Cuidados dos animais

Cachorro chorando: aprenda a identificar o que seu cão quer dizer e o que fazer

Publicado - 18 Setembro 2023 - 12h26

Atualizado - 20 Abril 2024 - 14h51

Mesmo que seja muito comum ver filhote de cachorro chorando, os gemidos característicos do choro canino podem acontecer em qualquer fase da vida do animal — e nunca são sem motivos. Assim como os diferentes tipos de latidos, o choro de cachorro pode ter diferentes significados. Conforme o tempo vai passando e você conhece melhor a personalidade do seu cãozinho, vai ficando mais fácil de identificar a razão e, assim, resolver o problema.

Para isso acontecer, primeiro você vai precisa saber identificar o que um cachorro chorando quer dizer e o que cada uma das motivações do seu amigo pedem como solução. Para te ajuda a descobrir como fazer o cachorro parar de chorar, nós juntamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Afinal, o cachorro chora com lágrimas?

Instintivamente, quando se fala em choro de cachorro, é comum que muita gente imagine as lágrimas escorrendo nos olhos dele, assim como acontece com os humanos. Mas não é bem assim que a banda toca no mundo canino, e as lágrimas nos olhos do animal não são um indicativo de cachorro chorão.

Imagem Quiz:Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Qual a personalidade dominante do seu cachorro?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

O som de cachorro chorando é o que deve chamar a sua atenção quando o animal estiver nessa situação, e não as lágrimas (que não existem).  O barulho se assemelha ao de um cachorro gemendo. Os gemidos podem ser curtos ou mais alongados e, geralmente, é bem agudo e repetitivo.

Ao se deparar com uma secreção saindo dos olhos do animal (que às vezes se confunde com lágrimas), geralmente é um sinal de que o organismo do cãozinho está tentando expulsar da região algum corpo estranho, como um grão de poeira, por exemplo. Vale lembrar que o cachorro com olho remelando também pode ser um sinal de alerta para doenças oculares, como a conjuntivite.

8 motivos que explicam porque os cachorros choram

  • Cachorro chorando do nada: possivelmente, é sinal de fome. Os cães, principalmente os filhotinhos que ainda estão aprendendo a vocalizar, costumam chorar quando querem comer. Por isso, é importante estabelecer um horário fixo para as refeições.
  • Cachorro chorando e inquieto: se a inquietação vem acompanhada de um cachorro ofegante, aparentemente ansioso e/ou tremendo, pode ser que ele esteja com medo ou aflito com alguma situação (como a chegada de alguém novo ou por causa de um barulho muito alto, como trovões e fogos).
  • Cachorro chorando quando o dono chega: é provável que seja um caso de ansiedade de separação. Não se engane, pois os choros devem ter acontecido durante toda a sua ausência. Mas, ao contrário do resto do dia, o motivo porque o cachorro chora quando o dono chega é alívio e pedido de atenção.
  • Cachorro chorando à noite: significado pode ter relação com fome, frio ou saudade da mãe (principalmente se for um filhote de cachorro). O ideal é garantir que o animal se alimente adequadamente antes de dormir, tenha uma caminha aconchegante e fique bem aquecido nas noites mais frias.
  • Cachorro cavando piso e chorando: pode ser que o tédio e a ansiedade estejam causando isso. Um cão que não recebe os estímulos necessários pode ficar estressado, ansioso e entediado. Como consequência, ele adota hábitos compulsivos, como é o caso de um cachorro cavando e chorando.
  • Cachorro chorando com brinquedo na boca: os cães podem chorar nessas horas como uma forma de chamar a sua atenção e te convidar para brincar com eles. Ele também pode chorar de animação, caso vocês já estejam brincando juntos.
  • Cachorro chorando de dor: geralmente, quando o cachorro sente dor é comum que ele vocalize bem alto. Mas, em alguns casos, você também pode ter um cachorro chorando baixinho ou até um cachorro gemendo, o que pode ser uma outra forma de ligar o alerta se o choro for muito frequente.
  • Cachorro chorando e uivando: é um outro sinal típico de ansiedade de separação e solidão. Esse tipo de choro costuma ser frequente em cães que não têm enriquecimento ambiental e se sentem constantemente entediados e solitários sempre que os tutores saem de casa.

