Apesar da carinha de mau humorado e rabugento do Bulldog Inglês, esse é um dos cachorros mais carinhosos e adoráveis que existem. Também chamado de “Buldogue” Inglês, o Bulldog de origem inglesa também tem um certo grau de parentesco com outra raça muito querida, que é o Bulldog Francês. Mas mesmo com algumas semelhanças, cada cãozinho é único e tem características singulares. Ficou curioso para conhecer melhor o cachorro Bulldog Inglês? Então veja abaixo 10 características que nós separamos sobre essa incrível raça!

1) A pele enrugada do Bulldog Inglês é o que mais chama atenção

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Só de pensar em um cachorro Bulldog Inglês, a primeira coisa que vem à nossa mente são rugas e dobrinhas. Essa é praticamente a marca registrada da raça, que tem tanto o corpo quanto o rosto totalmente enrugados. O problema é que, ao mesmo tempo em que isso deixa o Bulldog Inglês incrivelmente fofo, essas dobrinhas precisam de cuidado especial no dia a dia.

2) Cachorro Bulldog Inglês faz parte do grupo de cães braquicefálicos

A raça de cachorro Bulldog Inglês tem uma série de alterações anatômicas no seu crânio e por isso ele é considerado um cão braquicefálico, assim como o Shih Tzu e o Pug. Além do focinho achatado, que é típico desse grupo, outras características que acompanham esses cães são as narinas estreitas e os olhos projetados. Na prática, isso quer dizer que o Bulldog Inglês tem mais chances de sofrer com problemas respiratórios e oculares por causa dessas alterações.

3) Bulldog Inglês (filhote e adulto) é muito afetuoso

A personalidade do Bulldog Inglês é amável, dócil e sociável. O cachorro Bulldog sempre está pronto para retribuir todo o amor que recebe, é um grande companheiro dos humanos e se dá bem com praticamente todo tipo de gente, inclusive crianças e idosos. É uma raça bem calminha e tranquila, mas que também tem seu lado brincalhão. Além disso, o Bulldog Inglês é muito leal e gentil, fazendo de tudo para agradar sua família - exceto se ele achar que alguém está roubando sua atenção, porque ele pode ficar com ciúmes.

4) A raça de cachorro Bulldog Inglês tem tendência à obesidade

É importante ter um cuidado especial com a alimentação do cachorro Bulldog Inglês. Isso porque um dos problemas de saúde mais preocupantes da raça é a obesidade canina. Esse é um cãozinho que tem um lado mais sedentário e menos ativo, então se ele comer mais do que ele deve e não praticar exercícios físicos regularmente, as chances do Bulldog Inglês ficar obeso são altas. Para evitar que isso aconteça, o ideal é combinar uma ração de boa qualidade com atividades físicas, como passeios e brincadeiras dentro de casa.

5) O cachorro Bulldog Inglês pode ser um pouco teimoso

Além de toda a fofura e meiguice do Bulldog Inglês, uma outra característica que se sobressai bastante é a teimosia da raça. Esses cachorros são bem inteligentes, mas podem ser igualmente teimosos porque eles confiam demais no próprio instinto e seguem a própria vontade - mesmo quando isso desrespeita as ordens do tutor. Não quer dizer que a convivência com eles seja difícil, só que é importante estabelecer limites e iniciar o adestramento o quanto antes (de preferência com o filhote de Bulldog Inglês). 


O Bulldog Inglês filhote é cheio de energia e precisa ser estimulado
O Bulldog Inglês filhote é cheio de energia e precisa ser estimulado

6) As dobrinhas do Bulldog Inglês precisam ser limpas diariamente

O cachorro Bulldog Inglês precisa de um cuidado especial com as suas dobrinhas. Para evitar problemas com fungos, alergias em cachorro e doenças de pele, o ideal é que o tutor separe pelo menos 5 minutinhos do seu dia para limpar toda a região enrugada (especialmente no rosto) com um lenço umedecido. Ao notar qualquer pontinho mais avermelhado ou sinal de alergia, é necessário consultar um veterinário para maiores orientações.

7) Passeios e brincadeiras são indispensáveis na rotina do Bulldog Inglês

Bem como todos os cãezinhos, a raça de cachorro Bulldog Inglês também precisa gastar sua energia no dia a dia. Os passeios são bem-vindos, mas é importante lembrar das limitações do animal nessas horas e não cansá-lo demais. Cerca de 30 minutos de passeio diariamente é suficiente para satisfazer as necessidades do pet. As brincadeiras dentro de casa também são muito importantes para estimular o Bulldog Inglês fisicamente e mentalmente, então não deixe de investir em brinquedos de cachorro para entreter o seu amigo.

8) O filhote de Bulldog Inglês é cheio de energia

Se na fase adulta o Bulldog Inglês é mais calmo e preguiçoso, quando é um filhote esse cãozinho é praticamente irreconhecível. Cheio de energia e com muito pique para brincar, o filhote de Bulldog Inglês dificilmente pára quieto. Ele pode até ser um pouquinho tímido e recatado nos primeiros dias de adaptação, mas logo se solta e vai trazer muita alegria para a família. Além de brinquedos para cachorro, também é uma boa hora para dar início ao adestramento e à socialização canina.

9) O preço de um Bulldog Inglês pode variar bastante

Para quem é apaixonado por Bulldog Inglês, preço normalmente não é um impeditivo. No entanto, um planejamento financeiro é mais do que necessário para conseguir comprar um cãozinho da raça. Isso porque, quando se trata do Bulldog Inglês, preço do filhote não costuma ser tão barato. No geral, os valores variam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil - os exemplares mais caros muitas vezes são descendentes de campeões. Para não ter erro, nossa sugestão é procurar um canil de confiança para garantir um cão com pedigree.

10) Bulldog Inglês quase não late e se adapta bem em qualquer lugar

Se você está em busca de um cãozinho com temperamento calmo e tranquilo, o Bulldog Inglês é a companhia certa. Diferente de outras raças que são mais agitadas e latem bastante, o cachorro Bulldog quase não late - a não ser que seja muito necessário. Essa baixa vocalização junto com a fácil adaptação tornam esse bichinho perfeito para qualquer família. Seja um apartamento ou uma casa, o Bulldog Inglês logo se acostuma com o espaço sem dificuldade.

Redação: Juliana Melo