Os brinquedos para gatos vão muito além de uma forma de entretenimento para os nossos amigos de quatro patas. Eles ajudam a manter o animal em boas condições de saúde, gastam energia e servem como uma forma de distração para o pet, afastando problemas indesejados como tédio, ansiedade ou estresse. Por isso, se você tem um gato, brinquedo deve estar na lista de coisas que não podem faltar em casa!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O problema é que, com tantas opções, às vezes os tutores não conseguem decidir quais acessórios comprar. Para não restarem dúvidas, o Patas da Casa preparou um infográfico com os brinquedos para gatos mais comuns e divertidos, que todo bichano adoraria ganhar. Confira!

infográfico sobre brinquedos para gatos

Ratinho de corda e varinha para gatos são brinquedos perfeitos para aflorar o instinto caçador

 

Não é novidade que o instinto caçador dos gatos foi algo que permaneceu mesmo depois do processo de domesticação. Esses animais adoram perseguir presas, e por isso brinquedos para gatos que estimulam esse comportamento instintivo sempre fazem muito sucesso. 

Uma opção que já é bem conhecida entre os tutores é a famosa varinha para gatos. O movimento do barbante e do brinquedinho preso na ponta - que podem ser penas ou outros acessórios - é capaz de ativar os instintos predatórios do animal, deixando-o super instigado. Esse tipo de brincadeira requer a participação do tutor, que precisa segurar a varinha e fazer manobras leves e sutis simulando o comportamento de uma presa. Outra alternativa é o ratinho de corda, que também desempenha um papel bem parecido com a varinha.

Catnip, apps e bolinha para gatos são outras opções legais para estimular a interação

Para quem procura um brinquedo interativo para gatos, as versões com catnip - a famosa erva do gato - não decepcionam. Como a erva funciona como um poderoso estimulante e deixa o gatinho bem ativo, os brinquedos que vêm com um pouquinho de catnip na sua composição sempre entretém os felinos. Já se você gosta de inovar nas brincadeiras com o seu amigo, existem vários aplicativos de celular e tablet que ajudam a distrair os bichanos - mas é importante aparar as unhas do gato e ter uma película protetora no dispositivo para não arranhar.

Curiosamente, as bolinhas para gatos também são bem populares - sim, é isso mesmo: não são só os cães que são fãs do brinquedo. Os modelos de bola com guizo costumam ser os preferidos dos felinos, mas também existem outras opções legais. Por isso, essa é uma outra dica de brinquedo de gato que é um ótimo investimento. 

O arranhador é um brinquedo de gato que agrada qualquer felino

O hábito de afiar as unhas não deve ser inibido de jeito nenhum, e para evitar que os móveis da casa virem alvos, o mais aconselhável é comprar arranhadores para gatos. Felizmente, existem vários modelos disponíveis e capazes de deixar qualquer bichano mais feliz. Os materiais mais indicados são feltro, papelão e sisal, e as versões que podem ser encontradas no mercado são:

Túnel e escova coçadinha são ótimas opções de brinquedos para gatos horizontais

Já ouviu falar em gatos verticais e horizontais? O termo pode parecer novidade, mas isso revela muito sobre a maneira como seu gatinho se comporta no dia a dia: se ele gosta de passar mais tempo perto do chão, é porque ele é horizontal. Já se ele gosta de ficar no alto, é vertical. No caso de gatos horizontais, algumas opções de brinquedo de gato são o túnel, que funciona basicamente como um esconderijo térreo para o pet, e a escova coçadinha para gatos, que massageia e remove os pelos mortos do animal.

Gatificação com nichos e prateleiras é indispensável para gatos que gostam das alturas

Se você tem um gato com padrão de comportamento vertical e que ama escalar os móveis mais altos da casa, nossa sugestão é a instalação de nichos e prateleiras na parede. Esse tipo de gatificação é ideal para quem tem um bichano que adora viver a vida nas alturas, e quer promover um cantinho adequado para o pet com toda a segurança e conforto que ele precisa. Também existem outras opções legais para deixar a casa mais divertida para o pet, como camas suspensas e tocas no alto.

Brinquedos caseiros para gatos com material reciclável também fazem sucesso

Para o gato, brinquedo não precisa ser o mais caro ou sofisticado para entretê-lo. Na verdade, os felinos se divertem com muito pouco e até mesmo uma caixa de papelão pode virar a coisa mais animadora do mundo para eles. Por isso, algumas sugestões de brinquedos caseiros para gatos nem vão te fazer gastar muito dinheiro. 

Com um rolo de papel higiênico, uma meia velha, jornal e um pouquinho de catnip, você consegue fazer uma bolinha para distrair o seu amigo no tempo livre. Uma outra maneira de utilizar materiais recicláveis é guardando aquela rolha de vinho do final de semana e prendendo algumas fitas ou penas na sua pontinha, e finalizar com um barbante para imitar uma varinha.

Redação: Juliana Melo