Cachorro

Bexiga de cachorro: tudo sobre o trato urinário inferior canino

Publicado - 01 Março 2023 - 17h42

Atualizado - 28 Maio 2024 - 15h47

A bexiga de cachorro é um dos órgãos que fazem parte do sistema urinário canino. Ela possui uma grande capacidade de contração e expansão (assim como acontece na bexiga de gatos e de humanos), o que ajuda no armazenamento e na eliminação do xixi. Porém, esse órgão também pode sofrer com diversos problemas de saúde. A cistite em cachorro e a pedra na bexiga, por exemplo, são condições perigosas e bem comuns no mundo dos cães. Mas como essas doenças afetam o animal? Onde fica a bexiga do cachorro? Quais são as suas funções no sistema urinário? O Patas da Casa te explica tudo sobre a bexiga a seguir. Confira!

Entenda onde fica a bexiga do cachorro e a anatomia do órgão

Os músculos da bexiga de cachorro possuem uma alta capacidade de contração. Essa habilidade permite que o órgão se expanda facilmente quando seu interior está cheio de urina. Por conta dessa característica, o formato e o local onde fica a bexiga do cachorro podem sofrer alterações. A bexiga é um órgão cavitário, ou seja, possui uma cavidade interna onde o xixi é armazenado. Quando está vazia, a bexiga tem o formato de um globo. Já quando está cheia, fica alongada e seu formato passa a lembrar o de uma pêra.

O local onde fica a bexiga do cachorro também pode mudar um pouco dependendo da quantidade de urina armazenada. Normalmente, o órgão fica localizado na região pélvica. Quando a bexiga enche, porém, se expande e chega até a região abdominal.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A bexiga de cachorro faz parte do sistema urinário canino

O corpo de um cão faz, diariamente, diversos processos metabólicos que são essenciais para a vida. Durante esses processos, são produzidas também algumas substâncias que precisam ser eliminadas do corpo para garantir o equilíbrio homeostático do organismo. O sistema urinário do cachorro é  responsável por fazer a eliminação desses compostos pela urina. Os órgãos que fazem parte desse sistema são divididos em dois grupos: o trato urinário superior é formado pelos rins e ureteres. Já o trato urinário inferior conta com a bexiga e a uretra. É assim que funciona todo o processo:

  1. O sistema urinário começa com os rins, órgãos que filtram o sangue e “coletam” as substâncias que precisam ser eliminadas no corpo, como amônia, ácido úrico, creatinina, fósforo, nitrogênio e algumas proteínas. A união desses componentes com água e ureia compõe o xixi de cachorro.
  2. Depois que o rim produz a urina, ela é direcionada para os ureteres, que são espécies de tubos que levam o xixi até a bexiga.
  3. Na bexiga de cachorro, a urina fica armazenada até o momento em que ela será eliminada do organismo.
  4. Quando chega a hora, o xixi de cachorro sai de bexiga e vai para o canal da uretra. Nesse momento, ocorre a micção e a urina é expelida de vez.

Armazenamento e eliminação da urina são as principais funções da bexiga de cachorro

A bexiga de cachorro tem uma papel essencial no sistema urinário do cachorro. Ela serve como um reservatório da urina até a hora que ela precisa ser eliminada. Porém, essa não é a única função do órgão. Além de armazenar o xixi de cachorro, a bexiga também tem um papel no processo de eliminação. Como ela tem grande capacidade de contração, a bexiga acaba dando um impulso para expulsar a urina de seu interior, o que facilita a passagem pela uretra e a micção.

 

Cão deitado no chão com semblante abatido
Infecção urinária em cachorro é um problema comum que pode afetar a bexiga do cão

 

Por quanto tempo a bexiga de cachorro consegue armazenar xixi?

 

Você já se perguntou por quanto tempo um cachorro pode segurar a urina? Não há uma resposta exata porque isso varia de acordo com alguns fatores, como a idade. O filhote de cachorro tem uma bexiga muito pequenininha e, por isso, não consegue armazenar a urina por muito tempo. Assim, no primeiro mês de vida, o recomendado é que o cãozinho seja levado para fazer xixi a cada hora. Já o cachorro adulto consegue manter a urina armazenada na bexiga por até 12 horas. No cachorro idoso, por sua vez, o tempo diminui novamente, já que a incontinência urinária é comum nessa fase da vida. Normalmente, os cães mais velhos podem segurar o xixi por até quatro horas.

