Encontrar um cachorro com febre é uma situação que parte o coração dos tutores, afinal ninguém gosta de ver seu pet doente. Como o sintoma pode estar associado a vários problemas de saúde, é importante não ignorá-lo e buscar ajuda veterinária assim que for possível. Mas antes disso também é necessário saber como ajudar o cãozinho para que ele atinja a temperatura normal e não saia de casa passando mal. Felizmente, existem alguns métodos caseiros que podem diminuir a febre. O cachorro ainda vai precisar passar por uma avaliação clínica para entender o que provocou o aumento da temperatura, mas pelo menos não estará mais febril. Então como baixar febre de cachorro? Veja abaixo algumas dicas do que fazer nessas horas!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como medir febre de cachorro?

Saber identificar a febre em cachorro não é uma tarefa difícil, mas requer atenção. Como os cães têm uma temperatura naturalmente mais alta do que os humanos, muitos tutores se confundem e acham que essa pequena alteração já é um estado febril, mas não é. A temperatura do cachorro varia entre 38ºC e 39ºC, então não se assuste se o termômetro indicar esses valores, pois significa que seu cãozinho está bem. Por outro lado, se o termômetro aponta um valor mais alto do que 39.3ºC já é um alerta para a febre de cachorro.

Outra tática para saber se o animal está com febre é observando se há mudanças no comportamento dele. Os sintomas de febre em cachorro incluem apatia e sonolência excessiva, de forma que o cão costuma ficar mais recluso no cantinho dele e tende a dormir bastante. Ele também fica com o focinho mais seco e quente do que o normal. Além disso, o cachorro vomitando e com diarreia são situações que podem acompanhar o quadro.

 

Febre do cachorro pode ser reduzida com compressas de água na cabeça

Febre do cachorro pode ser reduzida com compressas de água na cabeça

 

 

Como baixar febre de cachorro? 5 dicas para ajudar seu amigo

 

1) Oferecer bastante água para cachorro. Além de manter o cão hidratado, oferecer água geladinha e fresca é algo que ajuda a regular a temperatura corporal. Como consequência, a febre em cachorro acaba diminuindo.

2) Passar uma toalha umedecida no rosto e corpo do pet. Isso é recomendado caso a febre não esteja muito alta, mas é importante que o animal esteja longe de correntes de ar para não ter um cachorro gripado. Não esqueça de secar o corpo do pet com uma toalha nova e seca depois que retirar a úmida.

3) Mudar a cama de cachorro de lugar. Essa é uma dica válida caso o doguinho costume dormir em lugares mais abafados. Vale procurar um lugar mais arejado e fresco, próximo às janelas da casa.

4) Dar banho em cachorro gelado. Caso a febre de cachorro esteja muito alta, um dos melhores remédios é um bom banho frio, de aproximadamente 10 minutos. Não deve ultrapassar isso, ou a febre pode aumentar ainda mais. Após o banho, não deixe de usar o secador de cabelo no modo frio para secar o pet, nunca quente.

5) Fazer compressas de gelo. Se nenhuma das dicas anteriores funcionar, você pode colocar as compressas nas patas de cachorro traseiras e na cabeça. Porém, é importante não deixar a compressa por mais do que 10 minutos e nem deixar o cãozinho molhado ou úmido.

Atenção: o uso de remédio para febre de cachorro deve ser orientado por um médico veterinário. A automedicação dos pets está fora de cogitação, e pode acabar prejudicando o animal em vez de ajudá-lo. Então até pode dar dipirona para cachorro, mas somente um profissional é capaz de indicar a dosagem correta para cuidar do animal. Dosagens excessivas podem levar a problemas renais, anemia, hipotensão e diminuição do número de leucócitos.

Redação: Juliana Melo