Ao contrário do que muitos pensam, o cachorro com mau hálito não é algo comum. Por conta dessa ideia de que o mau hálito em cachorro é natural, tutores acabam deixando esse problema de lado. Mas a verdade é que essa situação pode ser, na verdade, um sinal de problema na higiene bucal do seu pet. O cachorro com mau hálito costuma ser o primeiro indício de algumas doenças que podem surgir na boca do cão e, por isso, requer atenção. O Patas da Casa te ensina como tirar mau hálito de cachorro e como evitar que esse problema apareça no seu pet. Confira a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Falta de higiene bucal é a principal causa do cachorro com mau hálito

O motivo mais comum do mau hálito de cachorro é a falta de higiene bucal. A escovação dos dentes de cachorro precisa ser frequente para retirar resíduos de alimentos e outras substâncias que ficam alojados dentro da boca. Sem cuidado, com o tempo o mau hálito em cachorro aparecerá, pois o acúmulo de sujeira forma substâncias que levam a esse odor característico. O excesso de resíduos pode ainda causar o tártaro canino. Essa doença acontece quando a placa bacteriana não é removida e se adere aos dentes do cachorro, causando assim o mau hálito. Cachorros que não recebem o cuidado correto para o quadro podem desenvolver um doença periodontal.

O cachorro com mau hálito ainda pode ser sinal de infecções. A falta de escovação leva ao acúmulo de bactérias na boca, causando inflamações como a gengivite. O mau hálito em cachorro é um dos seus primeiros sinais. Em casos mais graves, os micro organismos podem chegar na corrente sanguínea do animal, levando a infecção para outros órgãos. O quadro, então, coloca a vida do seu pet em risco.  

O mau hálito de cachorro também pode ser um indício de outras doenças

Apesar de o mau hálito em cachorro ser causado na maioria dos casos por falta de higiene, existem algumas patologias que também podem causar esse problema. Doenças que afetam o sistema digestivo do cachorro, principalmente o estômago, têm o mau hálito como um sintoma. Além disso, o mau hálito de cachorro também pode ser consequência de doenças no fígado, e está geralmente relacionado ao excesso de vômito. Doenças renais caninas também podem deixar cachorro com mau hálito. Nesse caso, o odor costuma ser mais forte, parecido com cheiro de peixe. Por isso, se o mau hálito de cachorro persistir mesmo com a escovação e houver outros sintomas, é importante visitar um veterinário. Ele saberá não só como tirar mau hálito de cachorro, mas também como resolver o problema primário.

 

A principal forma de como tirar mau hálito de cachorro é com a escovação dos dentes frequentemente

A principal forma de como tirar mau hálito de cachorro é com a escovação dos dentes frequentemente

 

 

Como tirar mau hálito de cachorro: cuidados com higiene e alimentação são essenciais

 

A principal dica de como tirar mau hálito do cachorro fazer a higienização correta. Para isso, é muito importante escovar os dentes com frequência utilizando creme dental para cães - nunca use produtos humanos no seu pet. No caso de como tirar mau hálito de cachorro que já está com tártaro, o recomendado é levar o pet a um profissional para fazer uma limpeza. Nos pets, a limpeza dos dentes é um procedimento que exige anestesia geral. Antes de tudo, o cachorro passará por um checkup de saúde para verificar se ele está apto para fazer a limpeza. A limpeza de dente em cães não deixa de ser uma cirurgia com riscos, por isso, o melhor é prevenir que se chegue na situação.

Outra maneira de como tirar o mau hálito do cachorro é tomando alguns cuidados na alimentação do cachorro. Se você tem um cachorro com mau hálito, opte por ração seca porque ela possui grãos que ajudam a remover sujeiras. Oferecer petisco também é uma boa solução de como tirar mau hálito de cachorro - inclusive, alguns são formulados especialmente para ajudarem na higiene bucal do seu pet.

Como prevenir mau hálito: cachorro precisa de uma rotina de escovação diária

Não tem jeito: a higiene bucal é a melhor forma de prevenir mau hálito. Cachorros precisam da rotina de escovação dos dentes para evitar o acúmulo de sujeiras que podem levar a inflamações graves. Para evitar o mau hálito em cachorro, a escovação deve ser frequente! O ideal é fazer todo dia, pois a placa de sujeira pode se formar em 12 horas. Caso não consiga manter essa rotina, tente fazer a escovação pelo menos três vezes por semana.

Para evitar um cachorro com mau hálito e doenças relacionadas à saúde bucal, a escovação dos dentes deve começar desde filhote. Quanto mais cedo, mais acostumado seu pet ficará com essa prática - além de mais saudável. No começo pode ser mais complicado porque o pet pode achar estranho e ficar inquieto. Mas escolha uma escova de dente para cachorro que seja mais adequada e persista que logo se tornará bem mais fácil. Dificilmente você terá um cachorro com mau hálito seguindo essas dicas!

Redação: Maria Luísa Pimenta