Com a chegada do fim de ano, a história se repete: como acalmar cachorro com medo de fogos? Em época de natal e réveillon, os cães mais sensíveis tendem a sofrer bastante com o barulho. Em alguns casos, o pânico pode ser tão grande que, na tentativa de se proteger, os cães fogem de casa: o que era para ser uma noite agradável, se torna uma tortura para eles e para a família. Pensando em te ajudar nessas situações, separamos algumas dicas e truques para acalmar cachorro com medo de fogos. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Dica 1) Invista em essências relaxantes para acalmar o cachorro com medo de fogos

Assim como acontece com os humanos, algumas essências podem ajudar nos momentos de tensão. A lavanda, por exemplo, contém o princípio de linalol, que possui um efeito capaz de deixar o cãozinho mais calmo. Dessa forma, o ingrediente é ideal para acalmar o cachorro com medo de fogos. É importante lembrar que a essência não deve ser aplicada diretamente no cão, mas sim nos locais onde o pet costuma ficar, como a caminha para dormir. Você também pode usar em um difusor de ambientes.

Dica 2) Como acalmar cachorro com medo de fogos: prepare um local seguro e tranquilo

Independente da raça ou da idade, muitos cães enxergam os fogos de artifício como uma ameaça. Por isso, é fundamental fazer com que o cachorro se sinta seguro e protegido nesses momentos para evitar reações agressivas e inesperadas. Experimente preparar uma casinha ou até mesmo um esconderijo para que ele possa se abrigar durante a queima de fogos. Coloque cobertores nas portas e janelas para abafar os estouros. Vale de tudo para fazer com que seu amigo se sinta tranquilo!

Dica 3) Distraia o seu cachorro com medo de fogos com brinquedos e petiscos

 

Cachorro com medo de fogos: uma dica é distrair o seu amigo com brincadeiras

Cachorro com medo de fogos: uma dica é distrair o seu amigo com brincadeiras

 

 

Sabe aquela história de focar no lado positivo da coisa? Então, ela também funciona na hora de colocar em prática as dicas de como acalmar cachorro com medo de fogos. Uma das formas de ajudar o seu amigo de quatro patas a relaxar em momentos estressantes é mudando o foco para algo que ele ame, como petiscos, coisas gostosas e brinquedos. Dessa forma, o cão passa a associar o barulho a experiências positivas e, consequentemente, diminui o medo.

 

Dica 4) Técnica de amarrar cachorro: fogos não terá um efeito tão intenso

Em dias em que é possível prever os fogos, como o natal e ano novo, a técnica do pano pode ajudar a diminuir o estresse do cachorro com medo de fogos. Baseado em enrolar um tecido em pontos específicos do corpo do cão, o truque oferece a sensação de tranquilidade e segurança para o pet. Mas nada de fazer a amarração na hora dos estouros, ok? Isso pode causar o efeito contrário, fazendo com que o seu amigo associe o pano aos barulhos e fique com ainda mais medo. Faça sempre antes! Além disso, é essencial que o cachorro seja supervisionado por alguém para evitar acidentes com o tecido.

Dica 5) Cachorro com medo de fogos: use medicação para os casos mais graves

Tremedeira, choro, agitação e latido são alguns dos sinais de que o medo de fogos de artifício está colocando a saúde do cão em risco. Nesses casos, o uso de medicações específicas ou até mesmo florais podem ajudar a acalmar o cachorro com medo de fogos de artifícios. Ainda assim, nada de fazer isso por conta própria, ok? Somente um médico veterinário é capaz de avaliar o quadro do seu amigo de quatro patas e prescrever o medicamento adequado.

Redação: Úrsula Gomes