Saúde

Cachorro com nariz escorrendo: o que pode ser?

   Cachorro com nariz escorrendo e espirrando pode ser gripe, mas   a presença da secreção pode indicar outros problemas
Cachorro com nariz escorrendo e espirrando pode ser gripe, mas a presença da secreção pode indicar outros problemas

Encontrou seu cachorro com nariz escorrendo? É bom ficar atento! Essa é uma situação que pode acontecer por diferentes motivos, e nem sempre significa algo grave, mas todo cuidado é pouco quando se trata da saúde do cachorro. A cor da secreção nasal, inclusive, é um fator importante na hora de entender o que está acontecendo. Pensando nisso, separamos as principais razões por trás do nariz de cachorro escorrendo e o que é recomendado fazer em cada uma dessas situações. Veja a seguir!

Cachorro com nariz escorrendo e espirrando: será que é gripe?

Geralmente essa é a primeira pergunta que se passa pela nossa cabeça quando vemos um focinho de cachorro escorrendo. Na maioria das vezes a gripe canina é, de fato, o motivo por trás dessa situação, que pode vir acompanhada de tosses e espirros. Embora seja mais comum no inverno, nada impede que a doença se propague também em outras épocas do ano, por isso é importante ficar atento. Transmitida por meio do contato de um cão saudável com um cão doente, a gripe em cachorro pode ser facilmente prevenida com uma simples medida: vacinação. O recomendado é que a vacina seja aplicada principalmente em cães que têm o hábito de sair com frequência.

Focinho de cachorro escorrendo pode ser por causa de alergia

Outra causa muito comum para o nariz do cachorro escorrendo são as alergias, que podem ser de diferentes tipos. A reação alérgica pode acontecer porque o animal comeu alguma coisa que não faz bem ao seu organismo ou porque teve contato com substâncias alergênicas, como pólen ou produtos químicos. Quando isso acontece, alguns dos principais sintomas que podem ser observados são o cachorro com olhos remelando e nariz escorrendo. Além disso, pele vermelha, queda de pelos e coceira excessiva também podem ser notados. É importante procurar o auxílio de um médico veterinário nesses casos.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Viu o nariz do cachorro escorrendo? É importante investigar a causa disso!
    Viu o nariz do cachorro escorrendo? É importante investigar a causa disso!

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?
    Saúde animal

    Cachorro ofegante: quais problemas o sintoma pode indicar?

    Encontrar o cachorro ofegante não é uma questão incomum na vida dos tutores. Normalmente, os peludos ficam mais cansados depois de um longo passeio ou brincadeiras, mas quando não houve nenhum estímulo é preciso ficar atento. Observe alguns sinais do cachorro ofegante: língua pra fora pode indicar calor ou cansaço, agora se o sintoma estiver acompanhado de tremores ou cachorro com dificuldade de respirar, o ideal é levá-lo imediatamente ao veterinário. Para saber como diferenciar e se há necessidade de buscar ajuda médica, nós conversamos com Ricardo Duarte, que é docente do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de São Paulo.

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Cachorro com secreção nasal amarela é sinal de cinomose

    Se você observar uma secreção com coloração amarelada, redobre a atenção com seu amigo de quatro patas. A cinomose é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus que é altamente transmissível e pode até levar à óbito ou deixar sérias sequelas no animal. A enfermidade possui três estágios distintos: no primeiro, o cãozinho pode apresentar diarreia e vômito. No segundo, uma das sintomatologias é o cachorro com nariz escorrendo, espirrando ou com corrimento ocular. No terceiro e último estágio, pode haver febre, tremores, desorientação e até mesmo convulsão. Por se tratar de uma doença bastante séria e que pode ser fatal, é imprescindível levar o seu doguinho ao veterinário o quanto antes caso haja qualquer suspeita da cinomose. A vacinação também é a forma mais eficaz de prevenir a doença.

    Cachorro com o nariz escorrendo: problemas dentários ou tumores também podem estar associados ao problema

    É mais raro de acontecer, mas o nariz do cachorro escorrendo também pode ser porque o cãozinho está com a saúde oral comprometida. A inflamação da gengiva e a presença de tártaro podem obstruir a cavidade nasal, e por isso, é muito importante cuidar da saúde bucal do seu amigo de quatro patas, escovando os seus dentes e fazendo limpezas regulares na região.

    Já no caso de tumores, é possível perceber uma diferença na coloração da secreção também. Geralmente ela fica mais avermelhada, apresentando um leve sangramento nasal. Por isso, se o seu cãozinho por acaso estiver com o focinho escorrendo com uma coloração diferente, não hesite em procurar a ajuda de um médico profissional assim que possível.

