Comportamento animal

Cachorro arrepiado significa que ele vai atacar? Veja a explicação!

Publicado - 02 Agosto 2023 - 10h42

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Foto da Laura Furtado - Redatora

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Interpretar a linguagem corporal canina nem sempre é fácil, mas uma vez que você entende os princípios dela, fica muito mais simples entender o que um cachorro quer dizer. Diferente dos desenhos animados em que os cãezinhos falam, no mundo real os cães se comunicam pela posição das orelhas, o balançar do rabo, latidos e até pelo olhar. São esses sinais corporais que vão indicar o que o pet está sentindo ou querendo.

Um cachorro com medo, por exemplo, vai apresentar tremores pelo corpo, cauda entre as pernas e pupila dilatada, enquanto um cão feliz tem uma postura mais relaxada e rabinho balançando. Mas e o cachorro arrepiado? Será que significa que ele vai atacar? O Patas da Casa te explica!

Cachorro arrepiado: o que significa?

Você já deve ter se deparado com um cachorro com cabelo arrepiado, né? Essa é uma reação natural do animal chamada de piloereção canina e pode ser provocada por diferentes situações. Devido a alguns estados emocionais, o corpo do animal libera adrenalina e seus pelos ficam eriçados. Dentre os principais motivos, podemos destacar dois: 

Imagem Quiz:Seu cachorro é mais dominante ou submisso?

Seu cachorro é mais dominante ou submisso?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Raiva ou ataque: o cachorro estressado é um perigo para a convivência familiar, já que em qualquer situação em que se sinta ameaçado, ele pode atacar outras pessoas e animais. Nesse caso, os cães podem apresentar os pelos arrepiados, assim como latidos graves, rosnados e dentes para fora. Passear com cachorro é uma ótima forma de evitar o estresse canino.
  • Medo: é natural que o cãozinho sinta medo de algumas coisas, como barulho de trovão, de fogos e até de ir ao veterinário. Nesses casos, o cachorro com medo pode demonstrar sua emoção a partir dos pelos arrepiados, assim como o rabinho entre as pernas e as orelhas para trás. 

A piloereção canina não faz mal para o animal, mas os motivos que deixam o cachorro arrepiado podem ser ruins para a saúde mental do cão. Por isso, é fundamental reconhecer a origem do arrepio para que você consiga perceber a tempo antes de uma reação mais reativa do animal. 

cachorro bravo com os dentes para fora
Cachorro arrepiado com os dentes para fora pode indicar um ataque

Ataque de cachorro: saiba como identificar

Nem sempre um cachorro arrepiado significa que vai atacar alguém. Esse é um sinal de que ele está reagindo a alguma emoção, como o medo e a raiva, mas a excitação e demonstração de dominância também podem ser atribuídos a esse fenômeno. Mas como podemos prever um ataque de cachorro? O Patas da Casa vai te mostrar os 5 sinais de que um cachorro vai te morder:

  1. Rigidez corporal: antes de partir para o ataque, os cachorros costumam ficar com a postura tensionada, como se não estivessem relaxados. A coluna do peludo pode arquear e o rabinho ficar rígido.
  2. Pelos arrepiados: o cachorro arrepiado pode expressar que ele está prestes a te morder, e esse arrepio pode ser no corpo todo ou em algumas regiões, como o dorso e pescoço. 
  3. Orelhas viradas para frente: as orelhas também podem demonstrar certas emoções, como o medo e a raiva. No caso de cachorros prestes a atacar, as orelhas normalmente ficam para frente, mas em alguns casos, como cachorro com orelha grande, elas podem ficar viradas para trás. 
  4. Olhar fixo: se o cãozinho estiver mantendo contato visual com você, isso pode significar que ele está te enxergando como um alvo e está determinado a te morder. Nesses casos, evite correr ou fazer movimentos bruscos, já que isso pode despertar o ataque.
  5. Rosnado com dentes para fora: por último e não menos importante, o clássico rosnado com dente de cachorro para fora é quase uma certeza de que o peludo vai tentar te morder.

Para ter certeza de que você está prestes a ser mordido, fique atento ao conjunto de sinais e a postura do cachorro para entender o que está acontecendo. Se o cão demonstrar que está bravo, pode ser que ele esteja se sentindo ameaçado e esteja se preparando para atacá-lo, mas se o peludo aparentar estar animado e relaxado, os pelos arrepiados podem significar apenas excitação.

É importante lembrar que cada cachorro é único e age de maneira diferente às situações, por isso, se o peludo apresentar essas características e você não conhece a personalidade dele, é melhor não arriscar para evitar acidentes. Agora se você reparou que o seu amigo de quatro patas está ficando arrepiado e estressado com certa frequência, é melhor levá-lo a um veterinário comportamentalista para entender melhor o que está acontecendo e buscar maneiras de ajudar o cãozinho, afinal, o estresse não é nada saudável para a saúde do cachorro.

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Cachorro

Para seu cachorro se sentir mais feliz e relaxado, você deve adotar esse hábito, segundo psicólogos caninos

Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação ...

Cachorro

5 coisas erradas que todo tutor faz e pode causar uma das doenças mais perigosas para os cachorros

A diabetes em cachorro é uma doença extremamente séria e perigosa para o pet. Além de afetar a qualidade de vida canina, pode ser fa...

Cuidados

Adeus às formigas na ração de gato: foi com essas dicas que vi na internet que consegui eliminar os insetos no potinho

Nada mais frustrante para o tutor (e até para o próprio pet) do que encontrar o potinho da ração de gato invadido por formigas. Atra...

Gato

Por que seu gato se esconde quando fica doente?

Você já reparou que, ao ficar doente, seu gato se esconde? Saiba que ele não é o único! Na verdade, todos os felinos tendem a ter es...

Comportamento

A convivência com gatos pode te tornar um ser humano melhor por esse simples motivo

Conviver com gatos vai muito além de ter um companheiro peludo e fofinho para dividir os bons momentos da vida. Ao longo do tempo em...

Cachorro

As 5 raças de cachorro mais saudáveis que existem: eles raramente ficam doentes

Todo tutor deseja ver o cachorro sempre saudável e feliz, mas é claro que, mesmo oferecendo os melhores cuidados possíveis para os p...

Ver todas