um ambiente bem enriquecido com brinquedos, jogos e outras atividades que gastem toda a sua energia. Assim ele fica cansado o suficiente para dormir no horário certo.

Além disso, vale destacar que o cachorro Mastim Tibetano é muito inteligente, mas também pode ser igualmente teimoso. Ele gosta de seguir os próprios instintos, mas reage às emoções humanas com muita sensibilidade. Então se o cãozinho perceber que você está triste ou chateado com alguma coisa, não medirá esforços para estar ao seu lado e tentar melhorar o seu humor.

Redação: Juliana Melo