close
Saúde

Cachorro com mau hálito: como prevenir e tratar o problema bucal?

O cachorro com mau hálito normalmente é um sinal da falta de higiene bucal
O cachorro com mau hálito normalmente é um sinal da falta de higiene bucal

Ao contrário do que muitos pensam, o cachorro com mau hálito não é algo comum. Por conta dessa ideia de que o mau hálito em cachorro é natural, tutores acabam deixando esse problema de lado. Mas a verdade é que essa situação pode ser, na verdade, um sinal de problema na higiene bucal do seu pet. O cachorro com mau hálito costuma ser o primeiro indício de algumas doenças que podem surgir na boca do cão e, por isso, requer atenção. O Patas da Casa te ensina como tirar mau hálito de cachorro e como evitar que esse problema apareça no seu pet. Confira a seguir!

Falta de higiene bucal é a principal causa do cachorro com mau hálito

O motivo mais comum do mau hálito de cachorro é a falta de higiene bucal. A escovação dos dentes de cachorro precisa ser frequente para retirar resíduos de alimentos e outras substâncias que ficam alojados dentro da boca. Sem cuidado, com o tempo o mau hálito em cachorro aparecerá, pois o acúmulo de sujeira forma substâncias que levam a esse odor característico. O excesso de resíduos pode ainda causar o tártaro canino. Essa doença acontece quando a placa bacteriana não é removida e se adere aos dentes do cachorro, causando assim o mau hálito. Cachorros que não recebem o cuidado correto para o quadro podem desenvolver um doença periodontal.

O cachorro com mau hálito ainda pode ser sinal de infecções. A falta de escovação leva ao acúmulo de bactérias na boca, causando inflamações como a gengivite. O mau hálito em cachorro é um dos seus primeiros sinais. Em casos mais graves, os micro organismos podem chegar na corrente sanguínea do animal, levando a infecção para outros órgãos. O quadro, então, coloca a vida do seu pet em risco.  

O mau hálito de cachorro também pode ser um indício de outras doenças

Apesar de o mau hálito em cachorro ser causado na maioria dos casos por falta de higiene, existem algumas patologias que também podem causar esse problema. Doenças que afetam o sistema digestivo do cachorro, principalmente o estômago, têm o mau hálito como um sintoma. Além disso, o mau hálito de cachorro também pode ser consequência de doenças no fígado, e está geralmente relacionado ao excesso de vômito. Doenças renais caninas também podem deixar cachorro com mau hálito. Nesse caso, o odor costuma ser mais forte, parecido com cheiro de peixe. Por isso, se o mau hálito de cachorro persistir mesmo com a escovação e houver outros sintomas, é importante visitar um veterinário. Ele saberá não só como tirar mau hálito de cachorro, mas também como resolver o problema primário.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    A principal forma de como tirar mau hálito de cachorro é com a escovação dos dentes frequentemente
    A principal forma de como tirar mau hálito de cachorro é com a escovação dos dentes frequentemente

    Mais Lidas

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    Uma das partes mais difíceis de ter um cachorro em casa é o momento em que eles adoecem — e isso piora quando a doença é das mais sérias, como a cinomose. Causada por um vírus, se não for tratada da forma correta, a cinomose em cães pode ser fatal não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele. Para entender um pouco mais sobre o que é cinomose canina, seus sintomas, causa e o tratamento, o Patas da Casa conversou com a veterinária Kelly Andrade, do Paraná. Dê uma olhada, aqui embaixo, nas instruções da profissional!

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!
    Saúde animal

    Doença do carrapato: sintomas, tratamento, tem cura... Tudo sobre o parasita em cachorros!

    A doença do carrapato é uma das mais conhecidas entre os pais de pet e também uma das mais perigosas para os cachorros. Transmitida pelo carrapato marrom, bactérias e protozoários invadem a corrente sanguínea e os sintomas variam de acordo com o grau da doença e podem causar coloração amarela na pele e mucosas, distúrbios de coagulação, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sangramento nasal e, em casos mais raros, problemas neurológicos e até mesmo a morte do cachorro. Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a doença do carrapato, o Patas da Casa entrevistou a veterinária Paula Ciszewsi, de São Paulo. Confira abaixo!

