Se o seu cachorro come capim, você provavelmente já parou para se perguntar o motivo desse comportamento, né? Muitos tutores se preocupam com esse hábito, mas a verdade é que na maioria das vezes isso não quer dizer nada demais. Muito pelo contrário, o cachorro comendo capim é algo totalmente natural e instintivo para os cães, então não costuma fazer mal - desde que seu consumo seja moderado. Para desvendar de uma vez por todas por que cachorro come grama, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Por que cachorro come capim?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existem vários motivos que explicam por que o cachorro come capim, e nem sempre o comportamento é um sinal de alerta. O primeiro deles é bem simples: os cães simplesmente apreciam o sabor da planta. Nesse caso, eles tendem a farejar até encontrar o melhor capim de todos, e não saem simplesmente comendo qualquer tipo de grama que encontram pela frente. E não para por aí: os cachorros - assim como os lobos - não são animais estritamente carnívoros, então as plantinhas sempre fizeram parte da dieta deles. Elas são fontes de nutrientes e, no geral, não fazem mal aos cães.

Outros possíveis motivos por trás do cachorro comendo capim são o tédio, ansiedade ou déficit alimentar. Quando se trata de um cãozinho entediado ou ansioso, o comportamento é uma forma de se distrair e se divertir, mas é importante ficar de olho para não se tornar algo obsessivo e compulsivo. Geralmente é algo que acontece quando o animal não recebe estímulos físicos e mentais suficientes no dia a dia. Por isso é muito importante investir no enriquecimento ambiental e reservar algumas horinhas do seu dia para brincar com o cachorro e levá-lo para passear. Já o déficit alimentar ocorre se o bichinho não recebe todos os nutrientes de que necessita na alimentação, então é importante conversar com um médico veterinário para analisar a possibilidade de trocar a ração do cachorro.


O cachorro come grama porque gosta do sabor ou para passar o tempo
O cachorro come grama porque gosta do sabor ou para passar o tempo

Cachorro comendo capim em excesso faz mal?

Na maioria das vezes que o cachorro come grama ou capim é porque ele simplesmente quer se divertir, mas lembre-se que tudo em excesso faz mal. Pequenas porções dessas plantinhas costumam ser benéficas para o organismo canino, mas uma quantidade muito exagerada pode acabar desencadeando problemas digestivos. Como as gramas contêm muita fibra, o excesso provoca desarranjos intestinais.

Além disso, também corre o risco de o cachorro ingerir pedaços de capim contaminados por vírus, larvas ou ovos de parasitas, o que certamente não fará bem para a saúde dele. Pequenos gravetos que ficam juntos dessas plantas também são um perigo, pois a ingestão deles pode acarretar em uma obstrução intestinal.

É normal cachorro comer capim, mas é bom ficar atento!

Se o cachorro come capim às vezes, não há muito com o que se preocupar: o comportamento é natural para os cães e eles realmente gostam de dar essa “diversificada” no cardápio de vez em quando. No entanto, é importante observar se há outras mudanças no comportamento do seu amigo de quatro patas. Em alguns casos, o cachorro comendo capim ou grama compulsivamente é um indicativo de que o animal está com problemas gastrointestinais - ele pode estar enjoado, com dificuldade de fazer a digestão ou até mesmo sentindo dor de estômago

Esse tipo de situação geralmente vem acompanhado de outros sintomas, como apatia, perda de apetite, cachorro vomitando ou com diarreia. A frequência com que o cachorro come grama também deve ser um ponto de atenção, já que o ideal é que ele não faça isso sempre. Se houver qualquer suspeita de que ele está com algum problema de saúde, não hesite em procurar ajuda médica o quanto antes!

Redação: Juliana Melo