Encontrar o cachorro com os olhos vermelhos é uma situação que preocupa qualquer tutor. Será que é grave? Precisa de muitos cuidados? O que pode ser? A verdade é que saber a origem do olho vermelho do cachorro muitas vezes é difícil e requer a ajuda de um veterinário (de preferência especializado em oftalmologia), até mesmo para dar início ao tratamento mais adequado. No entanto, alguns problemas acabam sendo mais comuns, como é o caso da conjuntivite e do glaucoma em cães. Pensando nisso, separamos as principais razões por trás de um cachorro com os olhos vermelhos e outros sintomas que podem ajudar a entender do que se trata. Veja a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) Cachorro com olho vermelho pode ser sintoma de conjuntivite

Da mesma forma que acontece com os humanos, a conjuntivite também é uma doença ocular que pode atingir os cães. O cachorro com o olho vermelho e remelando é um dos sinais mais evidentes da doença, mas outros sintomas que também podem ser observados são lacrimação excessiva, dificuldade para manter os olhos abertos e arranhões na membrana ocular. Se esse for o caso do cãozinho, é de extrema importância procurar um veterinário o quanto antes para evitar a progressão da doença que, se não for tratada, pode levar o animal à cegueira. Quanto antes for diagnosticado, mais fácil e rápido será o tratamento.

2) O olho vermelho em cachorro às vezes é causado por uma úlcera da córnea

Outra razão por trás de um cachorro com olho inchado e vermelho é a úlcera de córnea. Embora seja menos comum do que uma conjuntivite, ainda assim é um motivo de preocupação. Algumas raças, como Pug, Shih Tzu e Bulldog Francês, estão mais propensas a desenvolver a doença. Além do cachorro com o olho vermelho, outros sinais clínicos da úlcera da córnea são: dor intensa na região dos olhos, sensibilidade à luz (fotofobia), diminuição do tamanho da pupila, olhos piscando muito rápido e frequentemente. O diagnóstico deve ser feito por um especialista e o tratamento pode variar de acordo com a gravidade da situação.

3) Cachorro com olho vermelho e remelando pode ser sinal de uma alergia

As alergias nos cães podem se manifestar de diferentes formas e uma delas é deixando o cachorro com o olho vermelho. Vários motivos podem estar por trás dessa alergia: pode ter sido alguma coisa que o cãozinho comeu ou até uma poeirinha que pode ter entrado dentro do olho dele. O contato com substâncias alergênicas, como produtos de limpeza, ervas daninhas e pólen, também costumam causar o olho vermelho em cachorro. Não é uma situação exatamente preocupante, mas ainda assim é sempre bom ter muito cuidado com tudo que entra em contato com seu animal, pois até uma simples alergia pode acabar evoluindo para um quadro mais grave.

 

cachorro com olho vermelho

4) Cachorro: olho vermelho e com inchaço são sintomas de glaucoma

 

O glaucoma em cães é um problema bastante sério e que precisa de muita atenção. Existem vários estágios da doença e o primeiro se manifesta principalmente com o cachorro com olho inchado e vermelho. Em seguida, outros sintomas que podem ser observados são o azulamento ou acinzentamento da córnea, lacrimação frequente e o aumento do globo ocular. O cãozinho também pode começar a apresentar comportamentos compulsivos e coçar a região dos olhos com muita frequência. É fundamental levá-lo ao veterinário se houver qualquer suspeita de glaucoma, já que a progressão da doença pode acabar deixando o cachorro cego.

5) Cachorro com olho vermelho e inchado também pode ser uveíte

Assim como o glaucoma, a uveíte em cães é uma doença ocular que costuma deixar o cachorro com olho vermelho e inchado. Mais comum do que se pensa, o problema consiste na inflamação da úvea, camada do olho que vasculariza o globo ocular. Além de lacrimação e sensibilidade à luz, outro sinal de uveíte são pontos de sangramento aparentes. O tratamento da doença geralmente consiste no uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.

Colírio para cachorro com olhos vermelhos precisa ser receitado por um veterinário

Independente de qual for a causa por trás do olho vermelho do cachorro, nunca tente tratar o problema por conta própria. A automedicação dos pets é bastante perigosa e, em vez de ajudar o seu amigo de quatro patas, você pode acabar até prejudicando a saúde dele. Por isso, não hesite em buscar orientações de um veterinário. Só o veterinário será capaz de identificar o que causou a vermelhidão nos olhos do cão e poderá receitar os melhores tratamentos, como colírios. Em hipótese nenhuma busque receitas caseiras na internet ou qualquer outra alternativa sem o acompanhamento de um médico, pois o globo ocular é uma área muito frágil que deve ser tratada com muita cautela. 

Redação: Juliana Melo