    Como tirar mau hálito de cachorro: cuidados com higiene e alimentação são essenciais

    A principal dica de como tirar mau hálito do cachorro fazer a higienização correta. Para isso, é muito importante escovar os dentes com frequência utilizando creme dental para cães - nunca use produtos humanos no seu pet. No caso de como tirar mau hálito de cachorro que já está com tártaro, o recomendado é levar o pet a um profissional para fazer uma limpeza. Nos pets, a limpeza dos dentes é um procedimento que exige anestesia geral. Antes de tudo, o cachorro passará por um checkup de saúde para verificar se ele está apto para fazer a limpeza. A limpeza de dente em cães não deixa de ser uma cirurgia com riscos, por isso, o melhor é prevenir que se chegue na situação.

    Outra maneira de como tirar o mau hálito do cachorro é tomando alguns cuidados na alimentação do cachorro. Se você tem um cachorro com mau hálito, opte por ração seca porque ela possui grãos que ajudam a remover sujeiras. Oferecer petisco também é uma boa solução de como tirar mau hálito de cachorro - inclusive, alguns são formulados especialmente para ajudarem na higiene bucal do seu pet.

    Como prevenir mau hálito: cachorro precisa de uma rotina de escovação diária

    Não tem jeito: a higiene bucal é a melhor forma de prevenir mau hálito. Cachorros precisam da rotina de escovação dos dentes para evitar o acúmulo de sujeiras que podem levar a inflamações graves. Para evitar o mau hálito em cachorro, a escovação deve ser frequente! O ideal é fazer todo dia, pois a placa de sujeira pode se formar em 12 horas. Caso não consiga manter essa rotina, tente fazer a escovação pelo menos três vezes por semana.

    Para evitar um cachorro com mau hálito e doenças relacionadas à saúde bucal, a escovação dos dentes deve começar desde filhote. Quanto mais cedo, mais acostumado seu pet ficará com essa prática - além de mais saudável. No começo pode ser mais complicado porque o pet pode achar estranho e ficar inquieto. Mas escolha uma escova de dente para cachorro que seja mais adequada e persista que logo se tornará bem mais fácil. Dificilmente você terá um cachorro com mau hálito seguindo essas dicas!

    Redação: Maria Luísa Pimenta 

    Piodermite canina: 10 perguntas e respostas sobre a doença que atinge a pele do cachorro

    Próxima matéria

    Piodermite canina: 10 perguntas e respostas sobre a doença que atinge a pele do cachorro

    Dente de cachorro: um guia completo sobre a anatomia, troca de dentes e cuidados	com a saúde bucal do pet
    Cuidados

    Dente de cachorro: um guia completo sobre a anatomia, troca de dentes e cuidados com a saúde bucal do pet

    Apesar de não serem muito lembrados no dia a dia, os dentes de cachorro exercem um papel super importante na vida do animal: alimentação, brincadeiras e comportamentos são influenciados por eles. Para começar, é com essa parte do corpo que os cães (principalmente os bebês) conhecem muitas coisas no mundo. Quando ainda são cachorros filhotes, aprendem sobre limites: se morder o irmãozinho e ele reclamar, é porque precisa diminuir a força e morder com carinho - ele vai lembrar disso por toda a vida. O processamento dos alimentos que o cachorro come fica por conta deles também.

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele
    Raças

    As 8 raças de cachorro com mais predisposição genética para ter problemas de pele

    Os cuidados com a saúde do seu bichinho de estimação devem vir em primeiro lugar sempre. E na hora de escolher uma raça de cachorro para comprar ou adotar, é fundamental saber tudo sobre o animal, desde os padrões de comportamento até a genética dele. Alguns problemas de saúde podem se manifestar com mais facilidade em determinadas raças, que carregam genes “defeituosos”. É por isso que as doenças de pele geralmente têm um fator congênito por trás.