    Redação: Juliana Melo

    5 formas de acabar com as pulgas de gatos

    Próxima matéria

    5 formas de acabar com as pulgas de gatos

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande
    Grandes

    Dogo Argentino: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de cachorro grande

    Você já ouviu falar no Dogo Argentino? Essa é uma raça de cachorro que teve origem em um país vizinho ao nosso, a Argentina. Embora pareçam sérios, os cães desta raça são uns amores e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo de quatro patas bem leal e parceiro. Mas antes de comprar ou adotar um cachorro desta raça, que tal conhecê-lo um pouco mais a fundo? 

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Raças

    Schnauzer: tamanho, pelagem, saúde e preço... tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    A raça de cachorro Schnauzer é conhecida pela cabeça em formato quadrado e o bigode característico. Ele é um dos cachorros mais queridos no Brasil e seu temperamento dócil e brincalhão contribui muito para isso. Mas muitas pessoas não conhecem a fundo as principais características do Schnauzer. Por exemplo, você sabia que existem três tamanhos dessa raça? Se você já ama esse cãozinho e está pensando em adotar um Schnauzer, é importante saber o máximo possível sobre a raça antes de tomar a decisão. O Patas da Casa te conta tudo o que você precisa saber sobre a origem do Schnauzer, suas características físicas, temperamento, saúde e até os valores caso você queira comprar um. Confira tudo!

    Como saber se o cachorro está doente? Veja alguns sinais que devem ligar o alerta!
    Saúde

    Como saber se o cachorro está doente? Veja alguns sinais que devem ligar o alerta!

    Quem convive com um cão no dia a dia costuma conhecer bem o comportamento do bichinho e logo percebe quando algo não está normal. No entanto, mesmo quem tem um olhar atento pode se perguntar "como saber se o cachorro está doente?" diante de uma mudança no temperamento ou um quadro mais grave como vômito e diarreia. O veterinário é a pessoa certa para avaliar os sintomas, dar um diagnóstico preciso e orientar a respeito do melhor tratamento, mas antes de levar o pet no médico é importante entender os sinais de que ele realmente está mal para poder explicar a situação na clínica. Reunimos dicas certeiras sobre o assunto para te ajudar a cuidar do cachorro quando ele apresentar algum desconforto. Confira!

    Ver Todas >

    Quais doenças os filhotes de gato têm mais chances de contrair?
    Saúde animal

    Quais doenças os filhotes de gato têm mais chances de contrair?

    Além de preparar a casa para receber o novo companheiro de quatro patas, adotar um gato requer cuidados importantes com a saúde do animal logo no início: vacinas, vermífugo e visitas ao veterinário para checkups são alguns deles. Essa atenção é algo ainda mais essencial quando se trata da adoção de um gato filhote. Afinal, os gatinhos são mais suscetíveis a contraírem certas doenças nos primeiros meses de vida. 

    10 mitos e verdades sobre a Leishmaniose canina!
    Saúde animal

    10 mitos e verdades sobre a Leishmaniose canina!

    A leishmaniose canina pode trazer sérios problemas para a saúde do animal. A doença é classificada como uma zoonose (ou seja, seres humanos também podem contraí-la) e os cães domésticos são os principais hospedeiros. A transmissão ocorre pela picada do mosquito-palha infectado com o protozoário Leishmania infantum chagasi. A prevenção é muito importante, já que a doença pode levar humanos e cachorros à morte ou causar sérias sequelas. 

    Como identificar um gato desidratado?
    Saúde animal

    Como identificar um gato desidratado?

    Embora não apreciem muito esse hábito, beber água é fundamental para a saúde do gato. Os tutores devem ter bastante atenção na rotina dos bichanos: eles precisam de uma quantidade adequada de líquidos para não desenvolverem complicações no sistema urinário que podem levar à falência dos rins. A curto prazo, um gato desidratado, normalmente em decorrência de algum outro problema de saúde, precisa receber bastante atenção para não chegar a um estado mais grave. 

    Pente para pulga de cachorro funciona? Conheça o acessório!
    Saúde animal

    Pente para pulga de cachorro funciona? Conheça o acessório!

    Manter o seu cachorrinho livre de pulgas pode não ser uma tarefa muito fácil, mas é essencial para saúde e bem-estar dele. As pulgas em cachorro podem não só causar coceira no animal, como também transmitir bactérias e verminoses, além de provocar dermatites. O pente para pulga é um acessório de uso prático para o tutor , confortável para os animais e até mais sustentável

    Ver Todas >