Lidar com um cachorro estressado é algo delicado e que requer muita paciência e atenção por parte do tutor: cães que sofrem com estresse e ansiedade tem maiores chances de ficarem doentes. Assim como os humanos, os sinais de um cachorro estressado costumam afetar diretamente a saúde do animal. Causado por diferentes gatilhos, é necessário sempre observar o que deixa o cachorro estressado para evitar que esse sentimento invada a rotina do seu amigo. Separamos 8 sinais que mostram como o estresse pode afetar a saúde do cachorro para você ficar atento.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Cachorro lambendo a pata é um possível sinal de estresse

Encontrar um cachorro lambendo a pata constantemente pode até parecer fofinho para quem não entende muito do comportamento animal, mas os pais de pet sabem como isso pode ser perigoso. O cão que lambe ou morde a pata com frequência é um indicativo de que ele provavelmente está em um estado de estresse e ansiedade. Além dos danos psicológicos, o hábito pode evoluir rapidamente para uma ferida, o que acaba sendo uma porta de entrada para inflamações e outros problemas.

2) A falta de apetite nos cachorros estressados é bastante comum

O cachorro sem apetite pode significar uma infinidade de coisas. Pode ser que o animal tenha enjoado da ração ou esteja com algum tipo de doença, assim como também pode ser um sinal de estresse. Mas é importante ficar atento! O cachorro com falta de apetite deixa de se alimentar como deveria e, consequentemente, deixa de absorver os nutrientes necessários para se manter saudável. Com o organismo fragilizado, esses animais podem ficar doentes mais facilmente.

3) O cachorro estressado pode ter problemas gastrointestinais

Situações muito estressantes afetam logo de cara o sistema digestivo do cãozinho. Por isso é muito comum se deparar com um cachorro vomitando depois de alguma mudança, ou até mesmo encontrar um cachorro com diarreia. Mas vale destacar que esses sintomas também estão associados a uma série de doenças que vão muito além do estresse e, portanto, a melhor alternativa é buscar o auxílio de um médico veterinário de sua confiança para um diagnóstico.

4) Cachorro emagrecendo tem relação com estresse

A junção de um cachorro com falta de apetite e que está sofrendo com problemas gastrointestinais geralmente resulta em um animal mais magro. Afinal, além de estar se alimentando muito mal, o organismo do animal não consegue “segurar” nada do que ele consome, expulsando tudo por meio dos vômitos e da diarreia. Então, o cachorro emagrecendo precisa de muita atenção para não ficar anoréxico e fraco.

cachorro estressado olhando com raiva

5) O cachorro estressado tende a ter alterações no sono

 

Assim como acontece com os humanos, as situações de estresse também podem afetar a qualidade de sono do seu amigo de quatro patas. É muito comum encontrar um cachorro estressado que dorme demais ou até mesmo que dorme muito pouco. Isso é motivo de preocupação, porque é algo que afeta significativamente a qualidade de vida que o pet leva. Lembre-se: cães adultos costumam dormir de 12 a 14 horas por dia.

6) Estresse também está associado à queda de pelos nos cães

Outro problema que pode afetar a saúde do seu cãozinho quando ele sofre com o estresse está diretamente relacionado à pelagem dele, que cai com uma frequência ainda maior. Todo mundo sabe que os cães passam por períodos específicos de troca de pelos, mas se você observar que o seu cachorro está sofrendo com isso há muito tempo, é bom procurar a ajuda de um veterinário para saber como anda a saúde do cão.

7) Cachorro estressado costuma apresentar muita agitação e latidos excessivos

Quando o cachorro está irritado, absolutamente tudo ao seu redor é capaz de incomodá-lo. Logo, a reação que ele tem é apenas uma: latir para tudo e todos. O ideal, nesses casos, é não brigar com o animal, ou isso pode deixá-lo ainda mais estressado. Procure entender os motivos por trás desse comportamento e busque a opinião de um médico veterinário se achar necessário para lidar melhor com o problema.

8) Cachorro fazendo xixi e cocô no lugar errado pode ser estresse

Se de uma hora para outra você passou a encontrar cocô e xixi de cachorro espalhado pela casa, é melhor ficar atento com a saúde do animal. Antes de se irritar com o pet, é preciso entender que existem diversos motivos para um cachorro fazer necessidades no lugar errado, mesmo depois de já ter aprendido o local certo. O estresse pode contribuir para isso, já que o animal começa a buscar formas de chamar a atenção do tutor para o problema. Portanto, vale investigar exatamente qual a causa do xixi e cocô fora do lugar para descartar doenças e buscar a melhor solução.

Redação: Juliana Melo