 

Cachorro amarelo deitado na grama com semblante triste

 

O choro de filhote de cachorro pode ter motivos diferentes do choro de cachorro adulto

Assim como acontece com os bebês humanos, ter um cachorro filhote chorando em casa é comum. A explicação é a seguinte: ele acabou de ser separado da mãe e dos irmãos da ninhada e foi para um lugar completamente novo. Ou seja, está morrendo de medo. 

No caso dos filhotinhos, o processo de adaptação costuma ser suficiente para que o choro de cachorro pare. É bem comum que isso aconteça com mais frequência à noite, na hora em que todos os moradores da casa forem dormir e ele se vir sozinho. 

Para os cachorros adultos, geralmente, o que causa o som de cachorro chorando é um pedido de atenção. Ele pode estar carente e pedindo carinho depois de um dia em que ficou sozinho, por exemplo. Em outros momentos, o cachorro chorando também pode estar apenas fazendo manha. Identificar o motivo é essencial antes de agir.  

 

Em todos esses casos, tanto em filhotes quanto em adultos, o adestramento positivo pode melhorar o costume que o seu cachorro tem de chorar sempre. Quando os momentos de choro se tornarem muito frequentes ou em momentos específicos, além do adestrador, você pode contar com a ajuda de um especialista em comportamento animal para identificar qual é o gatilho e qual trauma causa isso no seu amigo. 

Como saber se o cachorro está chorando de dor? Analise a postura e o corpo do animal

Além das questões emocionais, o choro de cachorro também pode estar relacionado a uma dor ou um desconforto. Nesses casos, é comum que ele chore com uma postura mais retraída, deitado, sem se movimentar muito. Quando isso acontecer, tanto com os filhotes quanto com os mais velhos, vale a pena dar uma observado mais criterioso no corpo do cachorro em busca de algum machucado. Encontrando alguma coisa ou não, esse é o quadro em que você precisa da opinião e ajuda de um veterinário para descobrir e tratar o incômodo do animal. 

Como fazer o cachorro parar de chorar?

Quando o cachorro chora, é fundamental buscar entender os motivos por trás do choro para resolver a situação. A seguir, veja algumas dicas para lidar com isso da melhor maneira:

  • Ofereça um ambiente confortável e acolhedor para o pet

Se for um cachorro chorando muito porque ele é filhote e ainda não está totalmente adaptado ao lar, uma dica para aumentar a sensação de segurança do animal é deixar na caminha dele um brinquedo, como um ursinho de pelúcia, para que ele sinta que está acompanhado. Ou, ainda, deixar o cachorro dormir na cama com você!

  • Invista no enriquecimento ambiental com brinquedos e passeios

Já se for um cachorro chorando porque sofre com ansiedade de separação e/ou está entediado, vale a pena apostar no enriquecimento ambiental para cães com brinquedos e outras atividades. Passear com o pet também é outro cuidado imprescindível na rotina para gastar bastante a energia do animal, deixando-o mais relaxado nos momentos da ausência do tutor.

  • Evite barulhos muito altos perto do animal e estabeleça um refúgio seguro

Situações novas ou que possam ser assustadoras para o pet, deixando o cachorro com medo, também precisam ser avaliadas com atenção. Durante as festividades de fim de ano, por exemplo, é importante apostar em um refúgio seguro para o animal, amenizando os altos barulhos dos fogos. 

  • Esteja com as consultas veterinárias em dia

Outra dica é manter um horário fixo para as refeições, evitando um cachorro chorando de fome, e manter as consultas com o médico veterinário sempre em dia. O cachorro choramingando com frequência precisa de atenção, porque pode estar sentindo alguma dor. O mesmo vale para um cachorro idoso chorando à noite, que pode estar sofrendo com problemas articulares. 

Publicado originalmente em: 24/10/2019
Atualizado em: 18/09/2023

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Comportamento

Nem Pitbull, nem Rottweiler: o cachorro com a mordida mais forte do mundo é uma raça com a pelagem fofinha

O Pitbull é um cachorro que normalmente é conhecido por toda a sua valentia e força, assim como o Rottweiler. São cães com postura i...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas