close
Brinquedos

Brinquedos para gatos: listamos em um infográfico os tipos mais comuns

Atualizado · 18 de abril de 2022 · 15h23

Publicado · 18/04/2022 · 15h23

Os brinquedos para gatos vão muito além de uma forma de entretenimento para os nossos amigos de quatro patas. Eles ajudam a manter o animal em boas condições de saúde, gastam energia e servem como uma forma de distração para o pet, afastando problemas indesejados como tédio, ansiedade ou estresse. Por isso, se você tem um gato, brinquedo deve estar na lista de coisas que não podem faltar em casa!

O problema é que, com tantas opções, às vezes os tutores não conseguem decidir quais acessórios comprar. Para não restarem dúvidas, o Patas da Casa preparou um infográfico com os brinquedos para gatos mais comuns e divertidos, que todo bichano adoraria ganhar. Confira!

Existem muitas opções de brinquedos para gatos que divertem os bichanos
Existem muitas opções de brinquedos para gatos que divertem os bichanos

Mais Lidas

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
Comportamento animal

A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
Comportamento animal

Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
Comportamento animal

Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
Comportamento animal

Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

Ratinho de corda e varinha para gatos são brinquedos perfeitos para aflorar o instinto caçador

Não é novidade que o instinto caçador dos gatos foi algo que permaneceu mesmo depois do processo de domesticação. Esses animais adoram perseguir presas, e por isso brinquedos para gatos que estimulam esse comportamento instintivo sempre fazem muito sucesso. 

Uma opção que já é bem conhecida entre os tutores é a famosa varinha para gatos. O movimento do barbante e do brinquedinho preso na ponta - que podem ser penas ou outros acessórios - é capaz de ativar os instintos predatórios do animal, deixando-o super instigado. Esse tipo de brincadeira requer a participação do tutor, que precisa segurar a varinha e fazer manobras leves e sutis simulando o comportamento de uma presa. Outra alternativa é o ratinho de corda, que também desempenha um papel bem parecido com a varinha.

Catnip, apps e bolinha para gatos são outras opções legais para estimular a interação

Para quem procura um brinquedo interativo para gatos, as versões com catnip - a famosa erva do gato - não decepcionam. Como a erva funciona como um poderoso estimulante e deixa o gatinho bem ativo, os brinquedos que vêm com um pouquinho de catnip na sua composição sempre entretém os felinos. Já se você gosta de inovar nas brincadeiras com o seu amigo, existem vários aplicativos de celular e tablet que ajudam a distrair os bichanos - mas é importante aparar as unhas do gato e ter uma película protetora no dispositivo para não arranhar.

Curiosamente, as bolinhas para gatos também são bem populares - sim, é isso mesmo: não são só os cães que são fãs do brinquedo. Os modelos de bola com guizo costumam ser os preferidos dos felinos, mas também existem outras opções legais. Por isso, essa é uma outra dica de brinquedo de gato que é um ótimo investimento. 

O arranhador é um brinquedo de gato que agrada qualquer felino

O hábito de afiar as unhas não deve ser inibido de jeito nenhum, e para evitar que os móveis da casa virem alvos, o mais aconselhável é comprar arranhadores para gatos. Felizmente, existem vários modelos disponíveis e capazes de deixar qualquer bichano mais feliz. Os materiais mais indicados são feltro, papelão e sisal, e as versões que podem ser encontradas no mercado são:

Túnel e escova coçadinha são ótimas opções de brinquedos para gatos horizontais

Já ouviu falar em gatos verticais e horizontais? O termo pode parecer novidade, mas isso revela muito sobre a maneira como seu gatinho se comporta no dia a dia: se ele gosta de passar mais tempo perto do chão, é porque ele é horizontal. Já se ele gosta de ficar no alto, é vertical. No caso de gatos horizontais, algumas opções de brinquedo de gato são o túnel, que funciona basicamente como um esconderijo térreo para o pet, e a escova coçadinha para gatos, que massageia e remove os pelos mortos do animal.

Gatificação com nichos e prateleiras é indispensável para gatos que gostam das alturas

Se você tem um gato com padrão de comportamento vertical e que ama escalar os móveis mais altos da casa, nossa sugestão é a instalação de nichos e prateleiras na parede. Esse tipo de gatificação é ideal para quem tem um bichano que adora viver a vida nas alturas, e quer promover um cantinho adequado para o pet com toda a segurança e conforto que ele precisa. Também existem outras opções legais para deixar a casa mais divertida para o pet, como camas suspensas e tocas no alto.

Brinquedos caseiros para gatos com material reciclável também fazem sucesso

Para o gato, brinquedo não precisa ser o mais caro ou sofisticado para entretê-lo. Na verdade, os felinos se divertem com muito pouco e até mesmo uma caixa de papelão pode virar a coisa mais animadora do mundo para eles. Por isso, algumas sugestões de brinquedos caseiros para gatos nem vão te fazer gastar muito dinheiro. 

Com um rolo de papel higiênico, uma meia velha, jornal e um pouquinho de catnip, você consegue fazer uma bolinha para distrair o seu amigo no tempo livre. Uma outra maneira de utilizar materiais recicláveis é guardando aquela rolha de vinho do final de semana e prendendo algumas fitas ou penas na sua pontinha, e finalizar com um barbante para imitar uma varinha.

Redação: Juliana Melo

Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

Próxima matéria

Cio de gato: como fica o comportamento da fêmea no período?

Feridas em gatos: conheça alguns dos tipos mais comuns
Saúde

Feridas em gatos: conheça alguns dos tipos mais comuns

Quando percebemos um machucadinho em nosso gato, já começamos a nos perguntar o que é aquela ferida. As pesquisas na internet acabam indo para caminhos que muitas vezes, são maiores do que a feridinha em questão e geram nos donos uma ideia falsa do que é o machucado. O ideal é sempre procurar um veterinário, mas você também pode ver aqui no artigo os tipos mais comuns e identificar os cuidados que o seu gatinho precisa.

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante
Raças

Gato Angorá: veja o infográfico e conheça todas as características da raça gigante

O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante.

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)
Raças

Gato Siamês: conheça todas as características desse adorável bichano (com infográfico)

A raça de gato Siamês é uma das mais conhecidas e queridinhas do mundo. Além dos olhos azuis e da pelagem escura na face, orelhas e patas, esse lindo gatinho também tem uma personalidade totalmente adorável. O gato Siamês costuma ser muito tranquilo e carinhoso com a sua própria família, mas pode ser um pouco mais reservado perto de estranhos. Ele também é muito ativo e nunca dispensa uma boa brincadeira.

Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno
Saúde

Pug com alergia: saiba quais os tipos mais comuns da raça de cachorro pequeno

Há quem pense que todos os cães enfrentam o mesmo tipo de problemas ao longo da vida, mas não é bem assim. Algumas raças de cachorro têm detalhes muito característicos na anatomia que favorecem o desenvolvimento de condições específicas. Uma prova disso são os casos de alergias em Pugs: por causa das dobrinhas e rugas que têm pelo corpo, eles acabam tendo uma propensão maior a desenvolver diferentes tipos de dermatites alérgicas. Por isso, ao dar as boas-vindas a um Pug na sua casa, o ideal é que você saiba o que pode causar essas alergias e como reagir caso o seu animalzinho apareça com algo do tipo. Hoje, o Patas da Casa vai ao seu socorro: descubra, aqui embaixo, mais sobre esse problema!

Ver Todas >

Por que cachorro boceja?
Comportamento animal

Por que cachorro boceja?

O bocejo dos cães pode ter diferentes significados, e nem sempre está associado somente ao sono ou cansaço (embora estes também sejam possíveis motivos). Na realidade, é bem comum ver um cachorro bocejando e logo depois virando um poço de alegria e energia. Em alguns casos, o comportamento também pode estar relacionado ao estresse e ansiedade, sendo importante aumentar a observação com seu amigo de quatro patas. 

Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida
Comportamento animal

Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida

O Gato-do-deserto é uma raça de gato selvagem que vista de longe parece um filhote fofinho. Mas se engana quem pensa que essa pode ser uma raça de gato indefesa e carinhosa como os felinos que estamos acostumados. O nome científico dele é Felis Margarita (também chamado de Gato-da-areia Árabe): uma raça de gatos que se esconde no intenso calor diurno e extremo frio noturno de desertos do Oriente Médio. 

Gato arrepiado: o que o comportamento significa?
Comportamento animal

Gato arrepiado: o que o comportamento significa?

O pelo de gato exerce uma função importante tanto na proteção do corpo e da pele, como também na linguagem corporal felina. Sim, é isso mesmo: mesmo sem um vocabulário, os bichanos são capazes de expressar sentimentos e vontades com movimentos, posições específicas e até mesmo com o estado da pelagem. Se você já viu um gato arrepiado, deve entender do que estamos falando!

Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?
Comportamento animal

Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?

O termo “pet friendly” nunca esteve tão em alta quanto agora. Todo mundo sabe que os cães são grandes companheiros dos humanos e carregam até o título de melhores amigos. Mas, mesmo fazendo parte da nossa família há tanto tempo, foi recentemente que esses pets conquistaram um “espaço” definitivo nos momentos de lazer dos tutores. É aqui que entra a ideia de pet friendly: hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, mercados e vários outros estabelecimentos hoje em dia recebem os peludos de braços abertos (em alguns cidades, como no Rio de Janeiro, é lei!).

Ver Todas >