Ter um cuidado especial com o cachorro com frio no inverno é muito importante. Não dar a devida atenção ao cachorro no frio pode fazer com que o pet desenvolva problemas como a gripe canina. Existem algumas medidas que o tutor deve tomar ao ver o cachorro com frio, tremendo, encolhidinho e procurando lugares mais quentes. O Patas da Casa preparou um infográfico sobre como cuidar do cachorro no inverno e aquecer o pet. Confira!

O que seu cachorro faz quando fica sozinho em casa?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Infográfico que mostra como identificar o cachorro com frio e dicas do que fazer para aquecer o pet

Dica 1) Deixe mantas e cobertores disponíveis para os cachorros no inverno

É essencial que o cãozinho possua um local coberto e isolado para se abrigar no frio. Uma ótima dica é deixar cobertores e mantas disponíveis para o pet se cobrir quando sentir frio. Deixe os cobertores à disposição do doguinho nos locais onde ele costuma dormir - e o dia todo, não só durante a noite. Dessa forma, o pet pode deitar sempre que quiser se aquecer. Muitos tutores também observam que o cachorro dorme mais no frio, isso acontece porque o sono é uma forma natural de conservar energia e manter o corpo aquecido. Disponibilizar um cobertor para cachorro é uma boa maneira de deixar o animal mais confortável!

Dica 2) Tapete térmico também é um ótimo acessório para cachorro no inverno 

“Meu cachorro está tremendo como se estivesse com frio”, é comum ouvir relatos como esses de tutores que não sabem o que fazer para aquecer o pet. O tapete térmico para cachorro é uma opção de produto para investir no inverno. O produto tem uma tecnologia que aquece quando o cachorro deita no tapete. 

Dica 3) Aposte em uma roupa de inverno para cachorro

A roupinha de cachorro para dias frios é uma ótima pedida, principalmente para cães de pelo curto. Ela pode ser usada não só para aquecer o pet em casa, como também para a hora de passear com o cachorro ao ar livre. Muitos tutores buscam como fazer roupa de frio para cachorro em casa, adaptando agasalhos humanos para o animal de estimação. Nas pet shops, é possível encontrar suéteres e outras roupinhas para o frio, ideais para o tamanho do seu amigo de quatro patas. 

Dica 4) Limite o tempo ao ar livre para não deixar o cachorro no frio 

Para quem gosta de deixar o animal ao ar livre para gastar energia, é importante limitar um pouco esse tempo no inverno. O cãozinho pode pegar muitas correntes de ar frio e acabar ficando gripado. O ideal é só deixar o cão ao ar livre nos horários de mais calor, como no começo da tarde. A mesma dica vale para os passeios, que devem ser evitados durante a noite. Caso só seja possível passear com o doguinho em um horário em que a temperatura está mais baixa, use uma roupa de inverno para cachorro para proteger o animal. 

Dica 5) Deixar a caminha do animal longe das correntes de ar é um cuidado para cachorros no inverno

A caminha do cachorro deve estar bem posicionada nos dias de baixas temperaturas. A dica é que o tutor veja um lugar com menos correntes de ar, para que o animal não fique com frio na hora de dormir. Deixar o cachorro no quintal durante a noite também deve ser evitado. 

Dica 6) Deixe o cachorro no inverno dormir na mesma coisa que você

Deixar o cachorro dormir na cama com o dono é algo que divide opinião entre os tutores. Muita gente não gosta desse comportamento canino, mas no inverno é uma boa ideia liberar o cãozinho para dormir junto. Dessa maneira, um aquece o outro durante a noite. Mesmo com o cãozinho na cama, não deixe o cobertor de fora da noite de sono em conjunto. Todas as possibilidades para proteger o cachorro do frio são válidas!

Redação: Hyago Bandeira e Juliana Melo