Cachorro

Cachorro pode comer peito de frango cru? Entenda os riscos

Publicado - 01 Setembro 2025 - 09h43

Atualizado - 03 Setembro 2025 - 18h02

Foto de Adriana Douglas - Redatora

Adriana Douglas / Redatora

Jornalista formada desde 2010 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, sou especialista na cobertura de temas diversos, que vão de saúde a estilo de vida, passando pelo universo pet em muitas ocasiões. Os animais, inclusive, são uma das minhas grandes paixões na vida, sendo que um sonho meu é abrir um santuário de animais junto com meu irmão veterinário, onde eu possa cuidar e dar muito carinho a todo tipo de bicho.

Sou uma gateira assumida: meu primeiro gatinho, Nano, chegou em casa quando eu tinha uns 5 anos de idade. Ele foi um gato cheio de personalidade, todo branco, de olhos amarelos, que viveu quase 18 anos. Depois, vieram outros três: Neno (“sialata” muito amoroso e bonzinho), Nino (dengoso, mas meio nervosinho) e Nina (uma gata tricolor medrosa, que adora dormir dentro dos armários).

Em 2018, uma gatinha de rua resolveu “adotar” a família do meu marido e passou a morar com meus sogros. Chamada Tigrinha (por causa do seu pelo), ela é de longe a gata mais amorosa, mansa e dengosa que existe. Essa gatinha, que nasceu com o rabinho curto, teve duas ninhadas de gatinhos conosco. Dos 9 filhotes, acabei ficando com dois: Milk (um macho preto e branco rajado peludão) e Shake (uma fêmea tricolor com “luvinhas” brancas). São meus “Pururucos”, meus filhos mansinhos e dengosos.

Eu poderia passar horas falando sobre gatos e toda espécie de bicho (também já resgatei uma calopsita na rua, que virou pet do meu irmão). E é por isso mesmo que é uma grande satisfação ser colaboradora do Patas da Casa!

• Filme com animal preferido: “A Dama e o Vagabundo”
• Uma raça de cachorro: Labrador
• Uma raça de gato: Vira-lata
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os filhotes de cachorro normalmente choram porque sentem saudade da mãe e dos seus irmãos.
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos afofam as cobertas e os humanos por uma lembrança do que faziam quando filhotes durante a amamentação.
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Raças de gatos e cachorros
• Um aprendizado: Os animais são excelentes companhias e parceiros fiéis para toda a vida!
• Nome de pet favorito: Meleca

O frango é uma das proteínas mais presentes na dieta dos cães, seja como ingrediente da ração para cachorro ou como parte da alimentação natural preparada pelos tutores. Por ser uma carne magra, acessível e rica em proteínas de qualidade, muitos acreditam que ela é sempre uma boa opção. Porém, na hora de fazer um agrado aos pets, é possível surgir a dúvida: será que cachorro pode comer peito de frango cru?

A ideia de oferecer carnes in natura para os cães vem ganhando espaço com a popularização das dietas naturais e da alimentação BARF (Biologically Appropriate Raw Food). No entanto, antes de colocar frango cru na tigela do seu pet, é fundamental entender os riscos que isso pode trazer para a saúde dele – e até para a sua.

Pensando nisso, o Patas da Casa explica aqui se realmente faz sentido oferecer frango cru para o seu cachorro, quais são os perigos envolvidos nisso e por que o frango cozido costuma ser a escolha mais segura e saudável para os pets. Continue a leitura para saber tudo!

Imagem Quiz:Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Afinal, pode dar frango cru para o cachorro?

Muitos tutores acreditam que dar peito de frango cru, pé de galinha cru ou até coração de frango cru é uma forma de alimentação mais “natural” por uma questão de instinto – já que os cães descendem dos lobos, que se alimentam de caça. Porém, é preciso ter cuidado com esse conceito.

Isso porque o frango cru, comprado em qualquer tipo de estabelecimento, pode conter bactérias perigosas, como a Salmonella e a Escherichia coli. Esses microrganismos podem causar sérias infecções tanto nos cães quanto nos humanos que convivem com eles. Além disso, o frango industrializado pode carregar resíduos de antibióticos ou conservantes químicos, aumentando ainda mais os riscos para os cachorros. Ou seja, frango cru é mais um dos alimentos proibidos na dieta canina.

Tutora oferecendo frango cru para cachorro
Frango cru pode conter bactérias nocivas para os cachorros, por isso, não deve entrar na dieta canina

No caso dos pés de galinha crus, outro ponto de atenção são os ossos presentes na estrutura, que podem se fragmentar e causar engasgos ou lesões internas nos cães. Já o coração de frango cru, apesar de ser uma fonte de proteína e taurina, também não está livre da contaminação bacteriana e não deve ser oferecido aos pets.

Cachorro pode comer frango cozido?

Se a ideia é variar o cardápio canino, o frango cozido é a forma mais segura de oferecer essa proteína ao cachorro. Afinal, o cozimento elimina as bactérias nocivas e preserva nutrientes importantes para a saúde do animal.

A recomendação é preparar o frango sem temperos, sal, óleo ou cebola, já que esses ingredientes são prejudiciais para o organismo do pet. O peito de frango cozido, desfiado ou em cubinhos, pode ser usado como complemento da ração, reforço nutricional em dietas caseiras ou até como petisco saudável.

Outra opção é oferecer coração de frango cozido, que é rico em proteínas e pode ser um agrado nutritivo para o cão. Já os pés de galinha, quando cozidos e preparados da maneira correta, também podem ser incluídos na alimentação canina, pois contêm colágeno e cartilagem, que ajudam na saúde das articulações.

Aqui, vale reforçar que, antes de incluir qualquer tipo de alimento diferente na dieta do seu pet, é fundamental conversar com um veterinário, de preferência especializado em nutrição animal. Assim, você garante uma alimentação segura, nutritiva e livre de riscos desnecessários. 

Cachorro

Cachorro pode comer abóbora?

A alimentação de cachorro é algo que exige atenção redobrada, principalmente quando o assunto é oferecer alimentos que vão além da r...

Cachorro

Cachorro cheirando muito o dono: carinho, instinto ou alerta?

O olfato é o sentido mais poderoso dos cães e também o principal instrumento que guia o comportamento diário desses animais. Estima-...

Alimentação

Quantas vezes por dia um gato deve comer? Veja recomendação de um veterinário por peso e idade

A alimentação adequada é um dos pilares para garantir saúde e longevidade aos gatos. Nesse contexto, cada fase do ciclo de vida do g...

Cachorro

A alimentação do cachorro deve mudar depois da castração? Veterinária comenta

A castração é um procedimento cada vez mais indicado para os cães, trazendo benefícios que vão além do controle populacional. A ciru...

Cuidados

Qual a coleira ideal para um gato?

Embora sejam mais associadas aos cachorros, os gatos também podem usar coleiras – desde que sejam adequadas ao estilo de vida do fel...

Cachorro

Cachorro pode comer abóbora?

A alimentação de cachorro é algo que exige atenção redobrada, principalmente quando o assunto é oferecer alimentos que vão além da r...

Gato

Burmês: conheça o gato de colo ideal para quem quer um pet “grudinho”

O Burmês é uma das raças de gato mais carismáticas e afetuosas de todas. Originário do Sudeste Asiático, ele conquista corações no m...

Cachorro

Cachorro cheirando muito o dono: carinho, instinto ou alerta?

O olfato é o sentido mais poderoso dos cães e também o principal instrumento que guia o comportamento diário desses animais. Estima-...

Ver todas
Imagem Quiz:Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Qual o nível de inteligência do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?