Pode dar banana para cachorro? Essa é uma dúvida comum de muitos tutores. Essa fruta faz parte do cotidiano dos humanos, mas quem é pai de pet com experiência sabe que existem alimentos que cães não podem comer. A banana é um alimento nutritivo, muito rico em cálcio e que pode ser incrementado em diversas receitas. Uma boa dica para inserir frutas na dieta do cachorro é com um bolo canino, utilizando a banana como ingrediente principal. O Patas da Casa reuniu dicas legais sobre oferecer banana para cachorro. Confira!
Banana: pode dar para cachorro?
Quando o assunto é oferecer frutas para cachorro, sempre fica uma dúvida, até mesmo com aquelas que estão muito presentes no nosso cotidiano como a banana. A banana é liberada para os cães consumirem. O ideal é dar para o pet a banana descascada. Apesar disso, a casca de banana não é tóxica para ele.
A banana é rica em fibras alimentares, que acabam contribuindo para o bom funcionamento do sistema digestivo do cachorro. O alimento também é rico em potássio, prebióticos, magnésio e vitaminas B6 e C. A fruta amarela ainda contém flavonoides, que combatem radicais livres.
Banana para cachorro: como oferecer?
Assim como outras frutas, a banana deve ser oferecida aos cãezinhos como petisco e jamais deve substituir as refeições da dieta convencional. Apesar dos benefícios, o excesso de banana para cachorro deve ser evitado. O alimento também é rico em açúcares e carboidratos, podendo agravar problemas de saúde animal como obesidade canina e diabetes, quando consumida exageradamente. Uma boa dica é oferecer apenas duas fatias de banana por vez ou fazer bolo para cachorro utilizando a fruta. Esse tipo de receita caseira é uma ótima forma de introduzir petiscos na dieta animal de forma criativa.

Mais Lidas

Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?
Bolo para cachorro: como fazer a receita usando banana?
O bolo para cachorro, seja de banana ou qualquer outra fruta, não leva ingredientes como açúcar, chocolate e leite. Por isso, não é recomendado dar o bolo que fazemos para consumo humano para os animais. Neste caso é importante fazer uma receita especial para o pet. A seguir, aprenda como fazer bolo de banana para cachorro:
Ingredientes:
- 200g de farinha de aveia;
- 2 bananas bem maduras;
- 2 colheres (sopa) de grãos de linhaça;
- 2 ovos;
- 1 colher (chá) de azeite;
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- 1 colher (chá) de fermento.
Modo de preparo:
Passo 1) Misture a farinha de aveia, os grãos de linhaça e a canela em um recipiente;
Passo 2) Junte as duas bananas amassadas aos ingredientes secos;
Passo 3) Bata os dois ovos separadamente e depois adicione à mistura,
Passo 4) Coloque o azeite e bata tudo. Quando a massa estiver homogênea, adicione o fermento e misture levemente;
Passo 5) Despeje a massa em uma forma e coloque para assar no forno pré-aquecido a 180º;
Passo 6) Retire o bolo do forno quando ele estiver dourado e espere esfriar completamente antes de servir ao cachorro;
Passo 7) Para durar mais tempo, guarde outros pedaços em recipiente limpo e com tampa.
Redação: Hyago Bandeira
