Cachorro

Pode dar dipirona para cachorro? Qual a dosagem correta?

Publicado - 01 Novembro 2023 - 16h33

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Você já se perguntou se pode dar dipirona para cachorro com dor ou febre, assim como nos humanos? A resposta é sim! Esse medicamento, muito utilizado para aliviar esses sintomas em pessoas, também pode ser prescrito para cães. Na medicina veterinária, a novalgina para cachorro é indicada no tratamento de dores ou febres - assim como a dipirona para gatos.

Porém, não é porque você sabe que “posso dar dipirona para meu cachorro” que pode automedicar. É preciso saber como dar dipirona para cachorro de maneira correta, a quantidade de dipirona para cachorro ideal e se é realmente indicado no caso do seu pet. 

Pode dar dipirona para cachorro? Entenda o que é o medicamento!

Antes de responder se “posso dar dipirona pro cachorro”, é importante conhecer melhor o medicamento. A dipirona - ou novalgina - é um analgésico comercializado no Brasil desde 1922. Ela promove um efeito de cerca de 4h no alívio dos sintomas de dor e febre. Esse medicamento muito utilizado pelos humanos também pode aliviar a dor e os sintomas do cachorro com febre. Dipirona, portanto, pode ser usada quando for recomendado por um médico veterinário.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Mas lembre-se: mesmo que você saiba que "posso dar novalgina para cachorro", outros remédios comuns no dia a dia dos homens - como paracetamol e ibuprofeno - não são recomendados, pois não são metabolizados corretamente pelo fígado dos animais. Por isso, ao se questionar sobre o que dar para um cachorro com dor, é importante que um veterinário prescreva a receita do remédio para dor. Cachorro não pode tomar nenhum medicamento sem acompanhamento - e isso vale também para quantas gotas de dipirona dar para cachorro!

Em que casos pode dar dipirona para cachorro?

Uma pergunta comum é: o que dar para um cachorro com dor? O veterinário pode dar dipirona para cachorro com febre e em outras situações, como no pós-operatório de uma cirurgia ou até mesmo em um quadro infeccioso. Em um caso de dor mais intensa ou quando a febre em cachorro estiver mais alta, o profissional geralmente recomenda um fármaco mais forte.

Atenção: mesmo sabendo que você pode dar dipirona de gente para cachorro e que a venda do medicamento é irrestrita no Brasil, o medicamento atua apenas em sintomas considerados secundários. A dor e a febre podem indicar doenças mais graves, como infecções no corpo do animal. Por isso, é necessária a consulta com um médico veterinário para saber a real causa do problema, além de quanto de dipirona dar para cachorro.

Dipirona para cachorro: gotas ou comprimido?

Quando o veterinário indicar a dipirona para cachorro, dosagem deve ser seguida à risca. Mas, antes, é importante saber como dar dipirona ao cachorro da maneira correta. O medicamento é encontrado tanto em comprimido como na versão líquida, aplicada em gotas. Nos dois casos, cachorro pode tomar dipirona.

Muitas pessoas se perguntam se pode dar dipirona para cachorro filhote. A resposta é sim! O mais comum é que a dipirona para filhote de cachorro seja dada na versão gotas. Já no caso de animais adultos ou de porte grande, é indicada a dipirona para cachorro comprimido. Nas duas situações, o ideal é que a dosagem de dipirona para cachorro seja previamente indicada por um veterinário de sua confiança.

Qual quantidade de dipirona pode dar para cachorro?

Dipirona, cachorro, dosagem: saber a quantidade ideal do medicamento é fundamental para não pôr em risco a saúde do animal. Mesmo que seja um remédio "liberado" para os pets, a administração errada da dipirona pode trazer graves consequências à saúde animal. Por isso, saber quantas gotas de dipirona pode dar para cachorro e a dose dipirona cães (mg/kg) não é besteira, e sim um cuidado importantíssimo!

No geral, para saber quanto dar de dipirona para cachorro, é fundamental contar com a orientação de um profissional. O veterinário é quem saberá dizer quantas gotas de dipirona para cachorro pode dar ou qual a dosagem certa do comprimido, pois o porte e características do pet são levadas em conta para a escolha mais adequada, o que significa que cada cão pode ter uma dose diferente.

Quantas gotas de dipirona posso dar para um cachorro?