Além da idade, o porte do animal é outro fator que influencia no tempo que o xixi fica armazenado na bexiga. Cães de tamanho grande têm, naturalmente, uma bexiga maior. Cachorros de tamanho pequeno, por sua vez, possuem uma bexiga menor. Isso quer dizer que a bexiga de um cachorro grande armazena xixi por mais tempo do que a de um cão pequeno.

Qual a cor normal da urina do cachorro?

A cor do xixi do cachorro pode indicar muitas coisas sobre a saúde do pet. Mas afinal: qual a cor normal da urina do cachorro? No xixi estão presentes diversos componentes, como ureia, amônia, fósforo e proteínas. Dentre essas substâncias, encontra-se também a bilirrubina, um composto de coloração amarelada produzida no fígado. Por conta da presença da bilirrubina, o amarelo é a cor normal da urina do cachorro. Além disso, o xixi de cachorro saudável não tem cheiro muito forte. 

A urina do cachorro muito amarela pode indicar que o pet está com uma baixa ingestão de líquidos. Isso pode ser sinal até mesmo de desidratação. Já a urina do cachorro muito amarela e cheiro forte pode ser um caso de infecção urinária. Nesse caso, o cãozinho apresenta ainda muita dor e desconforto. Além do xixi de cachorro muito amarelo, existem outras colorações que merecem atenção.

Xixi de cachorro laranja: o cão pode estar com algum problema no fígado.

Xixi de cachorro marrom: tem relação com alterações hepáticas, problemas renais e até mesmo destruição de hemácias.

Xixi de cachorro com sangue: é sintoma de inúmeras doenças, como intoxicação, doença do carrapato e cistite em cachorro. 

Pedras na bexiga do cachorro é um problema que merece atenção

A bexiga de cachorro não está imune a problemas de saúde. O trato urinário inferior pode sofrer com diferentes tipos de doenças, independentemente de raça, porte ou idade do cachorro. Um dos problemas mais comuns é a pedra na bexiga. Causado pelo excesso de minerais na urina, os cristais podem até mesmo obstruir a passagem do xixi. A alimentação pouco nutritiva e a baixa ingestão de água são os principais fatores que levam ao quadro de pedra na bexiga.

Infecção urinária em cachorro é um dos problemas mais frequentes na bexiga

Sem dúvidas, a infecção urinária em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os pais e mães de pet. Essa condição é caracterizada por infecções que podem atingir um ou mais órgãos do sistema urinário do animal. A cistite em cachorro é o nome dado para a infecção que acomete a bexiga do animal. Por ser uma doença bem ampla, a infecção urinária em cachorro pode ter diferentes causas, como bactérias e baixa imunidade. Além disso, existem diversos fatores de predisposição, como obesidade canina, diabetes mellitus, doença renal crônica e presença de pólipos e cálculos urinários.

 

Tutora dando água de garrafa para cãozinho peludo
Para evitar problemas na bexiga de cachorro, é importante incentivar a ingestão de água

 

Dificuldade de urinar e aumento da frequência de micção são sintomas de infecção urinária em cachorro

 

A cistite em cachorro é um problema que causa bastante incômodo no pet. O problema é que, muitas vezes, o pet demora a mostrar o que está sentindo, dificultando o diagnóstico. Além disso, existem casos que são assintomáticos no início. Por isso, é importante o tutor ficar bem atento já que quanto mais cedo se descobre o problema, melhores são as chances de um tratamento tranquilo. Os sintomas de infecção urinária em cachorro mais comuns são: dificuldade de urinar, maior frequência de micção, diminuição do volume de xixi, incontinência urinária, perda de apetite, aumento de sede, febre, cansaço e fazer xixi em locais incomuns.

O tratamento da cistite em cachorro depende da causa do problema

A avaliação dos sintomas de infecção urinária em cachorro e os exames pedidos pelo veterinário confirmarão ou não o diagnóstico de cistite. Caso seja comprovado, é importante iniciar rapidamente o tratamento, que varia dependendo da causa da doença. Normalmente são aplicados anti-inflamatórios e analgésicos para avaliar a dor. Além desses medicamentos, outros serão indicados de acordo com cada situação. Infecções bacterianas, por exemplo, pedem antibióticos. Muitas pessoas se perguntam se existe remédio caseiro para infecção urinária em cachorro. Esse tipo de tratamento nunca é o ideal. Algumas dietas específicas podem ajudar nesse momento, mas é sempre importante consultar o veterinário antes. Portanto, jamais ofereça remédio caseiro para infecção urinária em cachorro sem autorização médica.

Como esvaziar a bexiga de um cachorro?

Algumas situações podem fazer o cachorro prender o xixi. Na maioria das vezes, isso acontece com cães que só sabem urinar na rua, estão doentes, guardam o xixi para marcar território ou então não aprenderam a usar ou não possuem um banheirinho em casa. O problema é que, se o xixi ficar muito tempo preso na bexiga, cachorro pode acabar desenvolvendo outros problemas de saúde, como pedras e infecção urinária. Por isso, o ideal é manter um banheirinho para cachorro dentro de casa e treinar o animal a fazer xixi no lugar certo, sempre incentivando o seu uso.

Existe uma técnica de como esvaziar a bexiga de um cachorro que normalmente é utilizada para cães paraplégicos que não têm muito controle da própria micção. Esse método consiste em apoiar o animal na sua frente (deitado ou sentado no chão ou na mesa), sentir o lugar onde fica a bexiga do cachorro e fazer uma pressão com as mãos ao seu redor. Isso deve ser feito com calma e paciência, sem fazer muita força para não machucar o cão. O xixi pode sair em um jato inicialmente e depois ficar gotejando. O ideal é falar com um especialista antes de aplicar a técnica de como esvaziar a bexiga de um cachorro para ter certeza de que está fazendo corretamente.

Confira dicas para evitar complicações na bexiga de cachorro

Doenças como cistite em cachorro e pedra na bexiga causam dor e desconforto no animal. Além disso, podem se agravar ao ponto de colocar todo o funcionamento do organismo em risco. Mas como evitar que a bexiga de cachorro sofra com esses problemas? Algumas medidas simples, como fazer o cachorro beber mais água e o uso do banheirinho, podem ajudar bastante. Confira algumas dicas a seguir!

  • Tenha mais de um pote de água espalhado pela casa. Lembre-se de trocar a água com frequência para que ela fique sempre fresca para consumo.
  • Aposte em ração úmida para cachorro, pois ela naturalmente tem uma quantidade maior de água em sua composição.
  • Mantenha o pote de água afastado do banheiro, pois cães não gostam de se alimentar e se hidratar no mesmo lugar onde faz as necessidades.
  • Escolha um local de fácil acesso para colocar o jornal ou tapete higiênico para cachorro. Se o banheirinho for mal localizado, o pet pode acabar prendendo o xixi.
  • Mantenha o banheiro do cachorro sempre limpo para que ele se sinta confortável em utilizá-lo.
  • Aposte em uma dieta balanceada e nutritiva, já que a falta de nutrientes é um grande fator para vários problemas urinários, como a pedra na bexiga.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Cachorro

Qual o significado de sonhar com cachorro atacando?

O significado de sonhar com cachorro é muito variado. Não é possível dizer que isso sempre vai representar algo positivo ou negativo...

Cachorro

Quais são os tipos da doença do carrapato em cachorro? Conheça as características de cada uma

A doença do carrapato em cachorro é um dos maiores temores dos tutores. O que nem todo mundo sabe é que existem diferentes tipos da ...

Cachorro

Como identificar a doença do carrapato em cachorro? Vets recomendam prestar atenção a esses 8 sinais na rotina do pet

A doença do carrapato em cachorro é uma das enfermidades mais perigosas e traiçoeiras que existem no universo canino. Infelizmente, ...

Cachorro

Sarna em cachorro: 5 sinais para identificar a doença de pele e opções de tratamento

A sarna em cachorro é uma das doenças mais conhecidas entre os tutores, mas as características dela ainda geram muitas dúvidas. Prov...

Ver todas