    Como acabar com carrapato em cachorro: um guia completo para se livrar do problema
    Carrapato

    Como acabar com carrapato em cachorro: um guia completo para se livrar do problema

    Quem tem um cãozinho em casa sabe que o carrapato de cachorro é uma das principais ameaças ao bem estar do animal. Além de ser super incômodo para o seu amigo, ele ainda pode transmitir diferentes doenças que debilitam e podem até ser fatais. Por isso, é sempre bom saber a melhor forma de prevenir e como acabar com carrapatos em cachorros — assim, você já vai estar preparado se o parasita resolver fazer uma visita à sua casa. Dá uma olhada nos truques e dicas que nós separamos aqui embaixo!

    Tem problema atrasar a vacina do cachorro? Veterinária explica os riscos
    Vacina

    Tem problema atrasar a vacina do cachorro? Veterinária explica os riscos

    A vacina para cachorro é uma das principais formas de proteger o seu amigo de uma série de doenças que, além de serem realmente incômodas para o animal, podem ser fatais em alguns casos. Por isso, manter a carteira de vacinação do seu doguinho em dia é uma ótima maneira de cuidar para que ele se mantenha saudável. Ainda assim, os atrasos podem acontecer em uma série de casos diferente. Para explicar sobre as consequências, como agir quando isso acontece e o porquê das vacinas serem tão importantes, a gente conversou com a veterinária Renata Bloomfield.

    Ver Todas >

    Dirofilariose canina: saiba mais sobre o verme do coração que atinge os cães
    Saúde animal

    Dirofilariose canina: saiba mais sobre o verme do coração que atinge os cães

    A dirofilariose canina é uma doença silenciosa que pode afetar gravemente a saúde dos pets. Conhecida popularmente como a patologia do verme do coração, a transmissão da doença acontece por meio de uma simples picada de mosquito e pode levar o cachorro a óbito de maneira repentina. Para lidar com a dirofilariose, todo cuidado é pouco! 

    Fluidoterapia em gatos: tudo que você precisa saber sobre o tratamento usado em gatos renais crônicos
    Saúde animal

    Fluidoterapia em gatos: tudo que você precisa saber sobre o tratamento usado em gatos renais crônicos

    Você já ouviu falar em fluidoterapia em gatos? Muito comum em casos de insuficiência renal em gatos, a fluidoterapia em felinos é um tratamento de suporte que promove a hidratação do animal. É um procedimento versátil que pode ser aplicado de diversas maneiras e com fluidos específicos para cada situação. Para tirar todas as dúvidas sobre a fluidoterapia em gatos, o Patas da Casa conversou com a veterinária especialista em gato e dona do Diário Felino Jéssica de Andrade.

    Gato com FIV pode conviver com outros gatos?
    Saúde animal

    Gato com FIV pode conviver com outros gatos?

    A FIV felina é considerada uma das doenças mais perigosas. Além de toda a preocupação ao resgatar ou adotar um gatinho, existe outra questão que precisa de cuidado: a fácil transmissão. Existem testes que detectam a patologia, e é necessário realizá-los antes de levar um novo gato para casa - especialmente se tiver outros gatos. O gato com FIV pode acabar transmitindo a doença para os outros residentes se não houver nenhum tipo de cuidado.

    Vermes em gatos: saiba mais sobre a dirofilariose felina
    Saúde animal

    Vermes em gatos: saiba mais sobre a dirofilariose felina

    A dirofilariose em gatos é uma doença em que os parasitas se alojam na corrente sanguínea do pet e pode chegar até o coração - por isso também é chamada de doença do verme de coração. O problema é uma das doenças causadas por tipos vermes de gato. A dirofilariose também pode atingir os cães e é temida por ser uma complicação de saúde muito perigosa para ambos os pets. 

    Ver Todas >