A dosagem está diretamente ligada ao peso do animal. O recomendado é uma gota do medicamento para cada kg de peso. Isso significa que um cãozinho de 6 kg tomará seis gotas de dipirona para cachorro. O limite é de 35 gotas. Se necessário, repetir a dosagem a cada quatro ou seis horas.

Em alguns casos, o médico veterinário também pode alterar essa quantidade, dependendo das condições de saúde do pet. Ou seja, para dar a versão líquida do dipirona para cachorro, quantas gotas vai depender tanto do peso do animal quanto das orientações do veterinário.

Qual a dosagem de dipirona comprimido para cachorro?

A dipirona comprimido para cachorro é mais recomendada para pets que já atingiram a idade adulta ou aqueles de grande porte. A dosagem de dipirona comprimido para cachorro é mais difícil de ser definida, pois varia muito de acordo com cada situação.

Na versão comprimido, como o dipirona 500mg para cachorro, é importante se atentar às especificações passadas por um veterinário. Às vezes, um único comprimido é equivalente a uma dosagem muito alta, por isso pode ser necessário parti-lo ao meio ou em ¼ . O ideal, ao invés de pesquisar a "dose dipirona cães mg kg" é sempre consultar um especialista.

dipirona para cachorro: cão tomando comprimido
Pode dar dipirona para cachorro em gotas ou comprimido, de acordo com idade e porte

Como administrar dipirona para filhote de cachorro?

Os cães podem ter dificuldade em aceitar alguns remédios. Então, é importante saber como dar dipirona para cachorro de uma maneira que fique mais confortável e fácil para ele. O cuidado é ainda maior ao dar dipirona gotas para cachorro filhote.

Uma boa dica é misturar as gotinhas do medicamento na ração úmida. Quando colocar a ração molhada no potinho, pingue a dipirona gotas para cachorro e misture. Quando o cão se alimentar, vai tomar o remédio sem nem perceber, de uma maneira mais tranquila. Essa é a maneira mais prática de como dar dipirona ao cachorro, em especial filhotes.

Dipirona: cachorro pode sentir algum efeito colateral? 

A novalgina para cachorro é um medicamento como qualquer outro e, por isso, precisa de atenção ao ser administrada. Alguns cães podem não reagir tão bem ao tratamento e, assim, apresentar alguns efeitos colaterais. Mesmo sabendo que pode dar dipirona de humano para cachorro, é importante ter certeza que o animal não é alérgico ou possui alguma contraindicação ao seu uso.

Qual o efeito de dipirona em cachorro?

Geralmente, quanto tempo demora para dipirona fazer efeito em cachorro não é um longo período. No entanto, a dipirona monoidratada pode dar para cachorro uma série de efeitos colaterais, colocando a vida do bichinho em risco. Dentre os principais estão vômito, diarreia, gastrite e úlceras gástricas. 

Perigos da automedicação e superdosagem da dipirona para cachorro

Qualquer remédio pode causar problemas quando administrado de forma incorreta. A dipirona para cachorro não é diferente. Saber "quantas gotas de dipirona posso dar para o meu cachorro" é essencial para evitar uma superdosagem - e o mesmo vale para o dipirona comprimido para cachorro. Dosagem, em ambos os casos, deve ser idêntica ao que foi passado pelo veterinário!

Administrar o medicamento em excesso pode trazer consequências ruins ao animal, como intoxicações e lesões medicamentosas. No caso de um cachorro intoxicado com medicamentos, a médica veterinária Natália Seoane, do Hospital Vet Popular, alerta: "Os pacientes apresentam salivação em excesso, vômito, diarreia, sono ou agitação, tremores, andar cambaleante, aumento da temperatura e convulsão. O ideal é levar o quanto antes a um hospital veterinário. Em alguns casos, recomenda-se lavagem gástrica, indução ao vômito e até internação."

Com o uso irrestrito da dipirona, cachorro ainda pode sofrer com problemas renais, anemias, hipotensão e diminuição do número de leucócitos. Para saber se "posso dar dipirona para o meu cachorro" e qual a dosagem correta, sempre procure um profissional. E não se esqueça: automedicar o cachorro pode trazer consequências graves, principalmente se for feito na dosagem inadequada. 

Publicado originalmente em: 22/04/2021
Atualizado em: 01/11/2023

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas